Pertencente ao grupo empresarial e familiar Corporación Masaveu, Masaveu Bodegas nasceu em 1974 quando a família adquiriu a Bodegas Murua na DOCa Rioja.
Inicialmente a Masaveu produzia vinho para consumo próprio, fruto da paixão da família e da sua ligação ao mundo vitivinícola. Contudo, cerca de vinte e seis anos depois da aquisição da propriedade, decidiu apostar na comercialização, remodelando e adaptando a adega aos mais elevados padrões de qualidade para a produção de excelentes vinhos.
Assim começou a aventura vitivinícola que cresceu e hoje está presente em diferentes partes e regiões do país, todas com vinhedos exclusivamente próprios: Murua (DOCa Rioja), Fillaboa (DO Rías Baixas), Pagos de Araiz (DO Navarra), Leda (Vino de la Tierra de Castylla y Leon) e Valverán (Astúrias).
“Em Masaveu se busca expressar a excelência na produção, além da paixão da família pelo vinho e pela gastronomia. Não se busca grandes produções, mas sim vinhos únicos, feitos artesanalmente, que refletem o carinho e o amor pela terra, pelo caráter e pelo terroir”, ressalta Javier Soler Calvo, Latam Export Manager da Masaveu Bodegas.
A história da Masaveu Bodegas
Apesar do trabalho com as adegas ter sido iniciado nos anos 70, a paixão pelo vinho e pela vinha já era apreciada muito antes, na medida em que, em meados do século XIX a família já possuía plantações de vinha em Castellar del Vallés, de onde era natural Federico Masaveu.
Nesta zona da província de Barcelona iniciaram-se os passos que um século depois seriam continuados pelos seus descendentes vindos de Astúrias, no norte de Espanha, onde a família se estabeleceu ao longo dos anos e fundou um grupo de empresas de diferentes setores e negócios: a Corporación Masaveu.
Essência em cada garrafa
Em 1998 quando as vinícolas foram assumidas por José Masaveu Herrero, houve uma nova organização e reestruturação, dando início ao trabalho de profissionalização das bodegas.
A paixão pelo vinho e o valor que ele representa para a família levou a Mavaseu a se dedicar de corpo e alma.
Atualmente, todos os projetos desenvolvidos pela Masaveu Bodegas têm um denominador comum: produções limitadas e sustentáveis de excelente qualidade, que demonstram o máximo respeito pelas terras que possuem e cultivam todos os dias.
Nos mais de 400 hectares de culturas nas diferentes denominações de origem e através de colheitas próprias, a Masaveu transmite em cada garrafa a essência e personalidade única de cada terroir.
Através da combinação do comprovado conhecimento enológico e da modernidade na gestão, tornou-se referência no setor ao longo dos anos com quatro adegas nas quais produz quase um milhão de garrafas por ano.
A arte do vinho e as pessoas de Masaveu
O selo da empresa se assenta no conceito artístico e a realização de um vinho excepcional é como uma obra-prima, algo artesanal feito à mão com boas matérias-primas e grande trabalho enológico.
A partir desta filosofia, a Masaveu Bodegas procura transmitir expressão artesanal, mas ao mesmo tempo original e criativa, destacando também a inovação e a tecnologia para atender às novas tendências de consumo.
Os vinhos elaborados são conhecidos pela referência de qualidade e exemplo de respeito pela terra, tanto na linha clássica (reinterpretada) quanto na linha moderna.
Embora todos os vinhos tenham estilo próprio e personalidade marcada, a Masaveu procura que todos partilhem um compromisso comum: qualidade como filosofia e padrão de conduta aplicado a todas as áreas e processos do ciclo produtivo.
A produção a partir de vinhas próprias e o esforço para transmitir a personalidade do terroir em cada garrafa, ligam cada um dos projetos que, espalhados pela geografia espanhola, constituem um sugestivo mosaico de variedades, cores, aromas e sabores.
Por fim, o grande projeto vinícola da Masaveu Bodegas destaca e menciona cada uma das pessoas que trabalham todos os dias por e para este lindo sonho como um denominador comum em seu sucesso.
Fazer parte da Masaveu Bodegas é fazer parte de uma família com uma paixão que ultrapassa fronteiras através dos seus vinhos, enchendo a alma e os corações que tocam. Valores como camaradagem, solidariedade, tolerância, escuta, ajuda, compreensão e honestidade são defendidos por cada pessoa que faz parte da equipe.
Os novos rótulos de Masaveu Bodegas recém-incorporados ao portfólio da MMV Importadora
À partir deste ano o Brasil passa ter contato com os vinhos da Masaveu Bodegas, em três de suas regiões, que prometem surpreender: Pagos de Araiz, Murua e Fillaboa.
- Pagos de Araiz – onde se fazem vinhos diferentes. Liberdade, diversão, curiosidade e surpresa definem cada um dos rótulos da Pagos de Araiz, sempre com a qualidade comum que representa todas as empresas Masaveu Bodegas: a procura constante de melhoria para oferecer vinhos de qualidade excepcional.
Para a MMV Importadora, “Pagos de Araiz entrega vinhos modernos, de espírito livre, genuínos e sem amarras”.
Localizada na Denominação de Origem de Navarra, e hoje reconhecida como a vinícola mais importante da região, a Pagos de Araiz produz vinhos internacionais, voltados aos novos consumidores, acreditando que “sempre há um vinho para cada momento e um momento para cada vinho, e que a chave para aproveitar a vida é saber escolher os dois”!
Visitar Pagos de Araiz é descobrir uma impressionante adega de estilo château situada nos arredores da vila medieval de Olite, conhecer as suas vinhas e a importância do trabalho que nelas se realiza ao longo do ano para a elaboração de seus vinhos brancos, rosés e tintos, cheios de nuances e personalidade.
A adega está inserida em um cenário espetacular onde se pode passear maravilhado com um copo de vinho na mão e criar momentos pessoais, únicos e inesquecíveis. Visitar a vinícola Pagos de Araiz é apreciar e sentir a filosofia da Masaveu Bodegas para compreender a cultura do vinho através da incrível combinação entre arte e natureza.
- Bodegas Murua – adega que aposta apenas na qualidade requintada, em que o rendimento da vinha é muito baixo e o nível de auto-exigência é muito elevado. Segundo o produtor, é assim que se acorda todos os dias na Murua: com objetivos muito claros e colocando todos os recursos humanos e tecnológicos à serviço da melhoria constante para continuar a produzir os melhores vinhos.
A vinícola histórica de Rioja ressalta que “quando você se torna um clássico só te resta um caminho – inovar”!
A vinícola foi fundada em 1774 e entrega nada além do excepcional desde que foi integrada à Corporación Masaveu. Em seus 80 hectares, a herdade que rodeia a adega está dividida em 8 parcelas com diferentes castas: com nuances como orientação, exposição solar dos cachos, terroir, etc., para que os melhores resultados sejam alcançados com cada tipo de uva.
“Os rótulos exclusivos são o puro sangue Riojano, sempre impressionantes, sempre excelentes”, aponta Jonas Segóvia Martins, gerente da MMV importadora.
Localizada na cidade de Elciego, no coração da Rioja Alavesa, em um ambiente de paisagens impressionantes onde a vinha cria bela simbiose entre natureza e cultura, o edifício principal mantém a estrutura das casas ancestrais típicas desta zona de La Rioja.
A paisagem que envolve a adega convida a passear e saborear o terroir através das grandes produções e são oferecidas uma série de atividades de enoturismo que visam descobrir os seus vinhos, desligar-se da rotina e aproximar-se do mundo do vinho para descobrir um produto diferente, original e de excelência.
- Bodegas Fillaboa – quinta com uma única protagonista: a casta Albariño. Para a vinícola, a uva governa e reina em seus 50 hectares de plantação. Ela faz viver as quatro estações enquanto aguarda a sua evolução para que, quando pronta, mãos experientes a peguem com cuidado e delicadeza e iniciem uma maravilhosa viagem em suas garrafas de vinhos brancos. O segredo está na sutileza de cada detalhe, porque “em Fillaboa a terra encontra o céu e o mar até a natureza falar através das vinhas”.
Localizada na Denominação de Origem Rías Baixas, na Galícia, a vinícola conta com terroir privilegiado acariciado pelas brisas do Atlântico junto com seu solo excepcional, perfeito para o cultivo da uva Albariño. Em Salvaterra de Miño “existe um lugar único onde o vento soa silencioso e cheira a Albariño”.
Com um cenário exuberante e jardins que rodeiam as vinhas e a adega, é possível fazer visitas e degustações na vinícola de segunda à sexta-feira, sendo recomendada a reserva antecipada. Nela, você encontrará tranquilidade, calma e delicadeza em uma bela paisagem que te encantará por completo.
Bodegas e Vinhedos Valdrinal
Complementando o portfólio de Espanha, também foram incorporados novos rótulos da Bodegas e Vinhedos Valdrinal que se encontra em uma das mais celebradas regiões produtoras do mundo, a Ribera del Duero, terra de onde alguns dos mais poderosos vinhos surgem.
Fundada no ano 2000, quatro gerações da família trabalham juntas com a finalidade de produzir vinhos de elevada qualidade em pequenas produções, oriundas de apenas 25 hectares de vinhas.
A uva Tempranillo, conhecida na região como Tinta Fina, é a estrela de todos os rótulos, que se destacam pelas belas e significativas imagens que os estampam.
Situada na localidade de Aldehorno, Segóvia, pertencente ao DO Ribera del Duero, é uma das poucas vinícolas da denominação que se encontram na província de Segóvia, razão pela qual gosta de dizer que se encontra na Ribera del Duero segoviana.
Além dos vinhos tintos, a vinícola também produz vinhos na DO Rueda com a tradicional uva Verdejo.
MMV Importadora
Para a importadora, o mercado brasileiro de vinhos continua a florescer, refletindo uma crescente apreciação por vinhos de qualidade e a busca por experiências enológicas únicas e preços praticáveis.
Reconhecida por sua abordagem inovadora e comprometimento em oferecer vinhos diferenciados, normalmente orgânicos e de vinícolas sustentáveis, a MMV destaca que seu trabalho é “garimpar” vinícolas mundo afora em busca de excelência e sabores peculiares. “O foco continuará nas vinícolas pequenas, muitas vezes fontes de vinhos exclusivos e autênticos, enquanto demonstram respeito pelo meio ambiente”.
“A importância de levar aos consumidores não apenas vinhos excepcionais, mas também com uma narrativa enológica envolvente, seguirá sendo uma das premissas da empresa”, afirma Gustavo Martins, CEO da MMV.
Para saber mais, acesse:
www.mmvinhos.com.br | @mmvinhos
Por Ana Carla Wingert de Moraes
1 Comentários
Os vinhos que conheci da Masaveu são impressionantes. Murua representa muito bem Rioja, com excelente custo benefício!