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Da taça à experiência

por Ana Wingert

O mercado brasileiro de vinhos começou 2025 com sinais animadores, elevando o vinho da taça à experiência.

Segundo levantamento da consultoria Ideal, especializada em inteligência de mercado para o setor de bebidas no Brasil, o primeiro trimestre movimentou 3,9 bilhões de reais, com mais de 110 milhões de garrafas comercializadas.

Mas, os números contam apenas parte da história: o que realmente se transforma é a forma como o brasileiro se conecta com o vinho. Uma mudança radical (e boa) que o mercado do Brasil está vivendo.

A procura por brancos e espumantes — que cresceu, respectivamente, 28% e 10% — revela uma demanda crescente por leveza, frescor e versatilidade. Mais do que uma mudança de paladar, trata-se de um novo jeito de consumir vinhos: menos formal, mais casual e conectado a momentos do dia a dia.

Esse movimento nacional se alinha com tendências globais. Em março, a consultoria IWSR (autoridade mundial em dados sobre o mercado de bebidas alcoólicas) apontou grandes transformações para o setor:

  • o desafio de atrair novos consumidores num cenário de envelhecimento da base atual;
  • o crescimento de vinhos de menor teor alcoólico e apelo de sustentabilidade;
  • e o fortalecimento do consumo por propósito, especialmente entre os millennials.

No Brasil, vemos sinais claros dessa mudança. A busca por vinhos orgânicos, naturais e de baixa intervenção tem crescido. A estética do “menos é mais” chegou à taça — e quem entrega autenticidade ganha atenção.

Ao mesmo tempo, o desafio da rentabilidade segue no radar. O indicador que mede a diferença entre custo e preço de venda se manteve estável desde o final de 2024, segundo a Ideal.

O ritmo acelerado de importações, contrastando com um varejo que gira mais lentamente e com estoque, pressiona as margens — sobretudo nos rótulos de entrada, ainda marcados por uma guerra de preços, cada vez mais acirrada.

Com projeções que apontam para um mercado acima de 22 bilhões de reais neste ano, o futuro do vinho no Brasil passa menos por volume e mais por inteligência.

Vence quem sabe traduzir desejo em valor, marca em experiência – e taça em história.

Fonte: Exame

Foto de capa: Vinho, design e arte. A sinergia entre arquitetura, arte, design e viticultura artesanal – a transformação de elementos naturais em produtos de extraordinária qualidade e beleza atemporal. Talk GastroRosé para IDEE Incorporadora.

  • Texto publicado pela ProWine São Paulo.
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