Se busco a conexão das pessoas, não tem lógica me prender em questões técnicas, sem passar dicas para que você aprenda a receber com vinho.
Para a boa recepção o ideal é focar no máximo de comidas e bebidas que agrade a maioria dos convidados, cujo gosto deve se sobressair ao seu. Como anfitrião, agrade quem você vai receber.
A sugestão para evitar erros, então, são vinhos leves, fáceis de beber ou um espumante com menor sensação de açúcar, que não se torna enjoativo e que passeia por toda a refeição, sem risco de brigar na harmonização.
Se preferir vinhos tranquilos, o mais indicado é focar na proteína que será servida no prato principal, seus temperos e formas de preparo. Busque vinhos com estrutura de corpo semelhante à comida para não serem ofuscados pelo ingrediente principal.
Agora, se cada convidado ficou responsável por levar uma garrafa, isso aumenta o risco de nem todas harmonizarem com a comida. Porém, caso esse seja o combinado, deixe seu convidado à vontade para abrir a garrafa que escolheu.
Se não tiver alguém auxiliando, deixe os vinhos expostos para que o convidado se sinta confortável para se servir. Isso faz com que a recepção flua de forma natural e diminua a tensão de prestar atenção o tempo todo na taça dos convidados.
Na dúvida, tenha sempre uma garrafa de vinho extra. Não vai estragar e pode te salvar.
Por Ana Carla Wingert de Moraes
2 Comentários
Suas dicas são muito boas!!!
E fazem parte do meu cotidiano…minhas convidadas e meus convidados tem amado!!!
🍾🥰🍷
Oba! Fico muito feliz de saber que está aproveitando na prática as dicas que dou por aqui. Que bom! 🥰