Início » Vinícola UVVA

Vinícola UVVA

por Ana Wingert

Do Nordeste do Brasil, Vinícola UVVA surpreende o mercado com vinhos frescos e elegantes produzidos na exuberante Chapada Diamantina, no interior da Bahia.

Localizada em uma região única onde se encontram as maiores altitudes do Nordeste Brasileiro e conhecida mundialmente por sua vegetação de espécies nativas, por seus atrativos ligados ao ecoturismo, cachoeiras, trilhas e piscinas naturais, a Chapada Diamantina tem uma história de ocupação socioeconômica igualmente rica no interior da Bahia em razão da produção de diamantes e agora se destaca pela produção de vinhos finos.

Produção de vinhos na Bahia

Da máxima de que vinho se conhece provando, a Vinícola UVVA impressionou o mercado nacional e internacional com a produção de vinhos finos em um altiplano do sertão da Bahia, contrariando todas as expectativas negativas (inclusive as minhas, confesso) quanto à qualidade e frescor do vinho baiano.

Ao contrário do que se imagina, com um microclima singular de 1.150 metros acima do nível do mar, solo franco argilo arenoso perfeito para vinhos mais complexos e através da técnica de dupla poda, com colheitas exclusivamente de inverno, a Vinícola UVVA conta com terroir único e amplitude térmica ideal.

Os vinhedos de altitude plantados em um solo que carrega desde as suas origens inúmeras camadas de arenitos, conglomerados e calcários, resultantes de depósitos sedimentares primitivos, se beneficiam da profundidade do terreno que permite excelente drenagem, propiciando o completo desenvolvimento das raízes e permitindo que elas busquem nutrientes em camadas mais profundas, fator que contribui para a complexidade dos vinhos.

No portal da vinícola, além de acessar fotos lindíssimas dos vinhedos e da cantina, é possível acompanhar, em tempo real, a temperatura da região, o que desconstrói a ideia do que se presume do clima da Bahia. Vale conferir.

Degustação guiada na ProWine São Paulo

Na ProWine São Paulo, a maior feira profissional de vinhos e destilados das Américas, recebi o convite para participar da “Conversa com o Produtor”, uma ação exclusiva para convidados da Vinícola UVVA durante o evento.

Na ocasião, tive o prazer de degustar junto com o enólogo Marcelo Petroli o Espumante Nature, Microlote Chardonnay 2022, Microlote Pinot Noir 22/23, Microlote Merlot 2022 e a Edição Especial 800 quilates 2018, corte de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc de produção limitada que celebra o sucesso da UVVA Cepas Diamantinas.

Os vinhos quebram todos os preconceitos que os precedem e apresentam excelente estrutura, frescor vibrante e madeira muito bem aplicada. Apesar do pouco tempo de produção, a Vinícola UVVA entrega vinhos potentes, equilibrados e que refletem excelente potencial de guarda e evolução em garrafas.

Os que mais me impressionaram foram Microlote Chardonnay 2022 e Microlote Pinot Noir 22/23, sobretudo em razão da elegância extraída destas castas no terroir da Chapada Diamantina. Os vinhos entregam muita complexidade e aparentam ter grande potencial de evolução em garrafa, o que apenas o tempo poderá nos confirmar.

Breve história da UVVA Cepas Diamantinas

Na metade do século XIX a região agropecuária no interior da Bahia atraiu aventureiros de todos os lugares, inclusive da Europa, dispostos à desbravá-la atrás do ouro e das pedras preciosas. O nome Chapada Diamantina revela um lugar rico em natureza e história, que outrora foi a maior produtora de diamantes do mundo.

150 anos depois, com a mesma perseverança dos primeiros desbravadores, uma família, também de imigrantes europeus, iniciou em 2012 um projeto vitivinícola audacioso na região de Mucugê na Bahia para produzir o que qualificam como o novo diamante da chapada – a Vinícola UVVA.

O plantio de uvas com objetivo de produzir vinhos finos de alta gama, somado ao enoturismo e à alta gastronomia, introduziu o terroir da Chapada Diamantina no mapa nacional e internacional do vinho.

Agraciado com uma vista panorâmica de mais de 80km de extensão da Serra do Sincorá, que protege os vinhedos da umidade excessiva e cria um microclima único no interior da Bahia, o terroir da Vinícola UVVA é tão singular quanto a natureza e as paisagens exuberantes que o cercam.

Enoturismo na Vinícola UVVA

A Vinícola UVVA oferece tours personalizados para que cada visita possa se transformar em uma experiência diferenciada, de momentos marcantes. Quem quiser mergulhar no universo do enoturismo na Bahia e ir além de um passeio convencional tem diversas opções de visitas para escolher, sempre com o acompanhamento de especialistas.

Para saber mais acesse www.vinicolauvva.com.br | @vinicolauvva

Informações à imprensa
Pandora Experiências de Vinhos
Fernanda Fonseca/Gabriel Malagrino
pandoraexpvinho@gmail.com 

Por Ana Carla Wingert de Moraes

1 Comentários

Renata Seabra 02/11/2024 - 02:20

Vinho e vinícola maravilhosos. A gente não imagina que na Bahia tem uma vínicola assim.

Repetir

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais