Início » Viña Cobos

Viña Cobos

por Ana Wingert

No meu segundo dia em Mendoza – Argentina conheci a Viña Cobos, em Luján de Cuyo.

A vinícola que desde o início se preocupou com a produção de vinhos de alta gama -, sob o olhar e comando de Paul Hobss, evidencia a máxima expressão do terroir da Argentina e tem grande reputação mundial.

É uma bodega moderna, de arquitetura e decoração impecável, que conversa com a elegância dos rótulos.

Aprimoramento e reconhecimento mundial

Paul Hobbs levou quase uma década aprimorando os vinhos da Viña Cobos, até apresentar rótulos de qualidade diferenciada, na intenção de colocar a Argentina na linha de frente dos vinhos de alta gama.

Destacando a Malbec como casta emblemática do país e com o objetivo de descobrir o real caráter e expressão do terroir mendocino, há 25 anos deu início a um projeto inovador de autenticidade, complexidade e elegância.

Há muita análise de perfil de solo e aplicação de técnicas de agronomia para melhoramento da qualidade das parcelas dos vinhedos e da uva. A agronomia direciona a enologia, tudo muito bem conduzido por Andres Vignoni e Facundo Impagliazzo.

Detalhe, qualidade suprema, respeito pela natureza e paixão se refletem em cada garrafa. Os vinhos de Chardonnay, Malbec, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc obtidos através de trabalho artesanal, retratam a conexão entre vinhedo e produção.

Produzidos a partir de três vinhedos próprios (Marchiori, Zingaretti e Chañares) e de vinhedos de produtores mendocinos, os vinhos guardam o legado da vinícola que alcançou os primeiros 100 pontos sul americanos em uma revista internacional; pontuação que se repetiu em outras duas safras avaliadas por James Suckling, confirmando a reputação e consistência da Cobos em nível mundial.

Degustação na Viña Cobos

Fui recebida com o delicioso Bramare Chardonnay 2019. Dos vinhos tintos, experimentamos o Bramare Malbec e o Bramare Cabernet Sauvignon. ambos da safra 2018, para comparar diferenças entre as uvas.

Depois degustamos o Vinculum Malbec 2018 – expressivo e fresco, feito com o blend de vinhedos de Luján de Cuyo e Valle do Uco. Refinado e marcante.

Por fim, para notar as sutilezas de cada plantação, provamos o Malbec de Chañares Estate, localizado em Los Árboles – pronto, intenso frutado e saboroso; e o Malbec Zingaretti Estate, localizado em Villas Bastías – com bastante mineralidade, notas de frutas negras e muita presença.

A visita foi conduzida de forma leve, alegre e muito inteligente por Martina Ferrer Plagliarulo. Tudo exclusivo e bem personalizado. Experiência que ficará para sempre na memória e no coração.

Obrigada, Edi Biassi, Andres Vignoni e Grand Cru Curitiba pela oportunidade.

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Foto de capa: @vina.cobos

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais