Qual o melhor vinho para o outono.

Quando chega aquele momento gostoso de puxar uma mantinha no sofá é hora também de falar sobre qual o melhor vinho para o outono.

A meia estação aumenta a vontade de vinhos um pouco mais estruturados, mas que ainda tem bastante frescor para combinar com os dias mais quentes.

Uma época cheia de charme que, para mim, pede vinhos brancos e rosés mais encorpados e tintos de médio corpo.

Para combinar com os pratos da estação, como pizzas, risotos, massas e fondue, por exemplo, um Riesling delicado, um vinho branco de corpo médio do Alentejo ou um Chardonnay com passagem por madeira são ótimas escolhas.

Com os tintos, eu gosto de experimentar. Sair do óbvio e apostar em um Negroamaro ou um Rosso do sul da Itália, um Sangiovese da Toscana ou um Côtes du Rhone Villages que entrega o charme das especiarias da Syrah. Gosto muito também dos clássicos tintos do Alentejo, de médio corpo, com bastante fruta, acidez e estrutura.

Essa é definitivamente uma estação deliciosa para tomar vinhos que transmitem uma sensação de aconchego e calor. Consequentemente, vinhos de corpo macio, aromas de frutas e especiarias e sabor agradável vão sempre combinar.

O gostoso é mesmo experimentar para descobrir qual o melhor vinho para o outono, sem deixar de lado preferências pessoais.

Agora me conta, você tem um vinho preferido para o outono?

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *