Um encantador destino de enoturismo situado no coração da região do Douro, a Quinta dos Avidagos está localizada em Alvações do Corgo, pequena localidade de Santa Marta de Penaguião, em Portugal.
A propriedade, composta por belas paisagens montanhosas e verdejantes, extensos vinhedos em socalcos e uma atmosfera bucólica e serena encontra-se em frente ao Rio Douro, que serpenteia entre as colinas e forma uma das regiões vinícolas mais bonitas do mundo, reconhecida pela UNESCO como patrimônio mundial.
Os arredores da vinícola são um convite ao bem-estar, onde se pode desfrutar de vistas deslumbrantes, ar puro e, inclusive, cruzeiros fluviais no Rio Douro. Também é possível realizar outras atividades aquáticas e caminhadas ou passeios de bicicleta pelas colinas.
De propriedade da respeitada família Lencastre Nunes de Matos, proprietária também da Empresa das Lousas de Valongo, a experiência oferecida na quinta traz um toque especial e único, em que é possível apreciar, além de atrativos vinhos, os inúmeros trabalhos em lousa, rocha que se integra perfeitamente na região rica em xisto.
Mais de 400 anos de tradição
A primeira quinta da propriedade é do ano de 1670 e, atualmente, a vinícola conta com três quintas ao todo: Firvida e Além Tanha, Avidagos e Varanda.
A tradição familiar desde a aquisição da quinta em 1980 sempre foi vender as uvas às Casas do Vinho do Porto, mas, a partir de 1996 começaram os primeiros ensaios para produção própria na Quinta dos Avidagos.
No ano de 1999 foi construída uma adega com os mais recentes avanços tecnológicos que permite produzir vinhos de alta qualidade. Ao mesmo tempo, o antigo armazém de Vinho do Porto foi remodelado para poder servir também de local de estágio para as barricas devido ao aumento da produção.
A longa e ininterrupta tradição familiar, liderada hoje pela terceira geração, permite dar continuidade e clareza de missão à Quinta dos Avidagos, ambos atributos essenciais para qualquer quinta familiar manter o legado.
Neste momento, a Quinta dos Avidagos tem um extenso portfólio produzido a partir de castas autóctones, como a Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz para os vinhos tintos e Gouveio, Rabigato ou Viosinho para os vinhos brancos, que lhes permite obter toda a personalidade e o caráter dos terroirs do Douro.
Também são produzidos vinhos brancos, rosés e tintos a partir da uva Alvarelhão.
O segredo do sucesso dos vinhos
Juntando enologia de vanguarda com a tradicional pisa a pé, em lagares de granito, o objetivo da Quinta dos Avidagos é produzir vinhos de excelente qualidade, perfil internacional e o caráter da terra de onde surgem.
A excelência da cultura vitivinícola, o uso de castas tradicionais, bem como as condições humanas e estruturais da região e do projeto, têm constituído o segredo do seu sucesso.
O Douro é realmente único, singular. E os vinhos da Quinta dos Avidagos têm merecido destaque dos críticos no que toca à qualidade, de modo que as vendas, tanto em nível nacional como nos mercados de exportação, tem aumentado gradativamente.
Quinta dos Avidagos no Brasil
Com importação recente no país, os vinhos da Quinta dos Avidagos vem conquistando paladares exigentes e arrancado elogios de profissionais de referência, dentre os quais, Manoel Carani Beato, Head Sommelier do Grupo Fasano.
Em passagem pelo Brasil, o produtor Pedro Lancastre Tamagnini contou um pouco da história da vinícola, de herança da avó materna, ressaltando o cuidado com a qualidade dos vinhos em todos os momentos da produção e a missão de produzir vinhos de caráter internacional, mas com características típicas do Douro.
“Os vinhos produzidos pela Quinta podem ser considerados versáteis, práticos e apropriados para serem degustados sozinhos ou harmonizados com alguma refeição. São vinhos de perfil internacional, com o caráter da nossa terra, que refletem de forma líquida um projeto real, com história e tradição”, afirma.
Por sua vez, a embaixadora da marca no Brasil, Rafaela Xavier, destaca que “o Brasil precisa conhecer o vinho português além dos rótulos e sair do mesmo. Nossa proposta é trazer o melhor que Douro pode oferecer! Vinhos diferenciados que se destaquem pela paixão, qualidade, posicionamento e principalmente pelo enredo que estas três características unidas remetem para o consumidor final. E é justamente o que apresenta a Quinta dos Avidagos”.
Os vinhos da Quinta dos Avidagos são muito bem produzidos, atraentes e se destacam pelo frescor vibrante e untuosidade nos brancos e pela complexidade de aromas e sabores envolventes nos tintos.
As quintas da propriedade e suas características
Com extraordinária vista da região, a propriedade familiar conta com três quintas.
- Quinta dos Avidagos – é nesta propriedade que se encontra a “”Casa da Quinta””, os armazéns para as alfaias (instrumentos ou utensílios agrícolas) e tratores, a adega e os armazéns de envelhecimento dos vinhos finos e do Vinho do Porto.
Beneficiadas por uma excelente exposição solar, as castas Tintas Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca encontram-se já plantadas por talhões e algumas vinhas tem mais de 40 anos. Nesta propriedade existe uma pequena parcela para a produção de uvas brancas na qual predominam Malvasia Fina, Verdelho e Viozinho.
- Quinta da Varanda – alvo de uma profunda reestruturação em 2004, na qual o conjunto de vinhas velhas onde predominavam castas com pouco interesse para a produção de vinhos finos foi convertido em uma vinha moderna. Nela as castas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca foram plantadas de acordo com os mais recentes conhecimentos de viticultura para a produção de vinhos de qualidade.
- Quinta da Firvida e Além Tanha – com excelente exposição solar, solo xistoso com teores moderados em argila e uma vinha com mais de 70 anos, além das castas Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca, nela estão plantadas Tinta Amarela e Tinto Cão.
As Quintas da Firvida e Varanda estão incluídas no mapa do país vinhateiro feito pelo Barão de Forrester no século XIX. A Quinta dos Avidagos, por sua vez, tem quase 300 anos, possuindo uma carta de Marques de Pombal do ano 1757 que lhe concede a licença para produção de vinhos de feitoria, que eram exportados à Inglaterra.
Enoturismo na Quinta dos Avidagos
A Quinta dos Avidagos propõe duas experiências de visita e degustação, que devem ser preferencialmente reservadas com antecedência, pois a capacidade máxima de recepção é de 12 pessoas por visita. É possível fazer reservas para grupos e a degustação abrange vinhos brancos, rosés, tintos e Vinho do Porto.
“O conceito da Quinta dos Avidagos é produzir vinhos fiéis à origem, com fruta presente e frescor imbatível, através de uvas próprias e com mínima intervenção possível”, ressalta o produtor Pedro Tamagnini.
Um projeto recente feito com a uva Alvarelhão vem ganhado a atenção no Brasil e em Portugal pela ousadia dos vinhos Mesmo Tinto, ExTinto e QuaseTinto. Um vinho tinto, um vinho branco feito de uvas tintas e um rosé, todos feitos da mesma casta e resultando em experiências completamente distintas e com nomes divertidos e apelativos.
Além disto, um vinho tinto da safra 2018 mergulhado em uma mina de cerca de 75 metros de profundidade com água promete surpreender o mercado em breve por se tratar de uma experiência única no mundo.
Os vinhos da Quinta dos Avidagos são importados ao Brasil com exclusividade pela ABBO Wine & Foods.
ABBO Wine & Foods atua no segmento de bebidas premium e busca estar à frente do que há de melhor no quesito custo/experiência, contando com equipe de especialistas dedicados à curadoria minuciosa de produtos e seleção de fornecedores e parceiros de reconhecida excelência e tradição.
Santa Marta de Penaguião, Portugal.
@avidagoswine | www.quintadosavidagos.com
Por Ana Carla Wingert de Moraes