Susana Balbo é uma vinícola familiar, especializada na produção de vinhos de alta gama, localizada em Mendoza, aos pés da Cordilheira dos Andes.
Fundada em 1999 por Susana Balbo, a primeira mulher enóloga da Argentina, a vinícola que carrega seu nome reflete seu âmago de criar e sua coragem de se expor.
Para ela, o espírito empreendedor, revolucionário e pioneiro tem melhores resultados quando movido pela coragem e tenacidade. E isso pode ser observado na história da vinícola, resultado do sonho da enóloga de ter sua própria bodega.
“A criação dos meus vinhos é a consagração de todo o meu esforço proporcionalmente. Posso dizer que a adega é como se fosse o meu terceiro filho, um sonho que se tornou realidade”, afirma.
Depois de mais de 10 anos de crescimento constante nos mercados internacionais, Susana realizou mais um dos seus sonhos: os filhos, José Lovaglio e Ana Lovaglio, uniram-se à ela para dar continuidade à tradição vinícola.
A nova geração da família, juntamente com uma equipe de 100 pessoas, trabalha diariamente em cada etapa para desenvolver vinhos da melhor qualidade, apostando no crescimento da indústria através da exploração, inovação e sustentabilidade.
José Lovaglio, lidera a área de investigação e desenvolvimento com o objetivo de criar e melhorar todo o tipo de processos que os permitam satisfazer as expectativas dos consumidores. A filosofia da inovação está ligada ao conhecimento, à tecnologia e a uma curiosidade permanente que se percebe não só na enologia, mas também em todas as áreas e equipamentos.
A equipe enológica liderada também por Edgardo Del Pópolo e Sebastián Gava, concentra-se em combinar amplo conhecimento dos melhores solos da Argentina, curiosidade e paixão, recentes técnicas enológicas e o compromisso com práticas sustentáveis. Sob esta forma de fazer vinhos, produz quatro linhas: Nosotros, Susana Balbo Signature, Crios e BenMarco.
Ana Lovaglio, por sua vez, se juntou à equipe Susana Balbo em 2012 como gestora de marketing e comunicação. No ano 2013 fundou Osadía de Crear, restaurante localizado em Agrelo, Luján de Cuyo e também idealizou e fundou o Susana Balbo Unique Stays, hotel boutique de luxo em Chacras de Coria que reinventou o conceito de experiência em Mendoza.
A inspiradora história de Susana Balbo
Mãe, primeira enóloga da Argentina, empreendedora, empresária de sucesso e incansável promotora da inclusão de mulheres no mercado.
Nascida em uma família tradicional, seu espírito inquieto e suas fortes convicções a levaram escolher uma carreira pouco convencional à época. Em 1981 Susana recebeu o título de licenciada em Enologia, com láureas, e se tornou a primeira enóloga da Argentina.
Enfrentando limitações para exercer o trabalho em Mendonza, onde a área de trabalho era muito dominada por homens, decidiu mudar para Salta, em Cafayate, para administrar a bodega Sucesión Michel Torino. Em Salta, assumiu o desafio de converter a uva Torrontés em vinhos elegantes de nível mundial, a partir do que recebeu o título de “Rainha da Torrontés”.
Seus feitos enológicos rapidamente lhe possibilitaram conquistar o reconhecimento de seus colegas e, em 1991, Susana Balbo tomou a decisão de retornar à sua terra natal para trabalhar com colegas mendocinos e futuramente iniciar seu próprio projeto.
Susana Balbo é a busca constante por estar viva, atual e sem perder o rumo. O espírito inovador incutido na adega por sua fundadora leva a vinícola a desenvolver vinhos de caráter e qualidade únicos, todos criados sob três premissas fundamentais: conhecimento do terroir, habilidade e inovação na vinificação e sustentabilidade.
Uma das figuras mais importantes e transcendentes da indústria vinícola, por três vezes foi eleita Presidente da Wines of Argentina, instituição que promove a marca e imagem do vinho argentino no mundo. No período em que esteve à frente da instituição, as exportações de vinho argentino fizeram história e o país seu destacou em nível mundial.
Empoderamento e progresso da representação
Seu caráter e essência até agora lhe renderam grande reconhecimento nacional e internacional e, ao longo de sua carreira, um grande número de prêmios e distinções.
Em 2008, foi escolhida pela BeM Management School de Bordeaux como mentora do programa de MBA em vinhos. Em 2012 foi reconhecido pela revista britânica The Drinks Business como uma das “50 mulheres mais poderosas do mundo do vinho” e, em 2015, esta mesma revista a distinguiu como a “Mulher do Ano.”
Em 2020, o renomado jornalista britânico e Master of Wine Tim Atkin a reconheceu como a “Lenda da Enologia” e, no ano 2022 Susana recebeu o prêmio International Wine Challenge (IWC) Lifetime Achievement Award devido à sua vasta trajetória e contribuições para a indústria do vinho.
Mas, não só. Seus feitos vão para além do vinho!
Susana Balbo é uma mulher de ideias e convicções firmes e, tendo consciência das dificuldades que as mulheres enfrentam no mundo dos negócios, se destaca por ser uma das fundadoras do Fórum Internacional da Mulher na Argentina. Desde 2009, participa como membro da Vital Voices, uma ONG que visa identificar, tornar visíveis e treinar mulheres líderes emergentes.
Em 2015 foi eleita Deputada Nacional da Província de Mendoza e no ano 2017 foi escolhida pelo presidente Macri para liderar o Women’s 20 (W20), grupo de trabalho dentro do G20 que contribui para o empoderamento das mulheres, no qual atuou durante os anos subsequentes na aliança para o empoderamento e progresso da representação econômica de mulheres.
Que prazer ter Susana Balbo nas nossas vidas! Inspiradora demais.
Por Ana Carla Wingert de Moraes
Foto: Susana Balbo Wines