Início » Vertical Ícono

Vertical Ícono

por Ana Wingert

Curitiba será palco de uma experiência única com vinhos ícones da Penedo Borges Bodega Boutique.

O almoço que contará com a presença de Euclides Penedo Borges, sócio fundador da vinícola, e de Eduardo Paes de Andrade, International Sales e Marketing, será harmonizado com a criativa e premiada gastronomia do Nomade, sob o comando do chef Luan Honorato.

O evento será organizado pela GastroRosé, empresa especializada em experiências únicas e personalizadas de enogastronomia, sob o comando de Ana Wingert.

Degustação vertical Ícono

A degustação será conduzida por Euclides Penedo Borges e contará com uma experiência inédita no Brasil do vinho Ícono em suas safras 2017, 2018, 2019 e 2020.

Como o próprio nome indica, Ícono é o vinho icônico da adega. Elaborado com uma seleção dos melhores lotes de microvinificação de cada colheita, representando a essência, a história e o espírito da vinha e da adega.

Vale lembrar que vinho é produto da natureza e depende dos caprichos do clima. E essa é uma das suas riquezas e fascínios, porque a cada ano temos o prazer de degustar um novo vinho, sobretudo em produções artesanais.

Em degustações verticais, em que se provam juntas safras diferentes de um mesmo vinho, além de ser possível perceber a evolução do vinho em cada garrafa, é também possível sentir os efeitos do clima em cada ano. Uma viagem prazerosa pelo reflexo das uvas que se expressam de modo distinto a cada colheita.

Os vinhos Ícono Penedo Borges serão harmonizados com arroz de porco defumado com linguiça de camarão e também com cordeiro assado com batatas trufadas, queijo tulha e redução de jabuticaba.

Blanc de Malbec

A experiência iniciará com o frescor, delicadeza e o sutil toque amanteigado do vinho Penedo Borges Blanc de Malbec 2023. Vinho branco produzido com a uva símbolo do país, fermentado sem contato com as cascas, através de práticas sustentáveis e cuidado artesanal.

O vinho é reflexo da qualidade e autenticidade que permeiam a vinícola Penedo Borges, cujo foco é especialmente voltado ao mercado consumidor do Brasil e foi sucesso absoluto em sua safra inicial no país.

Blanc de Malbec será acompanhado de guioza de camarões, bisque com creme de leite e capuchinhas.

Malbec Tardío

O final da degustação será com Malbec Tardío, vinho doce de edição limitada da vinícola boutique.

Elaborado à partir de uvas colhidas tardiamente, o vinho apresenta concentração natural de açúcares e sabores, preservando a pureza da uva Malbec, sua complexidade, frescor equilibrado e riqueza aromática.

A sobremesa que o acompanhará será entremet de chocolate meio amargo e café com frutas negras.

Penedo Borges Bodega Boutique

Localizada em Alto Agrelo, em Luján de Cuyo, Penedo Borges Bodega Boutique produz vinhos mendocinos de alta gama, que nascem da viticultura artesanal e da tecnologia sustentável.

Formada por sócios argentinos e brasileiros, a bodega tem como principal missão resgatar o valor artesanal do vinho, a elaboração manual, a baixa intervenção e uma produção paciente, detalhista e sustentável.

O projeto teve início no ano de 2005 para a construção de uma vinícola boutique, moderna e minimalista e, posteriormente em 2021, relançou sua marca e seu portfólio com a necessidade de mostrar ao mundo o aprendizado de quase duas décadas com o objetivo de resgatar a essência tradicional do vinho, manter seu valor artesanal e se tornar uma vinícola líder no setor em termos de microprocessamento.

Unindo a vasta trajetória de Euclides Penedo Borges – engenheiro carioca, dirigente e professor da Associação Brasileira de Sommeliers/Rio de Janeiro – e sua paixão pelo vinho, a bodega elegeu um dos terroirs mais elegantes e finos da Argentina, com vista para o Cordón del Plata, para a elaboração de vinhos pensados para consumidores modernos e paladares exigentes.

Conduzida por princípios que mesclam artesanato com tecnologia, o clássico com o moderno, a vinícola conta com produção limitada de vinhos e linhas praticamente exclusivas e soma um investimento de mais de US$ 4 milhões de dólares desde sua fundação.

Jorge Cahiza, Presidente da Penedo Borges, lidera a equipe da vinícola desde o seu início, em um caminho de constante inovação, crescimento e cuidado com a qualidade e o espírito artesanal dos vinhos.

O Diretor de Enologia, Juan Manuel González (De Angeles e Gozález & González), iniciou a sua carreira em 1998, passando por adegas como Fecovita, Trivento e Benegas, além de ter integrado a equipe Eno-Rolland, ampliando sua experiência com colheitas no Château Le Gay, em Pomerol na França. Em 2018, uniu-se à equipe da Penedo Borges, primeiro como assessor, passando depois para o cargo de diretor de enologia, e recentemente foi incorporado ao quadro societário da vinícola, integrando o seu Conselho de Administração.

Os trabalhos na vinha e adega seguem acompanhados pelo sócio-fundador Euclides Penedo Borges, com consultoria do respeitadíssimo Santiago Mayorga.

Certificação Internacional Empresa B

Seu compromisso social e com o meio ambiente resultou na certificação, em 2017, como Empresa B, o que indica os altos padrões de desempenho social e ambiental da marca, sua transparência e responsabilidade empresarial.

A bodega conta com painéis solares que cobrem 80% de seu consumo de energia e com uma planta de reciclagem de efluentes líquidos, classificação de resíduos e irrigação por gotejamento em seus 50 hectares, confirmando seu compromisso com o meio ambiente.

Também se associou ao projeto Vinos de Luz, que realiza ações junto a ONGs locais, utilizando os vinhos como ferramenta para o financiamento de programas sociais, educativos, desportivos, de saúde e de moradia.

Detalhes da produção artesanal

Nos últimos anos, a equipe Penedo Borges, numa busca incessante pela excelência e pela melhoria contínua, obteve inúmeras certificações que atestam o cumprimento de elevados padrões de qualidade, bem como o seu compromisso com a sustentabilidade, o caráter e o desenvolvimento humano.

Com produção anual de 190.000 litros, a equipe de enologia é responsável por cada um dos vinhos. Tradição e inovação desempenham um papel fundamental em todo o processo de produção da vinícola.

Os vinhos são reflexo fiel da identidade do seu terroir e sua intensidade e equilíbrio são o resultado do trabalho na vinha e na adega, com realce das características de cada casta. As uvas, colhidas e selecionadas manualmente, são elaboradas cuidando ao mais ínfimo pormenor, com todo o esforço, dedicação e paixão dos enólogos em cada um de seus pequenos lotes, na procura permanente do mais alto nível.

Na cave subterrânea, com umidade e temperatura controladas, os vinhos são armazenados em barricas de carvalho francês e americano. E os já engarrafados permanecem lá até ao final do seu processo de maturação para garantir extrema qualidade.

A Vertical Ícono será exclusiva para convidados.

Para saber mais sobre a vinícola, acesse www.penedoborges.com | @penedoborges

Eduardo Paes de Andrade – International Sales & Marketing Penedo Borges Bodega Boutique

eduardo.paesdeandrade@penedoborges.com

+55 (11) 99982-4552

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais