A nova lista da World’s Best Vineyards 2023 apontou os principais destinos de enoturismo do mundo.
Se você ama vinhos e quer planejar suas férias, esta é uma lista com as primeiras dez colocadas (em beleza e experiência) para começar. Algumas que, inclusive, seguem no ranking da coroação desde a premiação do ano 2022.
1. Catena Zapata
Catena Zapata é hoje um centro de estudo vitícola detalhado, com vinhedos apelidados de Grand Crus da Argentina. Nicolás Catena é um dos enólogos mais condecorados vivo e levou a vinificação do país à alturas vertiginosas que agora a diferenciam.
Atualmente a propriedade é administrada por Laura Catena, que criou o Catena Institute of Wine, desenvolvendo o código de sustentabilidade da Argentina e colaborando com as melhores universidades do país para ampliar o potencial do vinho argentino.
Inspirada nos templos Maias, a vinícola em forma de pirâmide é uma atração à parte. Atualmente, oferece três novos passeios, que devem ser reservados: “Family is Everything”, que descreve o progresso enológico da família; a experiência “Blending Games”, que te transforma em um enólogo por um dia; e o tour “Wine and Music”, sessão multissensorial que dá vida aos vinhos de maneira moderna e inovadora.
2. Bodegas de Los Herderos del Marqués de Riscal
A bodega que por muitos anos certamente estará repetida nas melhores listas de vinícolas para uma experiência premium é uma verdadeira obra de arte.
A edificação do hotel da vinícola é toda rodeada de fitas de alumínio retorcidas que, sob o lindo sol espanhol de Rioja, brilham para revelar todas as cores que aparecem nas garrafas e no próprio vinho da Marqués de Riscal. A obra de arte contemporânea é justaposta com a bodega do século XIX, que contém alguns dos vinhos de Rioja mais antigos do mundo.
Para completar a experiência, a propriedade conta com um extenso campo de golfe, o luxuoso spa Caudalie Vinothérapie e um restaurante com estrela Michelin liderado pelo chef Francis Paniego.
3. VIK Wine
Elegante e peculiar, a luxuosa VIK Wine está localizada entre maravilhosos cerros no privilegiado micro terroir de Millhaue, no Vale de Cachapoal, também no Chile.
A vinícola tem obras por todos os cantos, desde a arquitetura contemporânea da edificação da bodega e da sala de barricas, do restaurante Pavillion Restaurant até o luxuoso hotel VIK, que possui uma piscina com borda infinita para a montanha e com o chão que simula as estrelas do céu pela noite.
Com estilo único em cada uma de suas 22 suítes, os hóspedes têm 4.000 hectares para explorar a cavalo, de bicicleta ou de carro desde a montanha. Além do restaurante Pavilion a VIK tem mais dois restaurantes localizados no hotel, todos com autêntica cozinha chilena.
4. Creation
Algumas horas da costa da Cidade do Cabo com um clima frio ideal para produzir Chardonnays e Pinot Noirs frescos e refinados, a beleza natural da vinícola que conta com crescente reputação de vinificação é estonteante.
Com abordagem moderna da agricultura, vinificação e hospitalidade, Creation se transformou em um destino imperdível na África do Sul.
Os gastrônomos podem se deliciar com a comida sazonal, de origem local e saudável do menu à la carte e combinações divertidas de comida, como a popular experiência de chocolate. Os hóspedes são incentivados a explorar os terrenos (ao longo dos quais estão repletas de inúmeras obras de arte, com exposições regulares de artistas locais) e a aproveitar ao máximo as caminhadas locais e os safáris de bicicleta, destacando a inimitável vegetação fynbos do Cabo.
5. Château Smith Haut Lafitte
Em 1990, a propriedade foi comprada pelo ex-esquiador olímpico Daniel Cathiard e sua esposa Florence, que adotaram a agricultura biodinâmica e trouxeram um certo je ne sais quoi para hospedar, transformando esta vinícola por excelência em Bordeaux em um destino de luxo.
Os Cathiards juntaram-se aos negócios com suas filhas: Mathilde usa as sementes de uva e mudas de videira da propriedade para sua própria marca de beleza de sucesso internacional, Caudalie, enquanto Alice administra dois hotéis, sendo um deles na propriedade em Bordeaux.
O cinco estrelas Les Sources de Caudalie é um refúgio opulento bem no meio dos vinhedos. Dentro de sua estrutura de madeira, você pode desfrutar do restaurante La Grande’Vigne, com duas estrelas Michelin, ou de pratos mais rústicos na aconchegante pousada rural La Table du Lavoir. Um spa oferece Caudalie Vinothérapie e com loja, wine bar, piscina, academia, sauna, quadra de tênis e muito mais, uma noite pode não ser suficiente.
6. Bodega Garzón
Construída nas colinas de Maldonado, no sul do Uruguai, encontra-se a imponente e ambiciosa Bodega Garzón, que tem o primeiro vinhedo com certificação Silver LEED (liderança em energia e design ambiental) fora da América do Norte.
A propriedade conta com biodiversidade vibrante, que inclui florestas nativas intocadas, e exemplos impressionantes de rochas antigas que se projetam nos porões subterrâneos, fazendo parte da própria arquitetura. O visitante pode fazer caminhadas e piqueniques, passeios a cavalo e voo com balão de ar quente, que sobrevoa o campo de golfe Garzón Tajamares, polvilhado com lagos idílicos e que foi modificado pelo Masters e campeão do US Open, Ángel Cabrera para otimizar o jogo.
Não bastasse tudo isto, o restaurante da vinícola é comandado por Francis Malmann. Conta com 120 lugares e oferece uma série de opções de menu, todos harmonizados. E, para uma experiência mais prática, o restaurante oferece aulas de culinária que ensinam algumas das técnicas de Malmann.
7. Montes
A medalha de bronze veio para a América do Sul e, o melhor, para perto do Brasil. Localizada no Vale do Colchagua no Chile, a Viña Montes possui 6km de trilhas botânicas e vinhedos que levam a um complexo todo inspirado no feng shui.
Com vista para as encostas de Apalta e linda arquitetura, também está situado na Vinã Montes o restaurante Fuegos de Apalta de Francis Malmann, com uma proposta gastronômica 100% ao fogo.
Além da vista de tirar o fôlego e dos excelentes vinhos, a grande surpresa é a enorme sala da barricas, onde o vinho descansa e evolui ao som e vibração de cantos gregorianos. Uma sensação emocionante que tive a grata felicidade de vivenciar.
8. Schloss Johannisberg
Apaixonados por Riesling tem uma joia da coroa para conhecer na Alemanha. O palácio neoclássico de Schloss Johannisberg encontra-se no topo da colina que lhe dá o nome, com vista para o Vale do Reno.
Com mais de 1200 anos de história, a vinícola próxima de Frankfurt é um tesouro para apreciadores de vinhos e viagens, fãs de Riesling e amantes de gastronomia.
O passeio típico inicia com uma visita guiada ao palácio do século XVIII antes do almoço no restaurante Schlossschänke, onde as janelas oferecem vista para o Reinghau. É possível conhecer a biblioteca subterrânea de 900 anos, que abriga os vinhos mais preciosos da propriedade, e ao cair da noite a vinícola toca jazz ao ar livre e realiza concertos clássicos durante o verão.
9. Salentein
A pedra fundamental do gigante arquitetônico da vinícola Salentein no Valle do Uco foi lançada em 1998, e o edifício impressionante, situado em meio a hectares de vinhedos com os Andes cobertos de neve se elevando atrás dele, nunca deixa de impressionar os visitantes.
Sua magnífica bodega alimentada pela gravidade foi construída em forma de cruz. As quatro asas convergem para uma câmara central em estilo anfiteatro inspirada em antigos templos clássicos.
A missão de Salentein como destino turístico sempre foi criar uma sinergia entre o vinho e a arte. Instalado dentro da vinícola, o centro cultural Killka de Salentein tornou-se um destino tanto para os amantes da arte quanto a bodega é para os amantes do vinho. Abriga impressionante coleção de obras argentinas da segunda metade do século XX, bem como uma exposição permanente de obras holandesas dos séculos XIX e XX.
Por fim, a pousada Salentein conta com 16 quartos e piscina, e oferece uma experiência cinco estrelas completa com restaurante de primeira linha, onde os chefs Salentein oferecem especialidades da região argentina de Cuyo em estilo gourmet, que você pode saborear com uma vista privilegiada dos vinhedos de Merlot e Pinot Noir da vinícola.
10. El Enemigo Wines
El Enemigo é o projeto de paixão de dois amigos argentinos que conquistou seguidores cult. Alejandro Vigil é um especialista em solos e célebre enólogo que há anos lidera as operações da Bodega Catena Zapata, propriedade do pai de Adrianna Catena, o lendário Nicolás. Adrianna é uma historiadora atualmente cursando seu doutorado na Universidade de Oxford.
El Enemigo – o inimigo – foi criado para produzir um vinho que respeitasse a história e as tradições, ao mesmo tempo que rejeitasse o status quo.
Dirigida por Alejandro e sua esposa María, que costumam se misturar com os hóspedes, a Casa Vigil oferece alguns dos melhores restaurantes de Mendoza, com menus de degustação de três, sete e nove pratos combinados com o portfólio completo de vinhos El Enemigo. O local é mais atmosférico ao pôr do sol, quando a luz é filtrada pelos vitrais para um efeito deslumbrante.
Conheça todas as vinícolas do TOP 100
A lista completa com as 100 vinícolas você acessa pelo site da World’s Best Vineyards 2023.
A World’s Best Vineyards existe desde 2019 e a lista é atualizada anualmente por um júri formado por especialistas e críticos de vinho, enólogos e sommeliers.
Os critérios para escolha dos melhores vinhedos do mundo são: a qualidade dos vinhos, a beleza da vinícola e a experiência de enoturismo oferecida.
Além dela, vale ressaltar o Hall of Fame, formado por todos os vinhedos que lideraram a votação anual dos melhores vinhedos do mundo, que não mais mais elegíveis para votação em novas edições da lista. Neste ano, uniu-se à Zuccardi Valle de Uco a Antinori Nel Chianti Classico de Marchesi Antinori, que no ano passado conquistou o primeiro lugar.
E você, o que achou do TOP 10 mundial?
Por Ana Carla Wingert de Moraes
Fonte: World’s Best Vineyards
- Disclaimer: O conteúdo é de inteira responsabilidade da World’s Best Vineyards. A GastroRosé não se responsabiliza por esse conteúdo nem por ações que resultem do mesmo ou comentários emitidos pelos leitores.