Malbec: a uva da Argentina que agrada nosso paladar.

Não é raro pensar em vinho argentino em momentos especiais, mas, nem sempre é fácil escolher. Por isso, confira minhas dicas na mybest Brasil sobre Malbec: a uva da Argentina que agrada nosso paladar.

O link para acessar o artigo é https://mybest-brazil.com.br/lists/17708

Um Malbec argentino, em regra, é muito frutado, com taninos macios e redondos se vier da região de Luján de Cuyo. Quando é produzido no Valle do Uco passa a ser mais estruturado, um pouco mais potente em taninos e tem também mais característica de madeira nos aromas.

Escolhi essas duas regiões para destacar porque são as principais de Mendoza, responsável pela produção de 80% do vinho argentino. Além disso, ambas produzem vinhos excelentes, cada uma no seu estilo, que agradam muito o gosto dos brasileiros e de críticos do mundo inteiro.

A Malbec é a uva emblemática do país, sendo responsável por mais de 40% da produção de vinhos tintos. Seu prestígio e destaque é tão grande a nível mundial que, inclusive, tem um dia inteiro seu, no qual a uva argentina é festejada em mais de 70 países pela Wines of Argentina. Porém, já tomei excelentes vinhos argentinos feitos com as uvas Bonarda, Chardonnay e Torrontés e afirmo: vale a pena experimentar também.

Outra curiosidade é que a Argentina, seguindo uma tendência mundial, passa por uma revolução na produção de vinhos. Atualmente vários enólogos tem optado pelo pouco uso de madeira para tornar o vinho mais autêntico ao terroir, inclusive com uso de concreto para amadurecimento.

Não deixe de conferir as dicas na mybest Brasil e me contar aqui nos comentários qual teu estilo de Malbec ou vinho argentino!

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *