A Viña Morandé
Fundada em 1966 por Pablo Morandé, a vinícola chilena conta com uma genuína história de inovação em busca de excelência desde a sua criação. Sua constante experimentação e ousadia dão origem a um vasto portfólio de vinhos sem precedentes, reconhecidos pela sua alta qualidade e pioneirismo.
De um lado a vinícola mostra o perfil clássico dos vinhos do Maipo e do Maule, com estrutura e potência típicas da viticultura chilena. Os vinhos são elegantes e distintos, com tipicidade de casta e uso adequado da madeira.
De outro, a viticultura e enologia de precisão em climas frios da zona do Pacífico, com vinhos frescos, com textura e volume, evidenciam seu pioneirismo no Vale de Casablanca, que hoje se estende igualmente a um dos vales mais austrais do país, o Valle del Malleco, e às regiões do Itata e de Limarí.
A Morandé vive seu melhor cenário, comercial e de qualidade
Com a ideia de ressaltar a desconhecida diversidade do Chile, a vinícola tem alma, sentido e responsabilidade social, tanto do ponto de vista de preservação do patrimônio vitivinícola do país, quanto do incentivo e valorização de pequenos produtores de vinhedos centenários e quase esquecidos. Nesse contexto, tem desempenhado papel importante no setor em termos de inovação e vanguarda, além de explorar novas fronteiras.
Patricio Tapia, responsável pelo Guia Descorchados – que reúne os principais vinhos e produtores do setor na América Latina há mais de 25 anos -, ressalta que a Viña Morandé é “uma vinícola decisiva na história recente do vinho chileno”.
Ricardo Baettig, enólogo chefe da vinícola, há doze anos faz o trabalho de manter o perfil pioneiro de Pablo Morandé, agregando suas notas de personalidade e modernização aos vinhos. Visionário, criativo e apaixonado, o enólogo possui duas características cativantes que, sem dúvida, se traduzem no caráter de seus vinhos: astúcia e audácia.
Atualmente, o diretor enológico é apontado como um dos atores mais relevantes da sua geração e os reconhecimentos e premiações em nível mundial o coroam igualmente como sinônimo de excelência através da inovação, tal qual seu mentor.
Morandé Black Series
Com ímpeto explorador incansável e mais de 25 anos de experiência viajando pelos diferentes vales do Chile em busca de origens diversas que permitam criar vinhos com diferentes expressões, a Morandé chegou a um dos vales mais austrais, o Valle del Malleco, para cultivar uvas e obter vinhos de elegância e complexidade singulares.
Morandé Black Series é o reflexo do espírito pioneiro, de inovação em busca da excelência e da paixão por trabalhar castas clássicas em novas origens para criar vinhos de grande personalidade e caráter distinto.
Morandé Black Series Pinot Noir DO Traiguén Valle del Malleco deriva de um vinhedo localizado no coração da região de Araucanía, entre a cordilheira dos Andes e a cordilheira de Nahuelbuta.
Seus solos vulcânicos com brechas antigas e de média a baixa fertilidade, bem como os seus invernos frios e chuvosos, permitem que as uvas desfrutem de um processo de amadurecimento lento e constante, mantendo a sua acidez e produzindo um vinho de alta qualidade, elegante, vertical, com taninos finos e caráter frutado concentrado.
A Decanter, uma das revistas de maior prestígio mundial do setor, classificou Morandé Black Series como o Melhor Pinot Noir do Chile em sua mais recente degustação na categoria. Com 96 pontos, Morandé Black Series Pinot Noir, em sua safra 2020, liderou a degustação, sendo o melhor classificado entre todos os vinhos chilenos da variedade Pinot Noir.
O vinho foi também aclamado pela crítica internacional Jancis Robinson, que considerou Morandé Black Series Pinot Noir o melhor vinho do Chile. Dentre outros críticos, Robert Parker igualmente destacou Morandé Black Series em suas respeitadas avaliações.
Morandé Black Series Chardonnay DO Traiguén Valle del Malleco entrega aromas intensos e complexos. Em boca apresenta textura e muita elegância. Sua longa persistência realça o caráter de delicado de mineralidade.
Por fim, Morandé Black Series Syrah, produzido no Valle del Limarí, uma região também extrema, peculiar e exuberante ao norte do Chile, passa a fazer parte da linha mais inovadora da Viña Morandé.
Atraída pelas características únicas de clima e solo de um vinhedo de Syrah plantado em solos calcários e que mostra grande caráter, em uma zona com clima mediterrâneo costeiro e brisas frescas, a Morandé produz vinhos elegantes e muito frescos. Black Series Syrah se caracteriza pela grande pureza varietal e pelo seu nariz complexo de cereja negra, amora fresca e notas de madeira bem integradas. Em boca é firme, intenso, de grande equilíbrio e elegante.
House of Morandé
Respaldado pela sua longa história, o vinho ícone da Viña Morandé provém dos melhores lotes da propriedade em San Bernardo, localizada em Maipo Alto. É um blend clássico de Bordeaux à base de Cabernet Sauvignon com adição de outras variedades tintas como Cabernet Franc e a casta Carignan.
Vinícola Aventura
Representação de um sonho que retrata o pioneirismo e o desejo de experimentação em busca de excelência e grande marco para a vinícola no ano 2022, a Vinícola Aventura é um lugar único, para vinhos únicos.
O espaço está alinhado com a metodologia de trabalho levado a cabo nos últimos anos, focado na procura de vinhos inovadores. A busca inclui novas denominações de origem, resgate de castas patrimoniais, cortes inexplorados e surpreendentes, métodos de vinificação não tradicionais, autenticidade e excelência.
Projetada pelo arquiteto Samuel Claro, mescla sua beleza arquitetônica com a paisagem local. Foi construída de forma a fazer parte da vinha, encravada no seu solo, profundamente, como as raízes que alimentam as uvas.
A adega subterrânea visa cuidar do meio ambiente e minimizar a intervenção no campo, utilizando a gravidade a favor do vinho. Além de cuidar da uva, a adega de gravidade permite economia significativa de energia.
Da mesma forma, seus espaços abertos, grandes janelas e paredes de vidro permitem maximizar o aproveitamento da luz natural na produção dos vinhos.
Projeto que só poderia ser concebido por uma vinícola com clara visão de futuro, sólido histórico de inovação e aposta na produção de vinhos de alta qualidade.
O enólogo Ricardo Baettig
Ricardo Baettig é apontado como um dos atores mais relevantes da sua geração. É engenheiro agrônomo e enólogo pela Universidade do Chile e Mestre em Viticultura e Enologia pela Universidade de Torino, na Itália, onde assessorou vinícolas nas regiões da Toscana, Piemonte e Friuli antes de assumir o projeto junto à Viña Morandé.
As premiações recentes de Morandé
Com participação destacada no Guia Descorchados e o Melhor Tinto do Chile em 2022, a Viña Morandé segue colecionando títulos e intensificando sua referência em nível mundial.
Também em 2022, Black Series Chardonnay, com a safra 2020, foi escolhido entre os vinte melhores Chardonnays do mundo pela prestigiada The Drink Business.
Já em 2023 o La Cav, Club de Amantes del Vino do Chile, elegeu a Viña Morandé como vinícola do ano, reconhecendo o enólogo Ricardo Baettig como enólogo do ano, House of Morandé 2020 o melhor vinho ícone do Chile pelo segundo ano consecutivo, Morandé Edición Limitada 2020 o melhor Carmenère e Bestiario 2021 como o melhor blend branco.
Distribuição mundial
Atualmente a Viña Morandé tem distribuição mundial em mais de 45 países, nos cinco continentes.
No Brasil, a vinícola possui importação direta e no Paraná é importada pela Mise en Place Wine, empresa que alia qualidade, sofisticação e conhecimento ao mercado do sul do país.
Por Ana Carla Wingert de Moraes
1 Comentários
Astúcia e audácia é o que esperamos na primeira confraria de 2023! Belo texto Ana!!