Início » El Enemigo

El Enemigo

por Ana Wingert

Unanimidade de elogios e indicações entre os brasileiros, El Enemigo é lindo e para favoritar na sua viagem.

Tem boa energia, clima divertido e leve, boa comida, gente bonita e excelentes vinhos para degustar.

Dirigida por Alejandro Vigil e sua esposa María, que costumam se misturar com os hóspedes durante a experiência, a Casa Vigil conta com um dos melhores restaurantes de Mendoza, com menus de degustação combinados com a linha completa de vinhos El Enemigo.

El Enemigo Wines

El Enemigo é o projeto de paixão de dois amigos argentinos. Alejandro Vigil é especialista em solos e célebre enólogo que há anos lidera as operações da Bodega Catena Zapata, propriedade do pai de Adrianna Catena, o lendário Nicolás. Adrianna, por sua vez, é historiadora, atualmente cursando doutorado na Universidade de Oxford.

El Enemigo – o inimigo – foi criado para produzir um vinho que respeitasse a história e as tradições, ao mesmo tempo que rejeitasse o status quo.

“No final da jornada, lembramos apenas uma batalha: a que lutamos contra nós mesmos, o inimigo original”.

Alejandro Vigil entendeu que ele era seu próprio inimigo e, então, decidiu sair da zona de conforto da Malbec e se aventurar também com a Cabernet Franc em Mendoza no projeto El Enemigo Wines.

Adrianna Catena

A filha mais nova de Nicolás Catena Zapata, Adrianna vive e respira vinho desde a infância. Hoje, combina a experiência na Academia com a paixão pela Viticultura e Enologia, dividindo seu tempo entre El Enemigo Wines e Catena Zapata.

Cresceu em Buenos Aires e mais tarde mudou-se para a Califórnia, graduando-se na UC Berkeley com as mais altas honras e a Menção Departamental em História. Possui mestrado e doutorado pela Universidade de Oxford e recebeu bolsas de prestígio do Clarendon Fund, Balliol College e Leverhulme Trust.

Como historiadora, Adrianna especializou-se no Atlântico Ibérico Moderno – as histórias do comércio, consumo e cultura material – desde o Renascimento até 1800. A sua investigação centrou-se no setor têxtil, com ênfase nos corantes e tinturarias, práticas artesanais, conhecimento e experiência.

Alejandro Vigil

Formou-se em engenharia agrícola e, aos 27 anos, assumiu a chefia da divisão de solos do Instituto Nacional de Pesquisas (INTA) da Argentina.

É enólogo-chefe da Bodega Catena Zapata desde 2002, recebendo os primeiros 100 pontos concedidos a um vinho sul-americano pelo The Wine Advocate de Robert Parker (CZ River Stones 2016) e a classificação mais alta já dada a um Cabernet Franc puro (Gran Enemigo Gualtallary 2013). Também detém os primeiros 100 pontos de James Suckling (CZ White Bones 2018) para um Chardonnay argentino.

Para Alejandro, a mescla ou blend são o sal e a pimenta do vinho. Por isso ele aposta em cortes de uvas e também de vinhedos, além do uso comedido de madeira.

Com seu carisma e competência indiscutíveis, está à frente da Wines of Argentina. Sem dúvidas, uma grande pessoa para impulsionar ainda mais o consumo de vinhos argentinos!

Os vinhos da Catena Zapata, El Enemigo e Ernesto Catena Vineyards são importados para o Brasil com exclusividade pela Mistral e vêm com selo de autenticidade na garrafa para garantir confiabilidade e segurança ao consumidor.

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Foto: Decanter

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais