A Viña Montes, vinícola de ponta chilena e com 30 anos de presença no mercado brasileiro, anunciou em março de 2023 sua parceria com a Berkmann para a distribuição de seus vinhos no Brasil, especialmente no eixo RJ/SP.
Durante jantar para comunicadores e profissionais, a Berkmann e Aurélio Montes, fundador e CEO da Viña Montes, apresentaram a história da vinícola e nove rótulos especiais. No evento, importadora e vinícola revelaram um pouco mais da parceria que permitirá à Viña Montes expandir sua presença e aumentar a acessibilidade de seus vinhos no mercado brasileiro.
Inquieto e ousado, Aurélio Montes fez da Viña Montes uma das vinícolas mais prestigiadas e premiadas do Chile – com grande destaque no cenário mundial – e hoje pretende dobrar a exportação para o Brasil.
Os vinhos degustados no jantar foram Sparkling Angel Brut, Outer Limits Sauvignon Blanc 2022, Monter Alpha Chardonnay 2021, Montes Alpha Special Cuvée Cabernet Sauvignon 2020, Montes Wings 2019, Montes Alpha M 2020, Purple Angel 2020, Montes Folly 2020 e o grande ícone da vinícola Taita 2017.
Os caminhos da nova parceria
A Berkmann é uma renomada importadora e distribuidora de vinhos no Brasil, com forte rede de canais de distribuição em todo o país. A nova parceria permitirá à Viña Montes aproveitar a expertise e a rede estabelecida da importadora para levar seus vinhos a um público ainda mais amplo.
“Estamos animados em nos associar à Berkmann e expandir nossa presença no Brasil”, disse Aurélio Montes, fundador da Viña Montes. “O Brasil é um mercado importante para nós, e acreditamos que essa parceria nos ajudará a nos conectar melhor com nossos clientes e oferecer vinhos excepcionais aos amantes do vinho no país”, acrescenta o produtor.
Sobre o acordo a Berkmann distribuirá uma variedade de vinhos da Viña Montes incluindo as linhas premium Montes Alpha, Outer Limits, os vinhos ícone Purple Angel, Montes Folly e Montes Alpha M, entre outros. A parceria também inclui atividades de marketing e promoção para aumentar a conscientização da marca e aumentar as vendas no país.
“Nosso foco tem sido claro em proporcionar uma experiência premium, com produtos cuidadosamente selecionados, acompanhados de educação e suporte ao cliente. Temos como objetivo levar o vinho para todos, a todos os lugares, conectando o mundo por meio do sabor”, conta Diego Arrebola, Chief Wine Officer, responsável pelo portfólio e pela área de eno-educação da Berkmann Brasil.
“Ao longo de nossa negociação ficou claro um grande alinhamento cultural com a Viña Montes que tenho agora o orgulho de representar após ter trabalhado com seus vinhos ao longo de meus quase 20 anos de carreira”, diz.
Masterclass de Viña Montes
Recentemente, na Berkmann Annual Tasting, Aurélio Montes del Campo, filho do fundador e enólogo chefe responsável pela vinícola chilena ministrou também em São Paulo uma Masterclass para comunicadores do vinho e profissionais especializados.
Por ocasião do evento realizado em maio, o produtor destacou a coragem dos quatro fundadores que decidiram revolucionar o Chile através da Viña Montes, criando condições excepcionais para competir com os melhores vinhos do mundo.
Ressaltou também a diversidade e energia chilena, apontado destaque para a região austral de Chiloé, ainda em fase de investigação pela vinícola, especialmente com uvas brancas, como Riesling, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Gewürztraminer.
Por fim, conduziu a degustação de sete rótulos da Viña Montes, com enfoque para a grande novidade e lançamento do portfólio: o vinho Montes Wings, que segundo del Campo “já nasce com alma completa”.
Wings surge como uma nova leitura da emblemática Carmenère, com menos extração e taninos mais macios, apresentando-se pronto e fácil para beber, o que pode indicar uma nova tendência na vinícola.
Foram degustados também Montes Alpha Special Cuvée Cabernet Sauvignon 2020, Montes Alpha M 2019, Montes Alpha Syrah 2019, Montes Folly 2019, Montes Alpha Carmenère 2019 e Purple Angel 2019.
Sobre a Viña Montes
Vinícola chilena fundada em 1988 por Aurelio Montes, Douglas Murray, Alfredo Vidaurre e Pedro Grand. Conhecida pelo compromisso com a qualidade e sustentabilidade, a Viña Montes produz uma variedade de vinhos premiados, incluindo sua icônica linha Montes Alpha. Recebeu inúmeras homenagens e prêmios por seus vinhos, incluindo o título de “Vinícola do Ano” pela revista Wine & Spirits.
O enoturismo também é grande destaque da Viña Montes. Em 2022 a vinícola recebeu medalha de bronze na lista da World’s Best Vineyards, que elegeu as cem vinícolas mais bonitas do mundo, ficando atrás apenas da Marchesi di Antinori e da Marqués de Riscal.
Sobre a Berkmann Wine Cellars
A Berkmann Wine Cellars nasceu na Inglaterra em 1964. Fundada por Joseph Berkmann, oriunda de sua operação de restauração e que posteriormente evoluiu para distribuição dedicada ao mercado on-trade. Hoje a empresa figura como um dos principais distribuidores junto aos canais B2B de todo o Reino Unido, permanecendo uma empresa familiar.
Faz parte de sua cultura, a disseminação do conhecimento de vinho e um desses pilares é ter construído durante anos e com marcas relevantes, um portfólio dedicado a esse propósito.
Sobre a Berkmann Brasil
A Berkmann está presente no Brasil desde 2015 com atuação relevante no mercado de vinhos, cobrindo as áreas do Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste nos canais de vendas on, off trade e varejo nacional.
Seu portfólio inclui os vinhos de Marchesi Antinori, inclusive os icônicos Tignanello e Solaia, importados exclusivamente pela Berkmann no Reino Unido e no Brasil, além de marcas de grande relevância e qualidade como Bodega San Huberto, Champagne Testulat, Tournon, Famiglia Cotarella, entre outros.
Foi um grande prazer ter acesso à nova estratégia da Viña Montes no Brasil. Obrigada, Fernanda Fonseca, Diego Arrebola e Berkmann pela oportunidade de participar da Masterclass de Viña Montes na Berkmann Annual Tasting e pelo convite para o jantar com Aurélio Montes, que veio ao país oficializar seu novo modelo de importação.
Conhecer mais da história da vinícola através do seu fundador e do enólogo chefe atual só me agrega ainda mais vontade de comunicar a Viña Montes no Brasil.
Por Ana Carla Wingert de Moraes