Início » Para curtir a França

Para curtir a França

por Ana Wingert

Um país onde o vinho é parte do cotidiano, motivo de orgulho e prestígio nacional.

Desde o norte em Champagne até o sul em Roussillon a França ostenta a reputação de produzir vários dos melhores vinhos do mundo. São inúmeras regiões que trazem a desculpa perfeita para voltar várias vezes.

Elegi minha wishlist e vou compartilhar com você que também adora carimbar o passaporte.

  • Bourgogne – região de reputação única quando se fala em Grand Crus da França. Produz os melhores tintos de Pinot Noir e brancos de Chardonnay. Novembro, quando acontecem os leilões de Beaune, é uma ótima época para provar produtos típicos locais. Meu sonho: fazer a Route des Grand Crus que vai de Beauneaté Puligny Montrachet de bicicleta e comer esgargotse terrines da região. Além, e claro, do Bouef Bourguignon e da famosa mostarda de Dijon.
  • Champagne – é na cidade de Reims onde se encontram os espumantes mais antigos nas caves da Maison Ruinart. Já em Épernay você poderá caminhar pela Avenue du Champagne e visitar vinícolas mais conhecidas como a Moët et Chandon e Dom Pérignon e a elegante Perrier-Jouët. Prepare-se para comer ostras, caviar e queijos típicos como Cendré de Champagne e Chaource.
  • Alsace – localizada na fronteira entre a França e a Alemanha, é uma das províncias mais ricas do país e de extrema importância política e econômica, com relevante vida cultural e gastronômica. Famosa por aclamados vinhos brancos (92% da produção) da uva Riesling e Gewürztraminer que são sinônimo de equilíbrio e finesse.
  • Provence – a região é sinônimo de verão, dias ensolarados e glamour. Produz brancos, rosés e tintos de excelente qualidade, mas são os rosés e brancos que parecem refletir a alegria da paisagem. São os pares perfeitos para a cozinha provençal, típica do mediterrâneo, com suas azeitonas, pimentões e frutos do mar.
  • Rhone – região de grande contraste na produção de vinhos, que costuma ser divida em duas partes: o Vale Setentrional onde predomina a uva Syrah e as brancas Viognier, Marssane e Roussane com produção de vinhos finos e elegantes. E o Vale Meridional onde predominam as uvas Grenache, Cinsault e Mourvèdre e os vinhos tem grande influência do clima mediterrâneo, revelando-se mais potentes e encorpados.
  • Bordeaux – para quem gosta de vinhos mais estruturados, envolventes e sedutores essa é a região produtora que vai encantar. Uma das mais sublimes do mundo, conta com um terroir de excelência e com vinhos mais concentrados que definem a identidade do vinho tinto bordalês. Produz também alguns dos melhores vinhos doces do mundo, de Sémillon e Sauvignon Blanc atingidas pela pourriture noble.

O país conta com diversas regiões produtoras de vinho, tem muita cultura e história para sempre querer voltar.

Comumente se fala em grandes macrorregiões produtoras de vinho divididas em: Loire, Bordeaux, Sud-Ouest, Languedoc-Roussillon, Provence, Rhone, Savoie, Jura, Bourgogne, Alsace e Champagne. Dentro delas há muito para conhecer e explorar.

Dá vontade de fazer as malas para curtir a França, né? Qual seria a sua primeira escolha? Quero saber nos comentários.

Por Ana Carla Wingert de Moraes

2 Comentários

Fabíola Paiva 25/10/2021 - 15:43

Guia completo. A sensação é como se estivéssemos lá. Para quem ainda não conhece a região mas é amante do idioma e da cultura vitivinícola é um convite. Porque deixamos sempre para depois a realização de sonhos e desejos? Como conhecer a França por exemplo? Trabalho, família, saúde, são tantos motivos, mas acredito que tudo tem seu momento e quando acontece é porque a caminhada até a realização de um sonho serviu de aprendizado! É um deleite ouvir suas narrativas, suas histórias seu conhecimento e suas experiências. Um beijo grande de uma fã declarada🌹🍷

Repetir
Ana Carla 26/10/2021 - 09:38

Fabíola, você sempre faz vibrar meu coração com tanto carinho. Tem momentos que até pergunto se mereço tanto e que agradeço a Deus por ter pessoas especiais como você sempre me acompanhando e me apoiando. Quanto aos nossos sonhos, devemos nos priorizar, mas tudo tem o tempo certo para acontecer e uma hora chegará nosso momento! Também não conheço a França ainda e quando estudo e aprendo para falar sobre vinhos me vejo lá, vivendo grandes momentos. Fico feliz que consigo passar esse sentimento nos meus textos. Grande beijo!

Repetir

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais