Localizada no Vale do Colchagua, a Viña Casa Silva é reconhecida pela alta qualidade dos seus vinhos finos e pelos valores familiares, de estilo de vida e de respeito pela natureza.
Vinícola líder da nova geração de vinhos premium no Chile, trata-se de uma empresa pioneira, com o perfil do Colchagua e que respeita as tradições, a relação com a comunidade local e o meio ambiente.
O Vale do Colchagua, localizado na região de O’Higgins no centro do Chile, é pioneiro na promoção da denominação de origem (DO) e foi o primeiro a criar sua própria Ruta del Viño. Situado no berço das tradições chilenas, tem sido o Vale mais premiado em concursos internacionais nos últimos anos.
Os vinhedos e terroirs da Vinã Casa Silva
No noroeste do Vale do Colchagua, aos pés da Cordilheira dos Andes, a vinícola conta com o vinhedo Los Lingues, com terroir único representado por seu microclima e solo, cuja excelência dos vinhos produzidos levou o vinhedo a ser reconhecido oficialmente como DO no Chile.
O vinhedo de Angostura, localizado em frente à Cordilheira dos Andes, é o campo de origem do negócio familiar, onde se encontra a centenária bodega de vinhos e antigas plantações que datam de 1912. É também a sede da vinícola, que possui hotel, restaurante e loja.
Cerca de 30km do Oceano Pacífico localiza-se o vinhedo de Lolol e apenas 7km das águas do Pacífico está o vinhedo de Paredones, com terroir único e pioneiro na Cool Coast ou Costa Fria do Vale do Colchagua. Ambos os vinhedos contam com temperaturas mais baixas e brisa marítima, que conservam de maneira natural os sabores, aromas e acidez da fruta.
Além dos vinhedos do Colchagua, no ano 2006 a família iniciou a plantação de vinhedos em Futrono, Região Austral, na Patagônia do Chile, se tornando a primeira vinícola chilena a elaborar vinhos de vinhedos próprios com denominação de origem do tão remoto lugar austral do sul do mundo. As temperaturas patagônicas são reguladas pela superfície líquida do Lago Ranco.
Visita à Casa Silva
Na minha visita na Vinã Casa Silva fui recebida pelo diretor de marketing Thomas Wilkins e por Mario Geisse, diretor enológico da vinícola, para um almoço. Depois tive oportunidade de degustar os principais rótulos da Viña Casa Silva, conduzida pelo enólogo chefe Juan Francisco Calderón, e de conhecer o Presidente, Mario Silva.
Hospedar-se no hotel da Casa Silva é uma opção excelente para quem gosta do estilo boutique mais bucólico. Foi a casa original da família, construída em meados do século XIX, e conta com um estilo colonial clássico e distinto.
O hotel conserva a arquitetura tradicional e foi cuidadosamente decorado para equilibrar a comodidade dos visitantes e o respeito à sua história. Intimista, charmoso e agradável, o Hotel Boutique encontra-se numa localização excelente para ir à outras vinícolas da Rota do Vinho do Colchagua também.
Além do hotel, a vinícola conta com um restaurante rodeado de vinhedos e com espetacular vista para a Cordilheira dos Andes e para a cancha de Polo, esporte praticado pela família. O Restaurant Club House oferece uma experiência gastronômica deliciosa com carnes, pescados e mariscos preparados com receitas tradicionais para acompanhar seus vinhos.
Foi a estrutura de enoturismo que mais me agradou no Colchagua e para onde pretendo voltar.
Por Ana Carla Wingert de Moraes
3 Comentários
Que vinícola maravilhosa. Senti muito por não conseguir te acompanhar nesse dia, mas sei que um dia vamos voltar. Se tem tua indicação é garantia de qualidade!!!
Obaa! Logo vamos brindar juntas mais uma vez.
Uau, fiquei morrendo de vontade de conhecer!