Início » Baettig Wines

Baettig Wines

por Ana Wingert

Consagrado pela produção de grandes rótulos da viticultura chilena, o enólogo Francisco Baettig encontrou em Trainguén um terroir que o inspirou a produzir vinhos elegantes, que traduzem o potencial da região e sua maestria técnica.

Baettig Wines

Fruto da amizade entre Francisco Baettig e Carlos de Carlos, responsável pelo marketing e distribuição de grandes vinhos chilenos para o mundo, Baettig Wines nasceu da semelhança da história de suas famílias e do encantamento pelas terras de Traiguén, somados à paixão por vinhos de alta qualidade, com genuíno senso de origem.

Vindas da Suíça, as famílias de Baettig e Carlos chegaram ao Chile e se instalaram nas terras ao redor de Traiguén, no Vale do Itata. E foi nesta região ao extremo sul do país em que ambos deram vida ao vinhedo Los Suizos – batizado em homenagem aos bisavós que imigraram no século XIX para as proximidades do local -, que os fez voltarem às raízes familiares através do potencial da região para a produção de vinhos de climas frios.

Com solos pedregosos e predominantemente vulcânicos, clima austero, grandes lagos e chuva abundante, a escolha das variedades Chardonnay e Pinot Noir, favorita de ambos, foi óbvia para retratar a beleza e qualidade de Traiguén.

Os vinhos são produzidos apenas à partir de vinhedos próprios, com clones varietais de alta qualidade, e buscam um estilo mais fresco, elegante e mineral, tendo como referência a finesse e elegância dos vinhos da Bourgogne, na França.

A produção em pouco mais de 20 hectares de vinhedos, sendo 9 hectares de Pinot Noir e 6,4 hectares de Chardonnay, tem como premissa a alta qualidade, baixo rendimento e mínima intervenção para refletir de forma limpa o caráter do terroir.

DO Traiguén

Localizada a 600 km ao sul de Santiago, Traiguén é uma região da província de Malleco, cujo nome na língua indígena Mapuche significa cachoeira. Com a presença de florestas nativas, lagos, cascatas, vulcões ativos e chuva abundante, conta com vários parques de proteção das espécies nativas de sua flora e fauna.

Os vinhedos de Chardonnay e Pinot Noir da Baettig Wines, plantados em solos vulcânicos antigos, não precisam de irrigação artificial e aportam característica mineral aos vinhos. Além disto, o clima predominantemente frio, com baixa radiação solar, permite a produção sustentável, bem como que as uvas amadureçam uniformemente e resultem em vinhos com álcool moderado, complexidade de aromas e excelente acidez, típica de vinhos com grande potencial de guarda.

Degustação guiada em Curitiba

Em visita ao Brasil, Francisco Baettig contou sua história e apresentou os rótulos da Baettig Wines em Curitiba, durante uma degustação guiada. Os vinhos degustados foram Vino de Viñedo Los Parientes Chardonnay 2024, Selección de Parcelas Los Primos Chardonnay 2023, Vino de Viñedo Los Parientes Pinot Noir 2024, Selección de Parcelas Los Primos Chardonnay 2023, todos com destaque da DO Traiguén em seus rótulos.

Também foram degustados os vinhos Los Compadres Cabernet Sauvignon DO Maule 2024 e Los Padrinos Selección de Parcelas Cabernet Sauvignon DO Cauquenes 2023, produzidos em vinhedos próprios na região central do Chile.

O destaque para a DO Traiguén nos rótulos é uma das características marcantes da Baettig Wines, que desde o início do projeto busca evidenciar o senso de origem do vinho em suas etiquetas, tal como ocorre na região da Bourgogne.

Os vinhos da DO Trainguén são elegantes e limpos, marcados por mínima intervenção e máxima expressão do terroir. Mesmo em safras ligeiramente mais quentes, o frescor e a mineralidade predominam, aportando finesse e alta qualidade.

Tanto o Chardonnay Viñedo Los Parientes quanto o Selección de Parcelas Los Primos evidenciam notas finas de acácia, cítricos e flores amarelas mais frescas, sem a exuberância de frutas tropicais encontradas comumente em vinhos mais comerciais da casta. Em Los Primos notam-se aromas de nozes, de mel e mais camadas de sabores, além de maior volume e presença de boca, muito bem equilibrados com o frescor da uva e a precisão do enólogo na produção de vinhos brancos de expressão.

Já nos vinhos de Pinot Noir as notas terrosas, de chá, de cereja e morango se misturam à uma deliciosa nota mineral de giz, que é bem abraçada pelo afinamento sutil em madeira francesa. Certamente o tempo mostrará uma evolução ainda mais excepcional para estes vinhos que, mesmo ainda relativamente jovens, já surpreendem com personalidade em taça.

Para Baettig, “o tempo largo de espera entre o início do projeto em 2010, quando as uvas foram plantadas, e a comercialização da primeira safra de 2016 foi fundamental para a entrega de vinhos de valor agregado, com personalidade consistente”.

Entender o lugar e afinar a mão resultou em vinhos que impressionam críticos e consumidores exigentes dos cinco países para onde os vinhos de Traiguén são importados, dos quais se destacam Japão e Inglaterra.

No Maule o trabalho é igualmente distinto e conceitual. Fugindo à regra clássica dos vinhos da região, Francisco Baettig também busca mais elegância e frescor no seu Cabernet Sauvignon, ainda que os vinhos tenham caráter menos mineral, visto que os solos são graníticos, com magma em profundidade, diferentemente dos solos vulcânicos de Traiguén.

Ademais, o enólogo agrega no DNA dos vinhos do Maule o patrimônio histórico da região, com a produção da casta francesa em vinhedos enxertados sobre vinhas centenárias e uma leve pitada das uvas País e Carignan no corte.

Francisco Baettig

Francisco Baettig tem em seu currículo largos anos de produção de grandes ícones chilenos, dentre os quais se destacam Seña, Chadwick, Rocas de Senã e Don Maximiliano. Com experiência e prestígio indiscutíveis, o enólogo segue como consultor do Grupo Errázuriz em paralelo com o desenvolvimento do seu projeto pessoal em Traiguén, no Maule e em Cauquenes.

O produtor conta também com simpatia vibrante, clareza e maestria envolvente na fala, que tornam seus vinhos ainda mais interessantes e convidativos. Foi um grande prazer compartilhar um pouco da sua presença nesta passagem!

Os vinhos da Baettig Wines são importados ao Brasil exclusivamente pela World Wine e podem ser adquiridos pelo e-commerce da importadora ou em suas lojas físicas. São vinhos para experimentar e se surpreender!

Saiba mais sobre a Baettig Wines em vinosbaetti.cl

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais