Fundada sobre a habilidade, conhecimento e compromisso de seus fundadores, a Montes Wines é reconhecida por sua extraordinária e consistente qualidade na produção de vinhos premium.
A produção de vinhos de alto padrão para exigentes mercados do mundo foi a visão clara e original da vinha fundada por Aurelio Montes e Douglas Murray em 1987, objetivo incorporado também pelos sócios Alfredo Vidaurre e Pedro Grand em 1988.
Atualmente a Montes S.A. é sociedade anônima fechada, controlada pelas famílias Montes, Garcés Silva, Barros, Murray, Guarachi e Vidaurre e segue reconhecida como uma das principais vinícolas do Chile e também na Argentina, por meio da Bodega Kaiken.
No Vale de Apalta, um dos vales do vinho chileno com maior prestígio internacional, a Montes Wines foi pioneira em estabelecer sua produção. Localizado na zona central do Chile e aproximadamente há duas horas de Santiago, encontram-se os vinhedos com os melhores terroirs da região.
Suas características únicas e localização permitem exposição suave de sol nas vinhas, o que contribui para a maturação mais lenta e completa das uvas.
A topografia de Apalta é muito heterogênea, com zonas de elevada presença de matas e também influenciada pelo desprendimento de material do topo dos cerros. Os solos são profundos na parte plana e mais finos no sopé das montanhas e nas partes mais altas.
A influência do Feng Shui
O design da vinícola é incorporado aos princípios do Feng Shui através dos elementos básicos – água, metal e madeira. Com a expertise de Silvia Galleguillos estes elementos forma incorporados ao sistema chinês garantindo harmonia e atmosfera positiva à Montes.
Na entrada da vinícola há uma ponte de acesso de madeira sobre uma pequena lagoa, cuja água flui em direção ao prédio, trazendo prosperidade e energia fluída para o interior da vinícola.
No centro da vinícola há uma fonte abaixo de uma claraboia em formato de lírio, representando o sol e a lua, ponto a partir do qual a energia é distribuída e conecta o prédio ao universo externo.
O canto gregoriano
Outra característica única e impressionante da Montes é a cave subterrânea semicircular, que se localizada no coração do prédio. Nela, 800 barricas dão aparência de um grande teatro, no qual é encenada de forma silenciosa a maturação dos vinhos Montes mais finos.
O silêncio e tranquilidade às vezes “perturbados” pelo som de cantos gregorianos faz dela um local de descanso favorito dos anjos de Montes e, em especial, do consagrado vinho Purple Angel e do grandioso Taita, que tem a reputação de ser o melhor e mais exclusivo vinho tinto do Chile.
Oriundo de uma pequena parcela de vinhedos, de apenas oito hectares em Marchigue, ao noroeste de Apalta, o vinho Taita é produzido em um solo que mostra impressionante semelhança com os solos do Pomerol, em Bordeaux, e conta com enorme complexidade, estrutura e potencial de guarda.
Fuegos de Apalta
A experiência de visitação à Montes Wines no Vale de Apalta fica ainda mais completa com a possibilidade de aproveitar a gastronomia clássica e irreverente de Francis Malmann, em seu restaurante Fuegos de Apalta, localizado no interior da vinícola.
Por Ana Carla Wingert de Moraes
Foto de capa: worldsbestvineyards.com