Um país onde o vinho é parte do cotidiano, motivo de orgulho e prestígio nacional.
Desde o norte em Champagne até o sul em Roussillon a França ostenta a reputação de produzir vários dos melhores vinhos do mundo. São inúmeras regiões que trazem a desculpa perfeita para voltar várias vezes.
Elegi minha wishlist e vou compartilhar com você que também adora carimbar o passaporte.
- Bourgogne – região de reputação única quando se fala em Grand Crus da França. Produz os melhores tintos de Pinot Noir e brancos de Chardonnay. Novembro, quando acontecem os leilões de Beaune, é uma ótima época para provar produtos típicos locais. Meu sonho: fazer a Route des Grand Crus que vai de Beauneaté Puligny Montrachet de bicicleta e comer esgargotse terrines da região. Além, e claro, do Bouef Bourguignon e da famosa mostarda de Dijon.
- Champagne – é na cidade de Reims onde se encontram os espumantes mais antigos nas caves da Maison Ruinart. Já em Épernay você poderá caminhar pela Avenue du Champagne e visitar vinícolas mais conhecidas como a Moët et Chandon e Dom Pérignon e a elegante Perrier-Jouët. Prepare-se para comer ostras, caviar e queijos típicos como Cendré de Champagne e Chaource.
- Alsace – localizada na fronteira entre a França e a Alemanha, é uma das províncias mais ricas do país e de extrema importância política e econômica, com relevante vida cultural e gastronômica. Famosa por aclamados vinhos brancos (92% da produção) da uva Riesling e Gewürztraminer que são sinônimo de equilíbrio e finesse.
- Provence – a região é sinônimo de verão, dias ensolarados e glamour. Produz brancos, rosés e tintos de excelente qualidade, mas são os rosés e brancos que parecem refletir a alegria da paisagem. São os pares perfeitos para a cozinha provençal, típica do mediterrâneo, com suas azeitonas, pimentões e frutos do mar.
- Rhone – região de grande contraste na produção de vinhos, que costuma ser divida em duas partes: o Vale Setentrional onde predomina a uva Syrah e as brancas Viognier, Marssane e Roussane com produção de vinhos finos e elegantes. E o Vale Meridional onde predominam as uvas Grenache, Cinsault e Mourvèdre e os vinhos tem grande influência do clima mediterrâneo, revelando-se mais potentes e encorpados.
- Bordeaux – para quem gosta de vinhos mais estruturados, envolventes e sedutores essa é a região produtora que vai encantar. Uma das mais sublimes do mundo, conta com um terroir de excelência e com vinhos mais concentrados que definem a identidade do vinho tinto bordalês. Produz também alguns dos melhores vinhos doces do mundo, de Sémillon e Sauvignon Blanc atingidas pela pourriture noble.
O país conta com diversas regiões produtoras de vinho, tem muita cultura e história para sempre querer voltar.
Comumente se fala em grandes macrorregiões produtoras de vinho divididas em: Loire, Bordeaux, Sud-Ouest, Languedoc-Roussillon, Provence, Rhone, Savoie, Jura, Bourgogne, Alsace e Champagne. Dentro delas há muito para conhecer e explorar.
Dá vontade de fazer as malas para curtir a França, né? Qual seria a sua primeira escolha? Quero saber nos comentários.
Por Ana Carla Wingert de Moraes
2 Comentários
Guia completo. A sensação é como se estivéssemos lá. Para quem ainda não conhece a região mas é amante do idioma e da cultura vitivinícola é um convite. Porque deixamos sempre para depois a realização de sonhos e desejos? Como conhecer a França por exemplo? Trabalho, família, saúde, são tantos motivos, mas acredito que tudo tem seu momento e quando acontece é porque a caminhada até a realização de um sonho serviu de aprendizado! É um deleite ouvir suas narrativas, suas histórias seu conhecimento e suas experiências. Um beijo grande de uma fã declarada🌹🍷
Fabíola, você sempre faz vibrar meu coração com tanto carinho. Tem momentos que até pergunto se mereço tanto e que agradeço a Deus por ter pessoas especiais como você sempre me acompanhando e me apoiando. Quanto aos nossos sonhos, devemos nos priorizar, mas tudo tem o tempo certo para acontecer e uma hora chegará nosso momento! Também não conheço a França ainda e quando estudo e aprendo para falar sobre vinhos me vejo lá, vivendo grandes momentos. Fico feliz que consigo passar esse sentimento nos meus textos. Grande beijo!