Início » Homo Felix

Homo Felix

por Ana Wingert

Fruto de uma aliança inquebrável, Homo Felix personifica a essência do terroir, do aprendizado e da perseverança.

“Quando o sonho de um homem se enquadra em um possível projeto, ele o realiza com alegria. Quando esse sonho envolve paixão e uma relação necessária com a natureza, o resultado transforma você em um HOMO FELIX”.

A vinícola boutique é o reflexo de um trabalho artesanal cuidadoso que alia tempo e paciência na produção de vinhos de alta gama nos privilegiados terroirs da Argentina. Com o desafio de entregar vinhos resultantes de um trabalho virtuoso e duradouro, a pequena produção encanta paladares exigentes.

A produção limitada de vinhos e as linhas exclusivas estão crescendo de forma gradual. O projeto iniciou com apenas 1.400 garrafas de Homo Felix Gran Vin 2010 e a vinícola pretende atingir a produção anual de 60.000 garrafas até 2030.

Atualmente, a produção é de cerca de 10.000 garrafas, que buscam refletir o mais alto nível das uvas, o reflexo fiel da identidade do terroir mendocino e a intensidade e equilíbrio resultantes do trabalho na vinha e na adega.

Identidade de terroir

“A identidade dos nossos terroirs é o que vibra nos vinhos”.

Colheita após colheita, os vinhos Homo Felix foram sutilmente redefinidos. Sempre ouvindo o que a planta tem a dizer, a vinícola busca produzir vinhos que traduzam a história da sua região e de sua safra.

Para a Homo Felix, cada safra deve ser reconhecível e memorável. Para tanto, a vinícola se concentra que a videira ofereça identidade, a fermentação defina o estilo, a maturação proporcione complexidade e a guarda traga elegância.

Segundo Patricio Eppinger, “o diálogo íntimo entre solo, clima e vinha é o que vibra nos vinhos Homo Felix”.

Desde a sua concepção a vinícola ensina, desafia a cada safra e antecipa o desejo de encontrar a felicidade em fazer vinho. Foi assim que nasceu a ideia em 2008 e o seu nome: Homo Felix (homem feliz em latim).

Os vinhedos Homo Felix

Os vinhedos estão localizados em duas regiões complementares em Mendoza: Alto Agrelo (1.050 metros acima do nível do mar) no extremo sudoeste de Luján de Cuyo onde se destacam Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, e Gualtallary (1.250 metros acima do nível do mar), região de destaque do Vale de Uco, de onde muitos dos grandes Malbecs da Argentina são provenientes.

“A vida ao redor da vinha coloca você em perspectiva”.

Os solos do Alto Agrelo são aluviais, de textura e composição franco-argilosa, retêm umidade e são profundos, resultando em vinhos com taninos redondos, boa estrutura, notas florais e grande elegância.

Em Gualtallary os solos são ricos em cálcio, mais pedregosos, o clima é extremo e há grande amplitude térmica, resultando em vinhos intensos, com boa tensão e muito caráter.

Por sua vez, o Chardonnay de Los Chacayes (1200 metros acima do nível do mar), no Vale do Uco, revela caráter mineral e acidez vibrante resultante de vinhas que coexistem com um solo densamente constituído de pedra calcária.

Sustentabilidade e baixa intervenção

Mais do que apenas uma filosofia, a vinícola adota decisões operacionais que impactam na redução do consumo de energia e água, na melhoria do tratamento do solo e em práticas enológicas que resultam em vinhos que refletem autenticamente as características únicas da vinha e da casta.

Neste contexto, a Homo Felix evita o uso sistemático de pesticidas, herbicidas e fertilizantes sintéticos; realiza a fermentação natural com leveduras nativas presentes nas uvas e a filtragem grossa para reter impurezas sem interferir na estrutura do vinho; bem como limita o uso de SO2.

“Amor e paixão pelo que fazemos. Amizade para desfrutar. Experiência para fazer bem. Personalidade para fazer diferente. E paciência para que o vinho desenvolva todo o seu potencial”.

A equipe da vinícola Homo Felix é composta pelo proprietário e idealizador do projeto Patricio Eppinger, pelo enólogo Bernardo Bossi Bonilla e pelo agrônomo Marcelo Canatella, que juntos superam as etapas de produção que deixam experiências inesquecíveis e resultam em vinhos sublimes.

Apresentação da Homo Felix no Brasil

São Paulo será palco de uma experiência inédita com os vinhos Homo Felix no Brasil. A degustação, que acontecerá no final de janeiro na capital paulista e será conduzida por Patricio Eppinger, vai apresentar o seleto portfólio da Homo Felix para nomes relevantes do mercado de vinho no país e possíveis parceiros comerciais. O evento será organizado pela GastroRosé, sob o comando de Ana Wingert.

Para saber mais sobre Homo Felix, acesse www.homofelix.ar | @homo_felix_wine

Patricio Eppinger – patricio@homofelix.ar

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais