Início » Take a Closer Look

Take a Closer Look

por Ana Wingert

Take a Closer Look at Bourgogne Wines, a campanha de 2025 do Bureau Interprofessionnel des Vins de Bourgogne (BIVB), traz um olhar estratégico e profundo sobre os vinhos da região.

É um convite ao diálogo cultural, à valorização do terroir e à construção de uma relação duradoura com o público brasileiro.

Webinar Bourgogne, por Alexandra Corvo

Dentre as ações da campanha Take a Closer Look at Bourgogne Wines no Brasil, em 22 de julho de 2025 foi realizado o webinar Bourgogne, com foco nos Grand Vins de Bourgogne Village, conduzido por Alexandra Corvo.

Passeando rapidamente pelas 84 AOCs classificadas e pela história e origem destas denominações na região, o webinar destacou a qualidade das 44 Village AOCs, localizadas desde o norte próximo à Chablis até o extremo sul do Macônnais.

  • A título de curiosidade, as zonas geográficas de produção nas 84 apelações de origem controlada são divididas em três grupos: 7 Régionale AOCs, 44 Village AOCs e 33 Grand Cru AOCs. Além disto, existem parcelas de vinhedos reconhecidas como Climats, que revelam a essência do modelo de viticultura na Bourgogne e são patrimônio mundial reconhecido pela Unesco, e regiões geográficas chamadas de lieux-dits (tema para outra conversa).
  • Atualmente a produção é composta por 61% de vinhos brancos, 27% de vinhos tintos e 12% de Crémant da Bourgogne, na imensa maioria produzidos com as castas Chardonnay e Pinot Noir. Há também pequena produção das uvas Aligoté e Gamay (10,3%) e ainda menor de Sauvignon Blanc, César, Pinot Beurot, Sacy e Melon (que juntas representam 0,9% das uvas plantadas).

As 44 AOCs Village da Bourgogne recebem o nome das comunas (cidades/vilarejos) onde suas uvas são cultivadas e reforçam o conceito de identidade de terroir. Em geral, os vinhedos estão localizados na base dos vilarejos até o início das encostas, nas quais se concentram os vinhedos Grand Cru e Premier Cru, de grande reputação mundial.

Para Alexandra Corvo, “conhecer os Village, vilarejos menos famosos, permite uma seleção criteriosa e surpreendente de vinhos, que impressiona por sua alta qualidade e por melhores preços”, em um contexto de produção de alto valor agregado.

Na ocasião foram degustados oito vinhos produzidos em AOCs Village. Quatro brancos e quatro tintos que destacaram o contraste marcante entre os vinhos produzidos no norte e no sul da região, que tem aproximadamente 230 km de extensão.

Os brancos roubaram a cena, inclusive o Bouzeron, produzido com a casta menos conhecida da região, a Aligoté. Os vinhos tintos, impressionantes em qualidade, evidenciaram o grande potencial de evolução em garrafa, quando acidez e álcool ficarão mais integrados – característica típica da região da Bourgogne, tanto nos brancos quanto nos tintos.

A dica de Corvo para reconhecer um vinho Village na hora da compra é observar que o rótulo sempre vai trazer o nome do seu Village de origem e a descrição “Grand Vin de Bourgogne”.

A alquimia do terroir e a responsabilidade ambiental

Nada se compara ao estilo único da Bourgogne. Onde o lugar de origem importa e se traduz em diversidade e tipicidade específica em um recorte de mais de 2000 anos de história e 84 AOCs classificadas após anos de muita observação, que sempre levaram em conta a qualidade e a consistência do vinhedo, desde a época medieval dos monges cistercienses.

A região francesa, embora tímida em volume total de produção, soma 4% do valor agregado do mercado mundial e ganha cada vez mais apreciadores pela alquimia do seu terroir e pela responsabilidade ambiental inerente à produção.

A sutil união de elementos naturais de clima, solo e orientação solar com a expertise local e tradicional consolidada na produção de grandes vinhos, faz com que a mesma uva revele variedade de expressão em cada um de seus vinhedos, sejam eles Bourgogne genéricos ou regionais, Grand Vins de Bourgogne Village, Premier Cru ou Grand Cru.

A responsabilidade ambiental ínsita aos seus produtores, a maioria formada por pequenos vignerons com produções de baixíssimo rendimento, somadas às ações de visão de futuro para manutenção da tipicidade dos vinhedos da Bourgogne a longo prazo, atrai consumidores mais experientes, bem como novos consumidores que buscam vinhos com apelo de sustentabilidade e consumo com propósito e sentido de origem.

Mesmo com os reflexos das mudanças climáticas e do aquecimento global, o conhecimento do produtor em relação à cada planta, o cuidado extremo com a vinha e a expertise milenar de técnicas de produção, que vão desde o trabalho manual, passando pelo controle de rendimento clássico e por práticas apuradas de vinificação, resultam em vinhos de extrema elegância e delicadeza, com acidez marcante e cremosidade deliciosa na paladar. Um perfil de vinho único no mundo!

Take a Closer Look at Bourgone Wines no Brasil

Dois workshops presenciais sobre os vinhos de Bourgogne aconteceram nos dias 11 de junho no Rio de Janeiro e 12 de junho em São Paulo. Um workshop dedicado aos vinhos de Chablis foi realizado em São Paulo no dia 26 de junho.

Para ampliar o acesso em todo o país, a campanha também contou com um webinar focado em vinhos de AOCs Village da Bourgogne, realizado no dia 22 de julho. Outro webinar dedicado exclusivamente aos vinhos da AOC Chablis acontecerá no dia 4 de setembro e promete coroar a campanha no Brasil.

Todos os eventos serão conduzidos pelos profissionais Paulo Brammer e Alexandra Corvo, embaixadores oficiais dos vinhos da Bourgogne no Brasil, e organizados por Fernanda Fonseca, da empresa Pandora Experiência de Vinhos.

Novamente, muito obrigada pelo convite, Vins de Bourgogne e Fernanda Fonseca. É sempre um deleite!

Para saber mais sobre os Vins de Bourgogne, acesse bourgogne-wines.com | @vinsdebourgogne 

Informações à imprensa:

Pandora Experiências de Vinho – Fernanda Fonseca 

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais