No meu segundo dia em Mendoza – Argentina conheci a Viña Cobos, em Luján de Cuyo.
A vinícola que desde o início se preocupou com a produção de vinhos de alta gama -, sob o olhar e comando de Paul Hobss, evidencia a máxima expressão do terroir da Argentina e tem grande reputação mundial.
É uma bodega moderna, de arquitetura e decoração impecável, que conversa com a elegância dos rótulos.
Aprimoramento e reconhecimento mundial
Paul Hobbs levou quase uma década aprimorando os vinhos da Viña Cobos, até apresentar rótulos de qualidade diferenciada, na intenção de colocar a Argentina na linha de frente dos vinhos de alta gama.
Destacando a Malbec como casta emblemática do país e com o objetivo de descobrir o real caráter e expressão do terroir mendocino, há 25 anos deu início a um projeto inovador de autenticidade, complexidade e elegância.
Há muita análise de perfil de solo e aplicação de técnicas de agronomia para melhoramento da qualidade das parcelas dos vinhedos e da uva. A agronomia direciona a enologia, tudo muito bem conduzido por Andres Vignoni e Facundo Impagliazzo.
Detalhe, qualidade suprema, respeito pela natureza e paixão se refletem em cada garrafa. Os vinhos de Chardonnay, Malbec, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc obtidos através de trabalho artesanal, retratam a conexão entre vinhedo e produção.
Produzidos a partir de três vinhedos próprios (Marchiori, Zingaretti e Chañares) e de vinhedos de produtores mendocinos, os vinhos guardam o legado da vinícola que alcançou os primeiros 100 pontos sul americanos em uma revista internacional; pontuação que se repetiu em outras duas safras avaliadas por James Suckling, confirmando a reputação e consistência da Cobos em nível mundial.
Degustação na Viña Cobos
Fui recebida com o delicioso Bramare Chardonnay 2019. Dos vinhos tintos, experimentamos o Bramare Malbec e o Bramare Cabernet Sauvignon. ambos da safra 2018, para comparar diferenças entre as uvas.
Depois degustamos o Vinculum Malbec 2018 – expressivo e fresco, feito com o blend de vinhedos de Luján de Cuyo e Valle do Uco. Refinado e marcante.
Por fim, para notar as sutilezas de cada plantação, provamos o Malbec de Chañares Estate, localizado em Los Árboles – pronto, intenso frutado e saboroso; e o Malbec Zingaretti Estate, localizado em Villas Bastías – com bastante mineralidade, notas de frutas negras e muita presença.
A visita foi conduzida de forma leve, alegre e muito inteligente por Martina Ferrer Plagliarulo. Tudo exclusivo e bem personalizado. Experiência que ficará para sempre na memória e no coração.
Obrigada, Edi Biassi, Andres Vignoni e Grand Cru Curitiba pela oportunidade.
Por Ana Carla Wingert de Moraes
Foto de capa: @vina.cobos