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Vinho, design e arte

por Ana Wingert

A sinergia entre arquitetura, arte, design e viticultura artesanal – a transformação de elementos naturais em produtos de extraordinária qualidade e beleza atemporal.

O anseio pelo belo

A beleza evoca admiração e desejo e, independente de preferências pessoais, tudo que é objetivamente belo do ponto de vista estético traz harmonia e esplendor.

A harmonia refere-se à proporção do objeto em relação à sua própria natureza, que se traduz em conforto estético e, desde sempre, é reproduzida por artistas em suas obras de arquitetura, arte e design.

No vinho, harmonia é sinônimo de equilíbrio e reflete o senso de perfeição em um produto vivo que depende dos caprichos da natureza, se transforma pelo olhar atento e cuidadoso do produtor e fascina consumidores.

Aspecto subjetivo

Embora a beleza possa entender-se objetivamente, também é algo relativo à percepção de cada sujeito, e, portanto, parte igualmente do aspecto subjetivo. O que é belo para alguns, pode não atrair a atenção de outros.

No mesmo sentido, um vinho pode arrancar elogios de um degustador e passar despercebido por outro. Isto porque, pessoas tem sensibilidades e preferências distintas, de forma que o vinho em seus componentes gera experiências únicas para cada apreciador, que sofrem também influência das memórias afetivas do indivíduo.

De todo modo, é inconteste que a ordem precede a beleza e um vinho tecnicamente bem produzido e com narrativa enológica envolvente se sobrepõe à outro. Assim, tudo que evoca nossos desejos em um ímpeto ascensional inicialmente surge à partir da percepção de harmonia, do equilíbrio e do valor.

A nobreza dos elementos e o cuidado artesanal

A sinergia entre arquitetura, arte, design e viticultura artesanal se inicia pela característica comum de transformação de elementos naturais nobres em produtos de extraordinária qualidade e beleza atemporal.

A riqueza dos elementos certamente encanta. Riqueza não apenas no sentindo financeiro do termo, mas de nobreza de materiais, tal como a uva e seu terroir e os elementos nobres para a produção de móveis de design e obras de arte.

Mas, o que torna um vinho mais desejado do que o outro? O que faz de um móvel de design ou de uma obra de arte algo tão especial? O que diferencia o trabalho de um arquiteto, enólogo ou artista?

Se os elementos para a produção são os mesmos, o faz um produto tão único e sedutor?

Tal como no vinho, a história, singularidade e exclusividade de obras de arte e design, bem como de projetos de arquitetura assinados aumentam a percepção de valor e o interesse do apreciador.

Desde a qualidade da uva ou do material e do processo de produção até a reputação do artista, do enólogo ou da vinícola, a percepção de valor reflete a complexidade e o cuidado envolvidos em sua elaboração.

Daí porque é possível afirmar que existe plena sinergia entre estas áreas, aparentemente tão distintas, mas ao mesmo tempo tão conexas, o que faz com que pessoas das mais diversas origens tenham a mesma sensação de conforto e esplendor ao se deparar com a viticultura artesanal e com obras de arte, design e arquitetura.

Na arte e no design, em especial, o artesanal é o novo luxo ou o luxo contemporâneo. Produtos com maior grau de sofisticação, com caráter individual e identidade própria, carregados de exclusividade, valor social e cultural estão cada vez mais valorizados. Tratam-se de produtos com história para contar e com o toque humano para significar.

Percepções do consumidor de vinho premium e de luxo

Um estudo realizado para determinar os atributos que os consumidores percebem estar associados à vinhos premium e de luxo em comparação com vinhos regulares, concluiu que muito dos elementos que se presumem estarem conectados, na verdade, não são os mais lembrados por apreciadores deste nicho de mercado.

Endossos como medalhas, premiações e sugestões de grandes críticos não estão associados aos níveis de preços mais elevados e tampouco no topo da lista mental da maioria dos consumidores da categoria.

Segundo o estudo, a boa reputação e o status da marca, a qualidade premium e o nível de autenticidade e confiabilidade da vinícola foram os atributos mais associados aos vinhos premium e luxuosos.

Certamente produtos de prestígio ou de luxo são relacionados à um valor mais elevado, mas o preço do produto não foi um atributo diretamente associado à percepção de valor deste mercado consumidor.

Dentre os atributos que mais se destacaram estão: método adequado de produção, marca autêntica e confiável, história exclusiva de marca, boa reputação da marca, produção limitada e reputação positiva do país de origem.

Atualmente, percebe-se também no mercado um grande apreço por marcas com responsabilidade social, ambiental e econômica, cujo impacto vem pouco a pouco se refletindo na preferência de compra de produtos de nível premium.

Galeria IDEE

Galeria IDEE, endereço no Batel que materializa atmosfera contemporânea e aconchegante do lançamento Casa Nomaa. Obras de um grande elenco de artistas e designers locais e nacionais foram incorporadas à Galeria IDEE e somente sairão dali para o acervo do empreendimento, que ficará pronto em 2028. Além disto, o espaço conta com uma biblioteca especializada em títulos contemporâneos e históricos sobre a arquitetura e o urbanismo de Curitiba e receberá as agendas de eventos intimistas da casa até a entrega do empreendimento.

No acervo de mobiliário de design, destacam-se peças de Sérgio Rodrigues, Leandro Garcia, Marcelo Caruso e Jader Almeida. Na coleção de arte contemporânea ressaltam-se as obras de André Azevedo, Paolo Ridolfi, Raphael Dias e Alfi Vivern.

Segundo André Nacli, diretor da IDEE, a arquitetura e o paisagismo da Galeria buscam fazer um convite para que as pessoas adentrem e participem. A entrada é caracterizada por uma praça com bancos públicos e uma escultura em mármore do escultor argentino Alfi Vivern, que trata de encontros e preces.

Se a primeira impressão é a que fica, apostamos no desejo de bem receber para acolher quem desejar entrar para viver a arte e o design, apresentados no ambiente não como decoração, mas como parte da vida”, destaca.

A IDEE nasceu do desejo de melhorar a qualidade de vida nas cidades, com a edificação de projetos de personalidade única que se destacam por trazerem a boa arquitetura, a arte e o design para o centro da vida – como fontes de qualidade de vida e bem-estar e como um legado criativo e inspirador para a cultura local.

Talk com Ana Wingert

Nesta terça-feira (30), a GastroRosé e a IDEE Incorporadora receberam convidadas em um Talk intimista com o tema “A sinergia entre arquitetura, arte, design e viticultura artesanal – a transformação de elementos naturais em produtos de extraordinária qualidade e beleza atemporal”.

O encontro foi realizado na Galeria IDEE e conduzido por Ana Wingert. Além do talk, as convidadas desfrutaram de uma degustação guiada de vinhos espanhóis da Bodegas Valdrinal, da DO Ribera del Duero, que foram acompanhados do serviço de catering do Restaurante Nomade, do Nomaa Hotel, sob os cuidados do chef Luan Honorato.

Os vinhos Gama Tradición de Valdrinal contam a história da família, dedicada de corpo e alma à terra, à vinha, ao campo e ao vinho. A história, que iniciou com os avós em 2000 e está sob o comando da quarta geração, resultou em vinhos de pequena produção, produzidos com excelência e tradição em uma das regiões mais prestigiadas da Espanha.

Galeria IDEE

Alameda Dom Pedro II, nº 439, Batel.

Horário: de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30. Domingo e feriados, das 10h às 16h.

Acompanhe as novidades pelo Instagram @idee.inc

Por Ana Carla Wingert de Moraes

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