A World’s Best Vineyards listou os principais destinos de vinho em 2022, elegendo as cem vinícolas mais bonitas do mundo para conhecer no ano 2023.
Com mais países do que nunca no TOP 100, se você ama vinhos e quer planejar suas férias, esta é uma lista perfeita com as primeiras dez colocadas para começar.
1. Antinori Nel Chianti Classico de Marchesi Antinori
Localizada na região da Toscana, na Itália, a vinícola Antinori é inteiramente construída com materiais de origem local e com vista para o campo e as vinhas da clássica uva Sangiovese, além da Canaiolo e Mammolo.
Os elementos de produção são todos alcançados por meio de inovações naturais, com consciência ambiental. Além de ser uma vinícola, a Antinori Nel Chianti Classico é uma celebração da Toscana, do patrimônio, da arquitetura distinta e dos produtos locais que fazem parte do menu do restaurante Rinuccio, cujo nome homenageia o primeiro enólogo da Antinori.
O local conta com um museu que hospeda exposições e uma sala de degustação de vidro, suspensa sobre os barris. Não se esperava menos da TOP 1 do mundo!
2. Bodegas de Los Herderos del Marqués de Riscal
A bodega que por muitos anos certamente estará repetida nas melhores listas de vinícolas para uma experiência premium é uma verdadeira obra de arte.
A edificação do hotel da vinícola é toda rodeada de fitas de alumínio retorcidas que, sob o lindo sol espanhol de Rioja, brilham para revelar todas as cores que aparecem nas garrafas e no próprio vinho da Marqués de Riscal. A obra de arte contemporânea é justaposta com a bodega do século XIX, que contém alguns dos vinhos de Rioja mais antigos do mundo.
Para completar a experiência, a propriedade conta com um extenso campo de golfe, o luxuoso spa Caudalie Vinothérapie e um restaurante com estrela Michelin liderado pelo chef Francis Paniego.
3. Montes
A medalha de bronze veio para a América do Sul e, o melhor, para perto do Brasil. Localizada no Vale do Colchagua no Chile, a Viña Montes possui 6km de trilhas botânicas e vinhedos que levam a um complexo todo inspirado no feng shui.
Com vista para as encostas de Apalta e linda arquitetura, também está situado na Vinã Montes o restaurante Fuegos de Apalta de Francis Malmann, com uma proposta gastronômica 100% ao fogo.
Além da vista de tirar o fôlego e dos excelentes vinhos, a grande surpresa é a enorme sala da barricas, onde o vinho descansa e evolui ao som e vibração de cantos gregorianos. Uma sensação emocionante que tive a grata felicidade de vivenciar.
4. VIK Wine
Elegante e peculiar, a luxuosa VIK Wine está localizada entre maravilhosos cerros no privilegiado micro terroir de Millhaue, no Vale de Cachapoal, também no Chile.
A vinícola tem obras por todos os cantos, desde a arquitetura contemporânea da edificação da bodega e da sala de barricas, do restaurante Pavillion Restaurant até o luxuoso hotel VIK, que possui uma piscina com borda infinita para a montanha e com o chão que simula as estrelas do céu pela noite.
Com estilo único em cada uma de suas 22 suítes, os hóspedes têm 4.000 hectares para explorar a cavalo, de bicicleta ou de carro desde a montanha. Além do restaurante Pavilion a VIK tem mais dois restaurantes localizados no hotel, todos com autêntica cozinha chilena.
5. Schloss Johannisberg
Apaixonados por Riesling tem uma joia da coroa para conhecer na Alemanha. O palácio neoclássico de Schloss Johannisberg encontra-se no topo da colina que lhe dá o nome, com vista para o Vale do Reno.
Com mais de 1200 anos de história, a vinícola próxima de Frankfurt é um tesouro para apreciadores de vinhos e viagens, fãs de Riesling e amantes de gastronomia.
O passeio típico inicia com uma visita guiada ao palácio do século XVIII antes do almoço no restaurante Schlossschänke, onde as janelas oferecem vista para o Reinghau. É possível conhecer a biblioteca subterrânea de 900 anos, que abriga os vinhos mais preciosos da propriedade, e ao cair da noite a vinícola toca jazz ao ar livre e realiza concertos clássicos durante o verão.
6. González Byass – Bodegas Tío Pepe
Em Andaluzia, no coração de Jerez, está localizada a Bodegas Tio Pepe, do grupo González Byass. O vinhedo situa-se em um ponto do aclamado do triângulo Sherry – Jerez de La Frontera, produzindo uvas suculentas e saborosas para os vinhos da região.
Os chalés do século XIX foram transformados no charmoso Hotel Bodega Tio Pepe. Nele é possível obter seu próprio terraço com vista para a catedral, uma piscina e um spa. O deslumbrante terraço panorâmico do hotel coloca os hóspedes entre os pináculos da catedral e o alcázar de Jerez, tem três salas de jantar, um solário e uma zona de massagem com enoterapia.
O mais inusitado é que você pode visitar toda a propriedade em um trem em miniatura. Os passeios privados passam pelos vinhedos, adega, pelas salas de engarrafamento e as caves de envelhecimento e terminam com a prova de vinhos e tapas para uma imersão real da comunidade local.
7. Robert Mondavi Winery
Lenda de boa-fé da vinificação americana, Robert Mondavi fundou a vinícola que descreve como “a alma de Napa Valley” em 1966, reunindo o amor por vinho, comida e arte no seu projeto.
A criação do estilo de vinho Fumé Blanc e a decisão de colocar sua vinícola ao lado de um dos vinhedos mais queridos da Califórnia confirmam o status de Mondavi como lenda da vinificação.
A degustação é uma experiência de tirar o fôlego. Com seleções personalizadas para cada hóspede, os vinhos são desfrutados em um pátio com vista para as montanhas Mayacamas. O visitante ainda pode seguir a visita pelo vinhedo, experimentando delícias dos jardins comestíveis e provar a gastronomia do restaurante através do “Vineyard to Table” ou “Legacy Dinner”.
8. Quinta do Crasto
Com uma piscina com borda infinita com vista para o Douro, a Quinta do Crasto é a mistura perfeita de história e modernidade e a escolha ideal para uma relaxante viagem de luxo em Portugal.
Desenhada pelo arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker, Eduardo Souto de Moura, a piscina permite desfrutar da vista desta região que é patrimônio mundial da UNESCO e dos seus famosos vinhedos plantados a 600 metros de altura, além do serviço de vinhos e tapas no terraço.
Você pode se hospedar em uma das quatro suítes deslumbrantes, com vista para as colinas e o rio, e não é incomum ser acompanhado pela família no café da manhã ou no jantar. O passeio também permite explorara uma capela do século XVII e admirar os vinhedos e olivais da propriedade.
9. Catena Zapata
Catena Zapata é hoje um centro de estudo vitícola detalhado, com vinhedos apelidados de Grand Crus da Argentina. Nicolás Catena é um dos enólogos mais condecorados vivo e levou a vinificação do país à alturas vertiginosas que agora a diferenciam.
Atualmente a propriedade é administrada por Laura Catena, que criou o Catena Institute of Wine, desenvolvendo o código de sustentabilidade da Argentina e colaborando com as melhores universidades do país para ampliar o potencial do vinho argentino.
Inspirada nos templos Maias, a vinícola em forma de pirâmide é uma atração à parte. Atualmente, oferece três novos passeios, que devem ser reservados: “Family is Everything”, que descreve o progresso enológico da família; a experiência “Blending Games”, que te transforma em um enólogo por um dia; e o tour “Wine and Music”, sessão multissensorial que dá vida aos vinhos de maneira moderna e inovadora.
10. Bodega Garzón
Construída nas colinas de Maldonado, no sul do Uruguai, encontra-se a imponente e ambiciosa Bodega Garzón, que tem o primeiro vinhedo com certificação Silver LEED (liderança em energia e design ambiental) fora da América do Norte.
A propriedade conta com biodiversidade vibrante, que inclui florestas nativas intocadas, e exemplos impressionantes de rochas antigas que se projetam nos porões subterrâneos, fazendo parte da própria arquitetura. O visitante pode fazer caminhadas e piqueniques, passeios a cavalo e voo com balão de ar quente, que sobrevoa o campo de golfe Garzón Tajamares, polvilhado com lagos idílicos e que foi modificado pelo Masters e campeão do US Open, Ángel Cabrera para otimizar o jogo.
Não bastasse tudo isto, o restaurante da vinícola é comandado por Francis Malmann. Conta com 120 lugares e oferece uma série de opções de menu, todos harmonizados. E, para uma experiência mais prática, o restaurante oferece aulas de culinária que ensinam algumas das técnicas de Malmann.
Conheça todas as vinícolas do TOP 100
A lista completa com as 100 melhores vinícolas do mundo você acessa pelo site da World’s Best Vineyards 2022. Além dela, vale muito ressaltar o Hall of Fame, formado por todos os vinhedos que lideraram a votação anual dos melhores vinhedos do mundo, que não mais mais elegíveis para votação em novas edições da lista. A única, até o momento, é Zuccardi Valle de Uco!
Agora me conta, você já conheceu alguma das vinícolas que estão no TOP 10 do mundo?
Por Ana Carla Wingert de Moraes
Fonte: World’s Best Vineyards
- Disclaimer: O conteúdo é de inteira responsabilidade da World’s Best Vineyards. A GastroRosé não se responsabiliza por esse conteúdo nem por ações que resultem do mesmo ou comentários emitidos pelos leitores.
3 Comentários
Só faltam sete!!!!
Já conheci a Montes, Vik e Bodega Garzon.
Vamos???? Estou pensando aqui qual será a próxima ou próximas!
Muito interessante a maneira como descreveu os lugares e as suas particularidades. Ao ler o artigo por vários momentos visualizei a minha presença em cada um deles. Aceito convite para conhecer na cia de vcs. Parabéns e sucesso sempre! ❤️😘
A vontade de fazer world wine tour ficou grande!! Próximo destino Toscana, na Itália 🥰🥰 vou querer uma consultoria!!! Adorei a matéria.