Início » Bodega Lagarde

Bodega Lagarde

por Ana Wingert

Fundada em 1897, a Bodega Lagarde foi adquirida em 1969 pela família Pescarmona, que lhe imprimiu identidade de vinícola familiar produtora de vinhos de alta gama em Luján de Cuyo.

Nas décadas de 80 e 90 a vinícola se dedicou ao aprofundamento do estilo e qualidade dos seus vinhos, tendo como pilar fundamental a inovação e o estilo particular dos vinhos com uvas não tradicionais da região.

Atualmente a vinícola é liderada pelas irmãs Sofía e Lucila Pescarmona, terceira geração da família, que incansavelmente dão continuidade ao projeto de criar vinhos únicos, com perfeito equilíbrio entre o passado e a projeção do futuro. Os vinhos tem o toque artístico e criativo de Juan Roby, enólogo que junto à família faz do processo produtivo um verdadeiro culto ao vinho.

A vinícola tem o objetivo de elaborar vinhos de alta qualidade, elegantes e de produção limitada que sejam fieis representantes da terra e estejam em constante evolução colheita a colheita. Todos os vinhos são elaborados com uvas de vinhedos próprios

Respeito pelas pessoas, pela comunidade e pelo meio ambiente

Desde a origem buscando a produção de vinhos orgânicos e com critérios de sustentabilidade, a Bodega Lagarde recebeu a certificação de Sistema B como empresa de triplo impacto e se tornou a vinícola mais antiga da América e a maior da Latino América a se unir à comunidade mundial de Empresas B.

Entre suas práticas responsáveis e estratégicas estão a consciência hídrica, a implementação de garrafas ecológicas e a gestão de resíduos recicláveis e não recicláveis. Os resíduos orgânicos, por sua vez, são compostados para fortalecer as plantas e flores decorativas do restaurante e do jardim.

Fogón Cocina de Viñedo

Sobre um dos vinhedos centenários da vinícola, em um cenário mágico e natural, se encontra o premiado restaurante Fogón Cocina de Viñedo (minha melhor experiência gastronômica em Mendoza).

Somado aos vinhos muito bem elaborados e de qualidade inconfundível, ao ambiente encantador dos vinhedos orgânicos e da amoreira centenária que recobre o jardim do restaurante, a Bodega Lagarde foi para mim nessa primeira experiência o legítimo MUST GO de Mendoza.

Foi um prazer conhecer uma das quatro vinícolas com DO (Denominação de Origem) de Luján de Cuyo e degustar a complexidade e concentração de cor, de sabor e de qualidade oriunda dos vinhedos antigos da bodega.

Na oportunidade pude também conhecer a CEO Sofía Pescarmona, que me mostrou a horta orgânica da vinícola e do restaurante – evidentemente sua menina dos olhos, além de Henrique Pescarmona, cujo nome estampa o vinho ícone da vinícola – Henry.

Obrigada, Déco Rossi e Wines of Argentina pela experiência inesquecível.

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Foto de capa: https://www.lagarde.com.ar/inicio

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais