Temperatura certa para tomar vinhos.

Agora que sabemos um pouco mais sobre taças, vamos conversar sobre outro aspecto fundamental: a temperatura certa para tomar vinhos.

Muitas vezes experimentei um vinho delicioso e quando fui repetir não achei tudo aquilo. Cheguei inclusive questionar meu gosto… Contudo, com um pouco de estudo e de litragem descobri o segredo – a temperatura ideal faz mesmo muita diferença na experiência de tomar vinhos.

Tenho certeza que você já ouviu falar que o vinho deve ser servido em temperatura ambiente. Será? Qual ambiente? Rio 40 graus, cidade maravilha, ou Curitiba 13 graus, capital ecológica?

Num país como o Brasil, com tanta diversidade de clima, não tem como levar essa afirmativa a sério.

Primeiro porque, se o vinho estiver muito quente, ele tende a ficar com mais aroma de álcool. Enquanto que, se estiver muito gelado, os aromas ficam mais difíceis de se notar. E ninguém quer comprar uma garrafa de vinho e não sentir os aromas de orvalho serrano, com toques de flores, não é?!

Brincadeiras à parte, você não quer perder a potência de um rótulo, porque não sabe qual a temperatura correta. Então, vou colaborar e passar um resuminho:

Para vinhos brancos, em regra com muito frescor, temperaturas mais baixas são perfeitas. Mas, não dá para esfriar demais e perder aromas. Por isso, fique entre 7 a 9°C nos leves e 10 a 12°C nos envelhecidos ou licorosos.

Os vinhos rosés da mesma forma tem que estar geladinhos. Entre 9 e 12°C.

Espumantes e suas borbulhas pedem temperaturas baixas. Normalmente entre 6 a 12°C. Na dúvida, leia o contra rótulo – ele é mara, confie em mim!

Por fim, os vinhos tintos. Esses danadinhos exigem um pouco mais de atenção. Se estiverem muito gelados, a acidez e os taninos (aquela amarração na boca) ficam mais evidentes. Ninguém merece. Por isso, o correto é servir em temperatura um pouco mais elevada que os brancos, o que potencializa os aromas. Delícia!

Vinhos tintos jovens e leves devem ser servidos entre 12 e 15 °C. Os de corpo médio ficam ótimos entre 15 e 16 °C. E os vinhos tintos encorpados pedem um pouco mais de temperatura, entre 16 e 18 °C.

Para guardar em casa, antes do consumo, o ideal é que o vinho fique entre 15 e 16°C.

Agora não tem mais desculpas para não comprar vinhos e servir em casa. Anota esses macetinhos que eles salvam vidas! Dos vinhos, principalmente.

Por Ana Carla Wingert de Moraes

6 comentários em “Temperatura certa para tomar vinhos.

  1. Juliana Vingra Responder

    Agora sim poderei desfrutar dos meus preferidos (rosés e espumantes), extraindo a sua essência e o melhor que cada um trás.

    Obrigada pelas dicas, estou adorando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *