A Olivícola Zuelo traz a cultura do azeite de oliva para a mesa. Tem como objetivo produzir azeites extra virgem de qualidade, que refletem o local de origem, além de estudar a diversidade de variedades de azeitonas presentes em Mendoza.
Na Zuelo são cultivadas oitenta variedades de azeitonas e produzidos apenas azeites de oliva extra virgem, de forma orgânica, sem pesticidas ou agrotóxicos. É na Finca Maipú onde são produzidos os blends da linha Zuelo e os varietais da linha Zuccardi, com variedade de perfis e apresentações tanto para a cozinha profissional quanto familiar.
Deliciosos, saborosos, picantes e frescos, todos os azeites são feitos apenas com a primeira extração da azeitona para garantir os benefícios e qualidades do fruto.
O cultivo da oliveira é feito com consciência ambiental e na busca de inovar e desenvolver novos produtos para espalhar o entusiasmo e a paixão por este alimento tão natural, rico e saudável.
O projeto da Família Zuccardi
Fundada em 1963, por Alberto e Ema Zuccardi, a Família Zuccardi, a partir do desenvolvimento de um inovador sistema de irrigação, descobriu sua vocação para a viticultura, plantou os primeiros vinhedos e desenvolveu os primeiros vinhos da família.
Desde o início as três gerações da família trabalham com convicção e paixão para desenvolver a região de Mendoza, buscando a expressão mais genuína do lugar em cada vinho e azeite.
A produção de azeites de alta qualidade iniciou em 2004, quando Miguel Zuccardi passou a fazer parte da empresa e assumiu o projeto com objetivo de destacar a alta qualidade dos azeites da região, criando uma categoria diferenciada de azeites na Argentina.
Com a premissa de produzir o máximo potencial de qualidade, a Zuelo possui 220 hectares de olival próprios. O trabalho dedicado na área de pesquisa e desenvolvimento e a tecnologia de ponta no processo produtivo permitem a evolução permanente e tem a inovação como filosofia de trabalho.
Visita em Finca Maipú
Miguel Zuccardi ao abrir a Zuelo para visitação busca partilhar a mesa e os azeites frescos, além de permitir aos visitantes que percorram o olival, desfrutem da paisagem e que retornem para casa conhecendo cada passo do processo que leva o azeite desde a oliveira até à sua mesa.
A visita se encerra no restaurante Pan y Oliva com degustação dos azeites extra virgem da temporada. No outono, época da colheita, é possível fazer a experiência de colher as azeitonas com as próprias mão, conhecer o processo de produção e fazer seu próprio azeite de oliva.
Uma experiência rica e inesquecível para quem visita Mendoza!
Por Ana Carla Wingert de Moraes
Foto de capa: Gabriel Marchetta