Gostar de vinho é fácil. Entender de taças, bojos e hastes também pode ser. Por isso vou te ajudar. Escolhi meu vinho, qual taça usar?
Minha primeira dica é – desencane e curta o vinho. Na vida há momentos de formalidade e de celebração. Com o vinho isso não é diferente.
Mas, certamente, a escolha da taça não se dá só pela aparência ou etiqueta. A taça correta faz toda diferença, porque tem o poder de acentuar os aromas e os sabores. Essa é a razão para dedicar atenção especial.
Formato e tamanho do bojo (a parte maior da taça) são os pontos mais importantes. Da mesma forma, o cumprimento da haste (o cabinho) também influencia, porque deixa o calor da mão mais próximo ou distante do vinho.
Inicialmente, vinhos brancos e rosés, que são servidos gelados, ficam melhores em taças menores que as de vinho tinto. Elas acentuam a acidez e a fruta do vinho (vamos falar disso outra hora). O ideal é servir 1/2 da taça.
Para o vinho tinto, a taça deve ter o bojo e a boca (parte de cima da taça) mais largos para proporcionar oxigenação e favorecer o aroma e sabor. É na taça que o vinho evolui e a mágica acontece. O indicado é servir 1/3 da taça.
Contudo, vinho tinto não é tudo igual. Então, primeiro: vinhos tintos de corpo médio a encorpado pedem a taça Bordeaux (fala bordô), que é aquela com bojo mais largo e boca mais estreita. Evita a dispersão dos aromas e favorece a fruta do vinho.
Segundo: vinhos tintos leves ou até mesmo os brancos encorpados ficam melhores na taça Borgonha, que tem tanto o bojo como a boca mais largos e deixam o vinho com mais contato com o ar consequentemente.
No entanto, se não quiser ou não puder comprar várias taças, a dica é usar a taça Bordeaux de 450 ml – coringa. Até mesmo para espumantes (não esqueci deles, mas para essas borbulhas vai ter texto especial).
Eu sempre gostei de taças e descobri a La Vie Cristal, loja de Curitiba especializada. Será que amei?
Agora você já sabe a resposta para a pergunta: escolhi meu vinho, qual taça usar? Então, aproveita para brindar muito o doce sabor da vida!
Por Ana Carla Wingert de Moraes
10 Comentários
Adorei!
Obaa! Fico muito feliz! Obrigada.
Estava precisando destas dicas mesmo. Serão muito úteis. Ansiosa pelas dicas das taças das borbulhas que adoroooo !!!!
Sim, além da funcionalidade, tomar vinho na taça certa tem todo um charme a mais, não é! Eu sou apaixonada por elas! Também estou ansiosa para escrever sobre as taças de espumantes. 😉
Amei!! Agora posso usar sem medo as taças da minha cristaleira!!
Sim, Carol! Aproveita elas para criar seus momentos especiais. Nada de deixar só de enfeite na cristaleira! 😉
Ótimo artigo. Parabéns!
Obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Te espero mais vezes por aqui!
Parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.
Obrigada, Camila!! Fico muito feliz que gostou. Que prazer ter você aqui acompanhando meu conteúdo do blog. Seja sempre bem-vinda!