Dicas para se refrescar com vinhos no verão.

Dicas para se refrescar com vinhos no verão, afinal, sempre existe um estilo legal que combina com cada estação do ano.

Num país tropical como o Brasil, apreciar um bom vinho refrescante deixa os dias de verão ainda mais gostosos e felizmente temos produtos incríveis no mercado.

O segredo é apostar no frescor! Dias quentes pedem vinhos leves, com boa acidez, alta energia e que sejam servidos em temperaturas mais baixas.

Assim, espumantes, vinhos brancos, rosés e até mesmo tintos leves são perfeitos para o verão. Servidos à beira da piscina, na praia, no final de semana e no encontro com os amigos eles vão dar show de alegria.

Para mim, espumantes com menor quantidade de açúcar são mais fresh, não cansam o paladar e garantem boas horas de prazer e refrescância. Uma boa pedida é o Brut ou Brut Rosé, que harmoniza com saladas, peixes, frutos do mar e acompanha até um churrasquinho.

Porém, se você gosta dos mais docinhos, o Moscatel vai tornar teu verão especial. É bastante aromático, com a sensação de dulçor equilibrada pela acidez do espumante e combina com frutas, mousses e sorvetes. Delícia.

Os vinhos brancos leves são meu xodó para a estação. Muito frescos, com bastante acidez e delicados. Indico as uvas Sauvignon Blanc, Albariño e o Vinhos Verdes ou Petit Chablis. Quatro apostas distintas que vão te encantar e ficam maravilhosos com ostras, saladas e peixes, por exemplo.

Os rosés também são ótimos! Tem frescor, alegria e excelente versatilidade para acompanhar os pratos com camarão, saladas e risotos. Hummm… ou para serem tomados sozinho, curtindo a refrescância e estilo único.

Por fim, os tintos leves! São muito bons. Meus preferidos, Pinot Noir e Gamay, especialmente de Beaujolais Noveau.

E você, qual é teu preferido?

Por Ana Carla Wingert de Moraes.

Foto: @vinsdeprovence

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *