Com história mais recente na produção de vinhos finos, o vinho do Paraná vem pouco a pouco se destacando em premiações nacionais e internacionais.
Atualmente, o Paraná conta com vinícolas com vinhedos próprios e adaptados ao terroir do estado, especialmente na região metropolitana de Curitiba. Mas, também há vinícolas que produzem vinhos a partir de uvas selecionadas e adquiridas de produtores de todo o sul.
Desde belas paisagens com a serra do mar ao fundo dos vinhedos até instalações mais clássicas e tradicionais, as vinícolas apostam no enoturismo para melhor receber.
- Vinícola Legado
O projeto da Vinícola Legado surgiu em 1998 com apenas duzentos pés de Cabernet Sauvignon, importados da França e dados de presente de casamento à proprietária Heloise Merolli, que se denomina vinhateira winemaker de coração, em constante aprendizado.
Localizada a trinta quilômetros de Curitiba, na cidade de Campo Largo, a Vinícola Legado tem diversas áreas de mata nativa preservada e recuperada, tornando-a um atrativo para diversas espécies de pássaros e um local muito agradável para a realização de passeios e eventos.
Trata-se de uma vinícola boutique, em que é possível fazer visitas guiadas aos fins de semana, para conhecer os parreirais, entendendo a diferença de cultivo das uvas de mesas e uvas para vinhos finos, e descobrir o processo de elaboração do vinho na cantina.
Além da produção de excelentes rótulos, a produtora foca no enoturismo e na expansão para o oferecimento de cursos e workshops sobre vinhos, piqueniques e a já tradicional Festa da Colheita – eleita duas vezes a melhor experiência de enoturismo do Paraná.
Localizada em: Rodovia PR 510, n° 5800, Fazendinha, em Campo Largo/PR.
Especialidade: Pioneira em fazer espumantes da uva Viognier na América do Sul.
Diferencial: Vinhos feitos com uvas exclusivas do Paraná.
- Cave Colinas de Pedras
Cave Colinas de Pedra é o resultado de um sonho pessoal do seu fundador, Ari Portugal, e mesmo antes de sua inauguração, o projeto ganhou corpo e prestígio nacional e internacional.
A área da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. foi adquirida em leilão nos anos de 1999 e 2000, com o objetivo de construir uma pousada ecológica, todavia, observou-se que o túnel ferroviário desativado reunia condições excepcionais para a maturação e processo final de vinhos espumantes, o que fez com que o produtor decidisse postergar a construção da pousada e investir em um audacioso projeto de maturação de espumantes.
A estrutura foi planejada para dar ao visitante a melhor experiência possível, desde a gastronomia exclusiva para harmonização com os espumantes da vinícola, além do passeio por lugares lindos em meio à natureza e onde se pode conhecer mais sobre a produção dos vinhos.
Localizada em: Rua Antônio Brudeck, n° 100, Roça Nova, em Piraquara/PR.
Especialidade: Espumantes feitos pelo método tradicional.
Diferencial: Maturação de espumantes em túnel ferroviário da antiga Maria Fumaça.
- Vinícola Araucária
A Vinícola Araucária é um projeto ideológico que revela o potencial do Estado do Paraná na elaboração de vinhos finos. Foi pioneira na região metropolitana de Curitiba a unir vinhedo e vinícola no mesmo local, promovendo o enoturismo e difundindo conhecimentos do vinho.
Todos os vinhos levam no rótulo ícones da cultura paranaense e, na sede e nos rótulos de espumantes, é possível admirar a obra de Poty Lazzarotto, importante artista do Paraná.
O plantio de uvas francesas e italianas teve início em 2007 e com as características do solo e trabalho dos enólogos se transformaram em vinhos únicos e originais.
O espaço da Estância Araucária é cercado por natureza e ganha novas cores a cada estação e está disponível para a realização de eventos, filmagens e ensaios fotográficos.
Localizada em: Rua Aparecida Góes de Paula, n° 1300, em São José dos Pinhais/PR.
Especialidade: Vinhos tintos e espumantes.
Diferencial: Restaurante Campestre Gralha Azul.
- Vinícola Família Fardo
Ambrosio Fardo, nascido no Rio Grande do Sul e descendente de italianos, depois de mudar para Curitiba e trabalhar no ramo empresarial, em 2003 conseguiu comprar a área onde hoje se encontra a vinícola, com a ideia de cultivar uvas e produzir vinhos.
Em 2008, adquiriu as pipas de madeira dos herdeiros do seu irmão e construiu a primeira parte da vinícola, dando início à vinícola Família Fardo. As tentativas iniciais de cultivar vinhas na região frustraram-se por questões diversas, em especial o clima, mas o desejo de elaborar vinho para ser saboreado está em execução e com êxito.
As uvas são selecionadas e adquiridas de produtores de todo o sul do Brasil, favorecendo a opção pela variedade, após criteriosa análise das condições de cultivo e colheita, o que garante a boa qualidade dos vinhos produzidos pela Família Fardo.
Localizada em: Rodovia BR 116, Km 69, n° 550, em Quatro Barras/PR.
Especialidade: Vinhos tintos e brancos e vinhos espumantes.
Diferencial: Três opções de menu para degustação.
- Vinícola RH
Com dedicação e muito amor, a Vinícola RH entrega em taça toda a experiência adquirida, assegurando qualidade na elaboração de espumantes, feitos pelo método tradicional, se destacando por proporcionar experiências sensoriais únicas e conquistar paladares exigentes.
No ano 2000, no município de Mariópolis no interior do estado, o casal Waner e Odilete de um sonho buscaram conhecimento e aperfeiçoamento na área de cultivo de uvas viníferas e idealizaram a criação da vinícola para elaboração de espumantes, cujo nome surgiu da composição dos seus sobrenomes: Rotava e Herget.
A vinícola possui uma área de 9,6 hectares, dos quais estão plantados em sua maioria mudas da uva branca Chardonnay, de clones francês e italiano, e mudas da uva francesa Pinot Noir.
Localizada em: Estrada para Galvão, Km 9, em Mariópolis/PR.
Especialidade: Espumantes feitos pelo método tradicional.
Diferencial: Localizada na região Sudoeste do Paraná.
Além destas cinco vinícolas, opções espalhadas por todo o estado não faltam para conhecer um pouco mais da história e do vinho do Paraná.
Festival VINOPAR
Oportunidade para conhecer o vinho do Paraná, o Festival VINOPAR acontece anualmente e reúne produtores do Sul, Oeste, Norte do Paraná, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.
No evento, além da degustação de rótulos com a presença dos produtores, também há programação de palestras e workshops com especialistas do setor sobre vitivinicultura e enogastronomia regional.
Mapa do Enoturismo Paranaense
O Mapa do Enoturismo Paranaense, lançado em 2023 no III Festival do Vinho Paranaense, reúne informações sobre vinhos e atividades de enoturismo de 25 vinícolas em todo o estado.
Também mostra as premiações já recebidas pelas vinícolas em concursos realizados entre 2016 e 2013, das quais 103 são de ouro ou duplo ouro.
Atualmente, a área de cultivo de uvas finas e de mesa do vinho do Paraná é de 3.700 hectares, com uma produção anual de 40 mil toneladas. As principais uvas são: bordô, niágara, casca dura, cabernet sauvignon, merlot, chardonnay, malvasia e pinot noir.
O mapa indica, ainda, as principais vinícolas por região.
Por Ana Carla Wingert de Moraes
Foto de capa: Vinícola Legado