Cada momento pede um vinho!
E nossa casa é um convite ao bem-estar, ao bem receber e à uma taça de vinho. Pensando nisso, a pedido da Monarca Incorporadora escolhi quatro vinhos para brindar momentos diferentes.
No final do dia, nada melhor do que chegar em casa e desacelerar. Pegar um livro ou escolher um filme e um vinho gostoso. Nessa hora, um belo rosé é aquele vinho descompromissado por natureza que sintoniza com a leitura ou o filme, sem se sobrepor ou roubar a cena.
- Pago de Araiz Rosé, um vinho moderno, genuíno e sem amarras é a minha sugestão. Feito 100% com a uva Garnacha, na região espanhola de Navarra, o vinho tem coloração salmão linda e brilhante. No nariz, os aromas são delicados com notas de frutas vermelhas com morango e cranberry, flores brancas e um leve toque mineral. É fresco em boca, com boa estrutura e final mais marcante. Um rosé que chama atenção pela personalidade, leveza e espírito divertido traduzido na garrafa.
Um vinho tinto leve, de uvas como Pinot Noir para consumo jovem ou Bobal, também fazem um bom roteiro nessa hora de mais descontração e pouco compromisso.
Se tiver pipoca com manteiga para acompanhar o filme, a clássica combinação da uva Chardonnay com passagem por madeira com certeza será uma boa escolha.
- Penedo Borges Selección de Parcelas é um dos meus Chardonnays queridinhos e a nova safra está muito equilibrada. Tem a untuosidade (sensação de cremosidade em boca) da uva combinada com a madeira na medida. É um vinho denso, com presença de aromas intensos e elegantes. A combinação dele com pratos amanteigados e molhos brancos cremosos faz um match ideal. É um vinho que torna tudo mais especial e, no final do dia, a gente merece esse carinho.
Não deixe de provar vinhos das uvas Sémillon e Viognier com passagem por madeira quando puder – são uvas que tem estrutura parecida com a Chardonnay, mas com outras características que vão ampliar teu leque de referência. Além disso, a inusitada combinação de pipoca com lemon pepper e um vinho de Sauvignon Blanc refrescante também pode te conquistar.
Na hora de receber, o ideal é que o vinho seja sempre adequado à ocasião e nela estão também as pessoas que vão dar o tom da seleção e a graça ao vinho.
Para o churrasco com amigos, nesse friozinho, vinho tinto é o par perfeito, mas vale sair do básico e conhecer novas uvas. Vinhos argentinos de Cabernet Franc podem surpreender: em geral, tem potência e frescor incríveis para enfrentar a gordura e suculência da carne. A uva tem sido uma grande revelação no país pela adaptabilidade ao clima, sobretudo em Mendoza.
- Alfa CRUX Cabernet Franc é pura fruta fresca na primeira impressão. Amora e framboesa frescas se destacam inicialmente, evoluindo para mirtilo, ameixa e cereja. Em seguida notas de pimenta preta e um leve toque herbáceo comedido aparecem. A uva tem acidez elevada e taninos firmes, que são a combinação ideal para carnes e vegetais assados na churrasqueira. É um vinho com textura macia e gostoso de beber, que não cansa o paladar e agrada vários gostos. Os amigos vão adorar.
No brunch de domingo ou em um almoço com as amigas, além dos espumantes que são deliciosos para tomar na varanda e embalar uma boa conversa, a versatilidade de um vinho rosé fresco amplia a possibilidade de combinações com diferentes comidas.
Tanto o rosé fresco quanto os vinhos espumantes são coringas na harmonização.
Para um jantar especial, investir em um vinho marcante tem seu charme. Vinhos brancos com evolução costumam ser a minha escolha. É claro, o vinho mais marcante não necessariamente precisa ser mais caro; por vezes será até um brinde simples com quem você ama que fará do vinho mais especial. Mais uma vez, a companhia que dará o tom da escolha da harmonização.
- Murua Blanco Fermentado em Barrica é um vinho espanhol da clássica região de La Rioja, feito com as uvas Viura, Malvasia e Garnacha Blanca. As uvas são fermentadas em barris franceses e americanos por 15 dias e na sequência envelhecem por 9 meses sur lie (em contato com as borras*) antes do engarrafamento. Esse processo de vinificação resulta em um vinho surpreendentemente elegante em aromas, com destaque para as notas de flores brancas, como lírio e jasmim, e chá de camomila. Em boca, é um deleite de contemplação. Sedoso, marcante e com nítido potencial de guarda.
*O contato com as leveduras aporta diferentes características aos vinhos brancos, tais como potencialização das propriedades antioxidantes, aumento da permanência e retrogosto em boca e aromas de panificação. Com isso, os vinhos passam a ter maior potencial de guarda, diferente de vinhos brancos mais comerciais e tradicionais, além de maior complexidade de aromas e sabores, característica típica de grandes vinhos.
Murua Blanco é inesquecível, tal como um jantar especial precisa ser!
E para você, qual o melhor momento para combinar com vinho ou qual o vinho combina com um momento especial?
Onde a sofisticação encontra o morar.
Por Ana Carla Wingert de Moraes