Com vinhos de qualidade mundialmente reconhecida e uma paisagem magnífica, o Vale do Colchagua deve estar na sua wishlist de viagens e vou te contar os motivos.
Eleita em 2003 como a melhor região vinícola do mundo pela Wine Enthusiast, prestigada revista norte-americana, a Ruta del Vino de Colchagua, é um projeto inovador, idealizado por Thomas Wilkins, que colocou o Chile na escala do enoturismo global.
Localizado no centro do país, há aproximadamente 180km de Santiago, o Vale do Colchagua está situado entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico.
Pela localização privilegiada, além de contar com uma paisagem deslumbrante, o clima da região é predominante mediterrâneo, estável, com dias ensolarados, noites frias e pouquíssima chuva.
Isso auxilia na maturação das uvas, que são plantadas em um solo fértil e irrigado com o degelo dos Andes. As uvas também se beneficiam do frescor do Pacífico e dos ventos andinos que trazem vivacidade e acidez aos vinhos.
As características do terroir, aliadas à técnicas modernas de cultivo e produção e amor ao vinho tornaram o Vale do Colchagua mundialmente reconhecido, aumentando o prestígio da região que se consolidou como ponto turístico quase obrigatório aos apreciadores de vinho.
As vinícolas são muito bem estruturadas, com excelente estrutura de receptivo e algumas possuem restaurantes.
As uvas mais plantadas e ícones da região são a Cabernet Sauvignon e a Carménère e boa parte dos produtores se baseiam no corte e no estilo do vinho bordalês. Os vinhos tintos são intensos, elegantes, complexos e combinam muito bem estrutura e refinamento.
Existe alguma produção de rosados e vinhos brancos, estes últimos produzidos especialmente com as uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc, mas o grande destaque da região são os vinhos tintos.
Saiba mais do meu primeiro roteiro no Vale do Colchagua.
Por Ana Carla Wingert de Moraes