Início » Porto e Vila Nova de Gaia

Porto e Vila Nova de Gaia

por Ana Wingert

Porto e Vila Nova de Gaia

Porto é uma cidade costeira conhecida pela produção do tradicional e marcante Vinho do Porto.

Localizada no noroeste de Portugal, às margens do Rio Douro, em ruas estreitas de paralelepípedos, a cidade é formada por casas e restaurantes coloridos, que se destacam pela cultura e beleza arquitetônica.

Desde a Estação São Bento, com seus vitrais e azulejos que contam a história do país, até à Igreja de São Francisco, conhecida pelo interior barroco exuberante com esculturas douradas, o passeio é repleto de encantos. O suntuoso Palácio da Bolsa, que foi um mercado de ações construído para impressionar investidores europeus em potencial e a Livraria Lello, com sua fachada em arquitetura neogótica, também merecem destaque.

Na cidade, igrejas, capelas e praças chamam atenção. Inclua no roteiro a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Igreja das Carmelitas (e sua fachada instagramável de azulejos portugueses), a Capela das Almas e a Catedral Sé do Porto. Conheça também o Jardim das Oliveiras, os Jardins do Palácio de Cristal, o Parque da Cidade do Porto, a Praça da Liberdade, a Praça do Infante Dom Henrique, a Rua das Flores e a Torre dos Clérigos.

Em uma região mais afastada do centro histórico, no Bairro Boa Vista, é possível conhecer a Fundação de Serralves, visitar o Museu de Arte Contemporânea e um grande parque onde plantas típicas do país se misturam com obras de arte ao ar livre.

Aos fãs de compras, vale muito conhecer as lojas Luís Onofre, Benamôr, Claus Porto, CRU Creative Hub e Mão Esquerda e a tradicional Rua de Santa Catarina para encontrar artesanato local.

No caminho para Vila Nova de Gaia, o Cais da Ribeira é um cartão postal e parada obrigatória para admirar a orla do Rio Douro, a imponente Ponte Luís I, e a vista para Vila Nova de Gaia. O calçadão é repleto de restaurantes, bares e lojas e bastante movimentado.

Em Vila Nova de Gaia conheça o Jardim do Morro, o Mosteiro da Serra do Pilar e o Teleférico de Gaia.

Centro da indústria do Vinho do Porto, Vila Nova de Gaia é repleta de caves à margem do rio que oferecem passeios e degustações. Além disso, a cidade é conhecida por suas praias de areia e pela cênica estrada ribeirinha Cais de Gaia, onde existem diversos cafés com terraço e vistas impressionantes do Rio Douro.

Na antiga vila de pescadores de Afurada pequenos restaurantes servem peixe grelhado e frutos do mar. Na região, as pitorescas casas de azulejos se espalham por ruas estreitas e encantam os olhos.

A distância entre as duas cidades é de 3 km e, para ir do Porto à Vila Nova Gaia, basta atravessar a Ponte Luís I.

Como chegar ao Porto

O Porto é uma das cidades mais importantes de Portugal e possui aeroporto internacional. No entanto, saindo do Brasil, a única companhia que opera com voos diretos, de São Paulo ou Rio de Janeiro, é a TAP Air Portugal.

Com outras companhias é necessário fazer conexão, em regra, em Lisboa ou Madri e, então, seguir em um novo voo interno de aproximadamente uma hora até o Porto.

As companhias que operam voos entre os dois países são Latam, TAP Air Portugal, Air Europa, Iberia, Azul, Lufthansa, Swiss, Gol, British Airways, American Airlines e Turkish Airlines.

Quem está em viagem por outros países da Europa pode encontrar opções de voos baratos de companhias low cost. Entre as que voam para o Porto estão a Ryanair, Easyjet, Transavia e Vueling.

Saindo do Aeroporto

O Aeroporto do Porto Francisco Sá Carneiro (OPO) fica 13 quilômetros ao norte do centro da cidade e para se deslocar você pode utilizar metrô (que passa em frente ao desembarque do terminal e leva os passageiros até a estação Estádio do Dragão, passando pela região central), ônibus, táxi e transfer tanto para o Porto quanto para Vila Nova de Gaia. Também é possível utilizar serviços de transporte por aplicativo no aeroporto.

De carro a partir de Lisboa – a distância entre as cidades é de pouco mais de 300 km e de aproximadamente 3 horas de viagem de carro pelas duas grandes autoestradas que ligam as cidades do sul ao norte do país (A1 e A8). As duas estradas são pedagiadas e boas, com no mínimo três pistas e pontos de apoio ao longo da via para alimentação, uso de banheiros e abastecimento de combustível.

Passeio de trem – é possível ir ao Porto de outras cidades de Portugal ou de países vizinhos de trem. As passagens podem ser consultadas diretamente no site da Comboios de Portugal, responsável pela operação dos trens no país. No mesmo site, também é possível consultar partidas de outras cidades como Coimbra, Braga, entre outras.

Cruzeiros fluviais – uma forma não tão convencional de chegar ao Porto é de barco, percorrendo o Rio Douro em cruzeiros fluviais. Há vários navios saindo da Holanda, Espanha e Inglaterra, que passam pela cidade.

Onde comer no Porto e em Vila Nova de Gaia

Portugal é um país muito conhecido pela sua gastronomia tradicional e pelos vinhos, por isso, fica uma lista de restaurantes para conhecer durante a estadia no Porto ou em Vila Nova de Gaia e elevar sua experiência.

No Porto – opções não faltam para desfrutar de excelente gastronomia e alguns dos restaurantes mais interessantes são A Regaleira, Adega Escondida, Adega São Nicolau, Bacalhau, Blind, Brasão Aliados, Bulha Bolhão, Cantinho do Avillez, Capa Negra II, Casa D’Oro, Casa de Chá da Boa Nova, Culto ao Bacalhau, Cúmplice Steakhouse & Bar, DOP, Encaixados, Escama, InDiferente, La Ricotta, Laurear, Mind the Glass, O Afonso, O Paparico, Orpheu, Portarossa, Portucale, Sagardi Porto, Taberna D’Avó, Taberna dos Fernandes, Taberna dos Mercadores, Tapabento, Terra Nova, Candelabro e Majestic Café, Florbela Patisserie. Também conheça a Casa Guedes, lanchonete tradicional pelo sanduíche de pernil, e o Mercado do Bolhão.

Em Vila Nova de Gaia – Bacalhoeiro, Barão Fladgate, Gastronomic Restaurant The Yeatman, Stramuntana, Enoteca 17.56 e Vinum Restaurant and Winebar vão tornar a viagem ainda mais gostosa e interessante.

Para a experiência de degustação de vinhos, conheça a Sala de Provas Vinhos de Portugal que fica no Palácio da Bolsa no Porto. Em Vila Nova de Gaia visite a Cave Taylor’s Port, a Caves Ferreira, o Graham’s Port Lodge, o WOW – Museus do World of Wine para viver a Pink Palace Experience a Cave Museu Sandemanem.

Hotéis para se hospedar

Os hotéis mais interessantes que encontrei no Porto são Hotel Tipografia do Conto by Casa do Conto, Laranjais, Legends House by Sweet Porto, Porto River, Ribeira Douro Hotel, Saboaria, Torel Palace Porto, Wine & Books Porto Hotel. Em Vila Nova de Gaia os hotéis Hilton Porto Gaia, The Lodge Porto Hotel e Vincci Ponte de Ferro são ótimas opções.

Passeio no Vale do Douro

Patrimônio Mundial pela UNESCO pela influência humana no seu desenvolvimento, o Vale do Douro é uma das regiões vinícolas mais antigas do mundo e contempla uma paisagem única e estonteante.

Destino de produção de vinho em socalcos, coberto de vinhas em colinas verdejantes e com mais de dois mil anos de viticultura, é a primeira região vinícola demarcada do mundo, por Marques de Pombal em 1756.

Com suas mais de 250 uvas autóctones, vinhos sedutores e atraentes e paisagens deslumbrantes, o Douro é o destino ideal para quem visita o Porto e Vila Nova de Gaia complementar a viagem com enoturismo.

Como chegar no Douro

O Vale do Douro está localizado no Norte de Portugal, aproximadamente 100 km da cidade do Porto.

A melhor forma de conhecer a região é alugar um carro no Porto e percorrer um trajeto de aproximadamente duas horas margeando a estrada e o Rio Douro. A estrada é boa e segura e as distâncias percorridas são pequenas.

De carro também se tem maior flexibilidade de locomoção, conforto e tranquilidade. E as paisagens pelo caminho são muito bonitas para serem apreciadas.

É possível também ir de barco ou cruzeiros fluviais e de trem para o Douro, com a linha Porto-Pocinho, que passa por um trecho bastante bonito em Pinhão.

A melhor região para se hospedar no Douro é entre as cidades de Peso da Régua e Pinhão, onde estão as principais vinícolas, restaurantes e hotéis.

Quais vinícolas visitar na Douro

Com um território de 250 mil hectares e o extenso rio de quase 900 km, o Douro conta com aproximadamente 20 mil produtores que trabalham nas vinhas da região, segundo o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

Aos amantes de vinho, a região é repleta de vinícolas surpreendentes e vinhos que se destacam não somente no país, mas em todo o mundo. Além disto, com as sutis diferenças entre as microrregiões que compõe o Douro, é possível encontrar vinhos distintos oriundos de Cima Corgo, Baixo Corgo e Douro Superior.

Toda essa imensidão de possibilidades pode confundir na hora de decidir quais vinícolas visitar no Douro, por isso, segue um roteiro com as nossas sugestões de passeios imperdíveis.

  • Quinta do Crasto – com uma localização privilegiada com vista para o vale, a vinícola é uma das principais referências do Vale do Douro tanto em termos de qualidade de vinhos como de experiência de enoturismo.
  • Niepoort – a Quinta de Nápoles, situada às margens do rio Tedo que desagua no Douro, é a expressão indiscutível do terroir duriense. Com vista privilegiada para o rio e as parreiras da propriedade, o passeio pode incluir um almoço informal que promete cruzar pessoas, vinhos e gastronomia de forma inesquecível.
  • Quinta da Pacheca – a hospedagem em formato de grandes barris faz da vinícola um destino único e inconfundível no Douro. Mas, não só, as experiências gastronômicas, o spa e inclusive um passeio de barco com degustação complementam a experiência de grandes vinhos com um passeio memorável.
  • Quinta da Leda – também conhecida como Casa Ferrerinha pelo nome estampado em seus rótulos mais acessíveis, tem paisagem deslumbrante e grandes vinhos para serem degustados no Douro Superior.
  • Quinta do Vallado – a visita alia história, modernidade e, obviamente, paisagem deslumbrante. Uma das mais antigas vinícolas da região, conta com experiências gastronômicas, hospedagem e vindima virtual.

Outras vinícolas incríveis para conhecer no Douro são a Quinta das Carvalhas, a Van Zeller & Co, Quinta do Noval, Quinta do Vale Meão, Quinta dos Avidagos, Duorum, Quinta dos Murças. Mas, a lista é imensa! Esse é só um começo do que conhecer.

Vinhos para provar e trazer na mala de viagem

Estando no Porto, em Vila Nova de Gaia ou no Douro, uma coisa é certa: existirão muitos vinhos para provar e se encantar. Muitos deles, felizmente, são importados ao Brasil.

  • Alguns produtores de destaque são Alves de Sousa, Chryseia, Douro Boys, Muxagat, Pormenor, Quinta da Boavista, Quinta das Carvalhas, Quinta do Fojo, Quinta do Portal, Quinta do Vale Dona Maria, Quinta do Vesuvio, Quinta Nova, Vértice e Wine & Soul.
  • Produtores que também são importados ao Brasil e que merecem a sua atenção são a Quinta da Pacheca, Quinta do Crasto, Taylor’s Port, Graham’s Port, Quinta dos Avidagos e Casa Ferreirinha.

Quando falamos de vinho, existe um mundo de oportunidades e é o prazer da descoberta que torna tudo tão gostoso e encantador. Por isso, prestigie e respeite marcas líderes, mas busque o novo. Crie novas experiências com personalidade, amplie seu leque de opções e saia do lugar comum.

Qual moeda levar para Portugal

O euro (Є) é a moeda oficial de Portugal desde 2002 e pode ser comprada com facilidade no Brasil.

Por ser a segunda moeda mais utilizada no sistema financeiro do mundo e uma das mais fortes, as cotações são favoráveis e não há risco de perder valores caso o dinheiro não seja todo utilizado durante a viagem.

Por Ana Carla Wingert de Moraes

IMPORTANTE: para isenção do tributo de importação, o valor total de bens trazidos não pode ultrapassar a cota de U$ 1.000 em viagens aéreas ou marítimas e de U$ 500 em viagens terrestres ou fluviais. Compras em lojas de Duty Free não são consideradas no cálculo, mas não podem exceder à U$ 1.000.

Além de observar a cota de valor, é preciso obedecer aos limites quantitativos, que no caso de bebidas alcoólicas é de até 12 litros, o que equivale a 16 garrafas de 750ml, que podem ser compradas em vinícolas, lojas e adegas. 

Caso exceda o quantitativo, e desde que não haja finalidade comercial ou industrial, os itens serão tratados como bagagem. Entretanto, não haverá isenção de tributosCompras que ultrapassarem a cota de isenção devem ser declaradas para pagamento do tributo, sob pena de  sanções administrativas e penais. 

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais