Fundada em 1897, a Bodega Lagarde foi adquirida em 1969 pela família Pescarmona, que lhe imprimiu identidade de vinícola familiar produtora de vinhos de alta gama em Luján de Cuyo.
Nas décadas de 80 e 90 a vinícola se dedicou ao aprofundamento do estilo e qualidade dos seus vinhos, tendo como pilar fundamental a inovação e o estilo particular dos vinhos com uvas não tradicionais da região.
Atualmente a vinícola é liderada pelas irmãs Sofía e Lucila Pescarmona, terceira geração da família, que incansavelmente dão continuidade ao projeto de criar vinhos únicos, com perfeito equilíbrio entre o passado e a projeção do futuro. Os vinhos tem o toque artístico e criativo de Juan Roby, enólogo que junto à família faz do processo produtivo um verdadeiro culto ao vinho.
A vinícola tem o objetivo de elaborar vinhos de alta qualidade, elegantes e de produção limitada que sejam fieis representantes da terra e estejam em constante evolução colheita a colheita. Todos os vinhos são elaborados com uvas de vinhedos próprios
Respeito pelas pessoas, pela comunidade e pelo meio ambiente
Desde a origem buscando a produção de vinhos orgânicos e com critérios de sustentabilidade, a Bodega Lagarde recebeu a certificação de Sistema B como empresa de triplo impacto e se tornou a vinícola mais antiga da América e a maior da Latino América a se unir à comunidade mundial de Empresas B.
Entre suas práticas responsáveis e estratégicas estão a consciência hídrica, a implementação de garrafas ecológicas e a gestão de resíduos recicláveis e não recicláveis. Os resíduos orgânicos, por sua vez, são compostados para fortalecer as plantas e flores decorativas do restaurante e do jardim.
Fogón Cocina de Viñedo
Sobre um dos vinhedos centenários da vinícola, em um cenário mágico e natural, se encontra o premiado restaurante Fogón Cocina de Viñedo (minha melhor experiência gastronômica em Mendoza).
Somado aos vinhos muito bem elaborados e de qualidade inconfundível, ao ambiente encantador dos vinhedos orgânicos e da amoreira centenária que recobre o jardim do restaurante, a Bodega Lagarde foi para mim nessa primeira experiência o legítimo MUST GO de Mendoza.
Foi um prazer conhecer uma das quatro vinícolas com DO (Denominação de Origem) de Luján de Cuyo e degustar a complexidade e concentração de cor, de sabor e de qualidade oriunda dos vinhedos antigos da bodega.
Na oportunidade pude também conhecer a CEO Sofía Pescarmona, que me mostrou a horta orgânica da vinícola e do restaurante – evidentemente sua menina dos olhos, além de Henrique Pescarmona, cujo nome estampa o vinho ícone da vinícola – Henry.
Obrigada, Déco Rossi e Wines of Argentina pela experiência inesquecível.
Por Ana Carla Wingert de Moraes
Foto de capa: https://www.lagarde.com.ar/inicio