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Hãhã Wine

por Ana Wingert

No idioma nativo (Maori), o verbo HãHã significa recuperar o fôlego e é a inspiração para o logotipo encontrado em cada garrafa da vinícola HãHã Wine of New Zealand. Como adjetivo, a palavra de origem indígena significa saboroso, delicioso e gostoso.

A vinícola, que se orgulha de fazer vinhos que unem pessoas em um verdadeiro espírito de amizade, considera que a respiração é a conversa que nos conecta, traz memórias, reflexões, discussões e empreendimentos futuros. Cria histórias que ligam o passado ao presente e entrelaçam os mundos.

Os vinhos são criados por uma equipe apaixonada pelo que faz, de forma séria, mas são ao mesmo tempo acessíveis e prontos para consumo. São um convite, de braços abertos, para compartilhar o espírito de HãHã.

A Hahã Wine of New Zealand

A Hãhã Wine nasceu da união de três famílias que compartilham a paixão pelo vinho e contam com experiência na exportação agrícola e pesqueira do país, formado por duas ilhas principais no Oceano Pacífico.

Esta parceria, baseada na cultura do partilhar e do cuidado levado a cabo em todas as vertentes do processo de vinificação, reflete o respeito da empresa pela terra e seu compromisso irretocável com a qualidade e com uma abordagem ambientalmente responsável.

Como resultado, as instalações da vinícola em Hawke’s Bay, localizada cerca de 300 km da capital Wellington, são certificadas como 100% sustentáveis ​​pela Sustainable Winegrowing New Zealand.

O gosto da Nova Zelândia

Para Ant Mackenzie, enólogo chefe da vinícola, os vinhos são robustos em sabores de frutas e aromas deliciosos. São o verdadeiro sabor da Nova Zelândia: uma delícia descomplicada e pronta para partilhar em qualquer ocasião, com quem mais importa.

Aclamada internacionalmente e uma das marcas de vinho premium da Nova Zelândia que mais cresce na atualidade, a Hãhã Wine pode ser encontrada em todos os cantos do mundo e agora no Brasil. Os vinhos são produzidos com uvas de Marlborough, dos vales de Wairau e Awatere, e de Hawke’s Bay.

Pilares de sustentabilidade

“Se cuidarmos da Terra e das pessoas, cuidaremos do futuro”. A Hãhã Wine se orgulha de ser certificada como sustentável ​​pela Sustainable Winegrowing New Zealand desde 2011 e destaca seus pilares.

O Sustainable Winegrowing NZ é amplamente reconhecido como um programa de sustentabilidade líder mundial e foi um dos primeiros a ser estabelecido na indústria vitivinícola internacional em 1995.

As práticas e iniciativas de sustentabilidade são:

  • Clima – a HãHã procura continuamente formas de reduzir as emissões de CO2, dentre as quais se destacam o engarrafamento com emissão zero de carbono – sendo a primeira empresa de engarrafamento e armazenamento certificada na Nova Zelândia; a utilização de energia 100% renovável; a utilização de garrafas leves fabricadas no país com elevada percentagem de vidro reciclado; o engarrafamento dos vinhos na Ilha Norte, reduzindo o envio desnecessário de vinhos e materiais de embalagem para outras regiões.
  • Água – para minimizar e conservar água, a vinícola utiliza sistemas de irrigação eficientes nas vinhas e adota práticas para poupar água sempre que possível; realiza a lavagem do barril com vapor, água quente e sob pressão para reduzir o volume utilizado e limitar o desperdício de aditivos; as águas residuais do processo de vinificação passam por um sistema de troca de calor para resfriamento para reutilização.
  • Desperdício – práticas ecológicas são utilizadas em todos os processos de viticultura e vinificação, incluindo a devolução do bagaço da uva ao vinhedo como composto ou sua utilização como ração para animais. As águas residuais são filtradas pela primeira fazenda de minhocas em grande escala da Nova Zelândia, que remove a demanda biológica de oxigênio (DBO) e outros contaminantes.
  • Agricultura – para minimizar o uso de herbicidas e pesticidas, a vinícola pastoreia ovelhas nas vinhas durante o inverno, o que reduz a necessidade do uso de trator e devolve nutrientes ao solo. As vinhas também são plantadas entre fileiras para aumentar a diversidade do solo, melhorando a sua condição e a retenção de água, o que aumenta a resiliência das vinhas para o futuro.
  • Pessoas – mantendo-se fiel ao nome Hãhã, a vinícola consultou os habitantes locais – Ngãti Kahungunu – para garantir a prática de kaitiakitanga – tutela, proteção e preservação da terra. Além disto, declara-se ativamente empenhada em manter uma cadeia de abastecimento livre de tráfico e exploração humana.

Vale destacar que a Nova Zelândia é considerada referência mundial por promover o pensamento independente e dar ênfase em questões como a preservação do meio ambiente e a inovação em negócios sustentáveis.

Kaitiakitanga, por sua vez, é um dos conceitos fundamentais da proposta de educação implementada no país e a palavra (do idioma Maori, do povo indígena da Nova Zelândia), representa “cuidar das pessoas e do lugar, preservando os conhecimentos tradicionais em benefício das gerações futuras“.

MMV Importadora

Para a importadora, o mercado brasileiro de vinhos continua a florescer, refletindo uma crescente apreciação por vinhos de qualidade e a busca por experiências enológicas únicas e preços praticáveis.

Reconhecida por sua abordagem inovadora e comprometimento em oferecer vinhos diferenciados, normalmente orgânicos e de vinícolas sustentáveis, a MMV destaca que seu trabalho é “garimpar” vinícolas mundo afora em busca de excelência e sabores peculiares. “O foco continuará nas vinícolas pequenas, muitas vezes fontes de vinhos exclusivos e autênticos, enquanto demonstram respeito pelo meio ambiente”.

“A importância de levar aos consumidores não apenas vinhos excepcionais, mas também com uma narrativa enológica envolvente, seguirá sendo uma das premissas da empresa”, afirma Gustavo Martins, CEO da MMV.

Para saber mais, acesse:

www.mmvinhos.com.br | @mmvinhos

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Foto: @hahawine por Zara | Destination Wedding & Elopement Photographer

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