Início » Corpinnat

Corpinnat

por Ana Wingert

Corpinnat nasceu da vontade de se distinguir os grandes vinhos espumantes elaborados na região de Penedès, a partir de raízes 100% biológicas, uvas vinificadas inteiramente pela propriedade e alta qualidade.

A soma das palavras catalãs “cor” e “nat” (“coração” e “nascido”) com o termo latino “pinna”, que deu origem ao nome de Penedès, reflete a ideia principal e os compromissos da marca coletiva: “Nascido no coração de Penedès”.

A desvinculação da DO Cava

A Associação de Produtores e Viticultores Corpinnat (AVEC), inscrita no Departamento de Justiça da Generalitat da Catalunha em setembro de 2017, foi fundada pelos produtores Gramona, Llopart, Nadal, Recaredo, Sabaté i Coca e Torelló como uma marca coletiva que reivindicava a terra e os requisitos qualitativos superiores aos da DO Cava, na busca por elevar o prestígio dos vinhos espumantes da região.

Em fevereiro de 2019, sobretudo em razão do embate quantidade X qualidade e da inexistência de um território demarcado para a produção de espumantes, a AVEC tomou a decisão de deixar o DO Cava.

A filosofia da associação baseia-se em critérios qualitativos rigorosos para seus associados, dentre os quais: cultivo orgânico certificado, colheita manual, preço mínimo da uva, 90% de variedades nativas, 75% de uvas de vinhedos próprios ou arrendados, com contratos mínimos de três anos com os produtores parceiros, vinificação na propriedade e no mínimo 18 meses de autólise (com outros de 30 e 60 meses).

Além disto, Corpinnat adotou em particular a tarefa de zoneamento que o Conselho de Regulamentação não havia abordado ao longo de sua história, uma vez que na DO Cava existe a dificuldade de estabelecer uma relação clara entre vinho e território, na medida em que a produção pode ocorrer em áreas geográficas e climáticas muito diferentes da região de Penedès, na Catalunha, o que se afasta da ideia de expressão de terroir.

Atualmente, são membros da AVEC: Gramona, Llopart, Nadal, Recaredo, Sabaté í Coca, Torelló, Can Feixes, Julia Bernet e Mas Candí, com a previsão do ingresso de novos membros em breve, o que comprova a força e impacto da marca.

O território de Corpinnat

Para delimitar o espaço que constitui a Marca Coletiva Europeia Corpinnat, seguiu-se uma metodologia de trabalho que se baseia no estudo de diferentes fatores e elementos territoriais a partir dos quais foi possível estabelecer as relações necessárias que permitiram determinar onde deve ser definido o limite do espaço de produção.

Os parâmetros, fatores e elementos em que se baseia a delimitação do espaço são: variáveis ​​territoriais e ambientais estritamente físicas, fatores ligados à presença humana no território e, por último, aspectos puramente enológicos e vitícolas ou agronômicos (castas, adaptação ao meio, relação com o solo, etc).

O território cobre atualmente uma área de aproximadamente 997 km2, incluindo a totalidade ou parte das seguintes regiões: Alt Penedès, Alt Camp, Baix Penedès, Tarragonès, Garraf, Baix Llobregat e Anoia. De outro lado, a área de vinhas plantada no território é de 22.966,12 hectares.

Todos os vinhos espumantes comercializados no mercado com esta distinção de excelência contêm a marca Corpinnat em um ponto central do rótulo frontal para que os consumidores os possam identificar facilmente.

Os compromissos de Corpinnat

  • Compromisso com a origem. O território Corpinnat é o berço dos grandes vinhos espumantes da histórica região de Penedès, ao sul de Barcelona, ​​onde no final do século XIX a produção foi aperfeiçoada, seguindo o método tradicional. O clima, o terreno, a paisagem e a vasta experiência no cultivo da vinha conferem a este enclave as condições ideais para a produção de vinhos espumantes com personalidade única.
  • Compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente. Utilizando colheitas manuais de uvas biológicas certificadas, baseadas fundamentalmente nas castas históricas de Penedès, Corpinnat enfatiza seus passos em favor da sustentabilidade do território e da paisagem com um profundo respeito pelas castas autóctones.
  • Compromisso com o processo de elaboração. Os vinhos espumantes são elaborados com uvas vinificadas inteiramente na propriedade para destacar o trabalho artesanal do produtor e garantir estilo e qualidade desde a origem.
  • Compromisso com a qualidade. O clima, a terra e as castas tradicionais do território proporcionam aos vinhos espumantes capacidade de envelhecimento em garrafa que será sempre superior a 18 meses. Da mesma forma, a produção de vinhos espumantes com mais de 30 e 60 meses de envelhecimento em cave é a prova do compromisso das vinícolas de Corpinnat com o longo envelhecimento.
  • Compromisso com o viticultor. O compromisso das adegas com a viticultura sustentável e a conservação da paisagem, bem como com a dignidade do viticultor, passa pela utilização de uvas provenientes de colheitas próprias ou de alianças de longo prazo com viticultores, a um preço mínimo garantido e com contratos mínimos de três anos.
  • Compromisso com inovação, rigor e auto-exigência. As vinícolas aplicam os princípios da auto-exigência em toda a cadeia de valor do seu produto e certificam o cumprimento dos rigorosos requisitos estabelecidos pelo Regulamento de Uso da Marca através de auditorias externas anuais.

Masterclass Corpinnat

Durante a ProWine São Paulo participei da Masterclass Corpinnat, conduzida por Linda Díaz Morales, Gerente de Exportação América Latina da Gramona, e pelo sommelier Ricardo Santinho, ocasião em que pude me aprofundar um pouco mais no estilo dos vinhos Corpinnat, a marca coletiva de vinhos espumantes de Penedès, e entender seu perfil.

Durante a masterclass foram degustados os espumantes safrados Pardas Hermos 2020, Gramona Imperial 2018, Recaredo Subtil Brut Nature 2016 e Gramona III Lustros 2015 dos produtores fundadores da AVEC.

Saiba mais em corpinnat.com

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Foto de capa: @gramona1881

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais