Início » A elegância do vinho

A elegância do vinho

por Ana Wingert

Elegância e vinho comumente caminham juntos, numa verdadeira ferramenta de ascensão social. Afinal, mais do que degustar sabores e aromas em uma taça, apreciar vinho é um estilo de vida elegante

Sem necessidade de esnobismo, vinho é uma bebida cultural, que conecta amantes da boa mesa, de história e cultura. É uma bebida integradora, social e que raramente conta com os efeitos adversos do álcool. 

Por isso elegância e vinho são associados. Elegância no sentido de comportamento, postura pessoal e bom gosto, independente do preço da garrafa. Nada tem a ver com dinheiro, sim com boas decisões. 

Confraternizar ou receber com vinho e proporcionar um bom papo, que permite a participação e o bem-estar de todos ao redor, é o ápice da elegância.

Vale lembrar que discursos e termos técnicos tem limites e ocasião. Por isso, não raras vezes o vinho é apenas a entrada para as mais doces experiências compartilhadas. 

Usufrua do vinho com sabedoria. Aproveite os prazeres da boa mesa, busque conhecimento, sofisticação e aprimoramento. Elegância tem muito mais a ver com evolução pessoal do que com aparência, marcas e grifes.

Além disso, ela está quase sempre associada à discrição, ao clássico, ao ponderado e enigmático. Mostra postura, moderação, leveza e força ao mesmo tempo.

É profunda e sutil na sua essência!

Refine postura, gestos e ações, mas, nunca perca a sua naturalidade. E jamais faça algo que não te faça bem.

Conheça a tua natureza e saiba que a pessoa elegante atrai, ainda que sem querer e na genuína simplicidade, olhares e atenção. Porque a elegância tem brilho próprio!

De todo modo, como estamos falando em aprimoramento pessoal, seguem algumas sugestões práticas de etiqueta do vinho para fazer bonito e não se intimidar.

Etiqueta social do vinho 

  • Perfume – evite usar perfumes, cosméticos com cheiro acentuado ou fumar em feiras ou eventos de degustação de vinho. 
  • Batom – embora maquiagem potencialize nossa beleza, marcas de batom na taça ou no guardanapo não são elegantes. Da mesma forma as marcas de dedos tornam a apresentação da taça deselegante.
  • Fuja de excessos – fale no tom do evento e não exagere nas taças de vinho. Aprecie o vinho com responsabilidade e moderação.
  • Hidratação – é essencial manter a hidratação com água durante todo o consumo de vinho para evitar a embriaguez indesejada.
  • Segurar a taça – respeitando as opiniões divergentes, segurar a taça pela haste evidencia sabedoria em enocultura. E não há nada mais elegante do que conhecimento e inteligência.
  • Programe-se com antecedência – em viagens, eventos ou em restaurantes, faça reservas, não se atrase, consulte a opção de rolha livre e respeite costumes locais ou o cronograma da ocasião. 

O que é bom pode sempre melhorar e evoluir. E algumas atitudes simples podem ampliar a elegância da experiência com vinho, te tornando uma pessoa mais segura e até mesmo interessante para conviver.

Você pode tomar vinho sem se preocupar com essas questões, mas ter o vinho como ferramenta de ascensão social é uma grande oportunidade para ampliar horizontes de uma forma prazerosa, leve e divertida.

Faz sentido? Conta para mim se o vinho já foi instrumento social para você. No meu caso, totalmente!

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Foto de capa: @silviabraz

1 Comentários

Carla Switala 02/02/2023 - 10:46

Adorei o conteúdo, é muito mais que abrir uma garrafa é uma experiência social e sensorial completa!

Repetir

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais