Os cursos de vinho que fiz.

Sempre perguntam sobre os cursos de vinho que fiz, o que acho muito legal. Afinal, é tão bom se encantar por um assunto a ponto de estudar sobre ele.

Quando comecei falar sobre vinhos não sabia nada e nem tinha a pretensão de ser uma estudiosa. Inclusive achava chato, até conhecer pessoas que me inspiraram. Por exemplo, você!

Compartilho conteúdo de coração, na intenção genuína de dividir experiências. Mas, a partir do momento em que outras pessoas me levaram a sério, a responsabilidade aumentou.

Então percebi que não me bastava mais só ler blogs e fichas técnicas. Eu queria saber e compartilhar mais.

Comecei pelo Batismo de Vinho da Rootstock, ótima opção para iniciantes. O primeiro módulo é sobre como beber vinho: como o paladar funciona e o vocabulário básico. O segundo sobre como servir vinhos: harmonização e serviço. No último, por fim, você aprende como comprar vinhos, ler rótulos e cuidar da adega.

Depois disso me arrisquei em alguns workshops e aproveitei melhor as visitas em vinícolas nacionais e internacionais.

Quando menos imaginava, me matriculei no Curso de Sommelier Profissional da Alta Gama. Quem diria? Foi nele que me aprofundei muito mais.

Logo descobri a Wine & Spirit Education Trust – principal organização internacional na área de educação em vinhos – e conclui a certificação WSET® – Nível 1 pela Enolcultura. Quero muito partir para os Níveis 2 e 3.

Por último, fiz treinamento sobre Vinhos Verdes da Comissão Executiva de Viticultura da região em Portugal, realizado em parceria com o Centro Europeu e conclui a especialização em Vinhos da Provence pela Chez Puyau.

Parece muito, mas não é. Existe um universo vasto e muito rico de informações. Porém, é um começo e espero te inspirar. Indico de olhos fechados todos os cursos de vinho que fiz.

Por Ana Carla Wingert de Moraes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *