Alfa CRUX, bodega emblemática de vinhos de alta gama da Argentina, que transformou a paisagem no Valle do Uco com seu design moderno e poético ao sopé da Cordilheira dos Andes.
Agostino Wine Group
Agostino Wine Group é o coroamento da família Agostino e da sua dedicação ao longo da vida ao empreendedorismo ambicioso e ao trabalho árduo e diligente. Como família e empresa, o grupo acredita que com paixão e compromisso inabaláveis com a inovação, não há limites para o que pode ser produzido.
Com esta visão, o grupo se propôs a levar os vinhos argentinos da melhor qualidade aos conhecedores de todo o mundo, tornando-se uma das bodegas emblemáticas dos vinhos de alta gama da Argentina.
A história da Agostino Wine
Tudo começou em 2003, após 30 anos de destaque e sucesso da família no mercado imobiliário do Canadá, quando os irmãos Agostino decidiram retornar e plantar novas raízes na sua cidade natal: Mendoza, Argentina.
Originários da região, os irmãos reconheceram o potencial inerente à terra e, depois de uma longa busca, adquiriram vinhedos na região de Maipú, em Mendoza, lançando-se ao mercado do vinho.
Com convicção implacável e grande ambição, compartilhando os valores familiares que lhes foram inculcados pelos pais, eles imediatamente se concentraram no que fazem de melhor: projetar e construir vinícolas de última geração, enquanto trabalhavam nos vinhedos para obter uvas da mais alta qualidade. Hoje o grupo controla três vinícolas: Agostino, Telteca e Alfa Crux.
Com a espetacular Cordilheira dos Andes como pano de fundo, Agostino abriga a vinícola e adega de barricas, além de restaurante, salas de degustação e galeria de arte utilizada para eventos e experiências vitivinícolas.
Os vinhedos hoje conhecidos como La Serafina (nome da matriarca da família) em La Consulta del Valle de Uco, foram adquiridos quando os irmãos enxergaram o grande potencial no microclima da região sul e a sua grande amplitude térmica que favorece o desenvolvimento de vinhas de elevada qualidade enológica.
Por fim, em 2018, a afinidade dos Agostinos pela arquitetura vanguardista e a busca inabalável pela produção de excelentes vinhos os levaram a adquirir a aclamada Alfa CRUX no Valle de Uco, antiga O. Fournier.
Alfa CRUX
Nomeada em homenagem à estrela mais brilhante da mística constelação do Cruzeiro do Sul, a vinícola Alfa CRUX foi concebida em perfeita harmonia com a Terra e o seu ambiente mágico.
O projeto idealizado pelo banqueiro espanhol José Manuel Ortega Fournier como um complexo enoturístico com restaurante de alta gastronomia, hotel de luxo e um ambicioso condomínio vitivinícola começou a ganhar forma no ano 2000. Em 2018, tanto a propriedade quanto o vinho que ainda estava estocado foram adquiridos pela família Agostino.
A empresa, que mudou a paisagem do Valle do Uco e segue arrancando suspiro dos visitantes, ganhou o nome Alfa Crux, que já era usado em rótulos do antigo proprietário. Aos vinhos que já estavam prontos somaram-se novidades como a interessante linha CRUX, marca criada pelos novos proprietários, dentre os quais se destaca o vinho Tempranillo.
Os vinhedos crescem em El Cepillo, coração do Valle do Uco, um oásis rico e privilegiado em Mendoza, a quase 1.200 metros acima do nível do mar, tendo os Andes como testemunha maravilhosa e em um terroir com condições imbatíveis para obter uvas de extrema qualidade e expressão. A grande amplitude térmica, a falta de chuva e a riqueza do solo geram um estilo e identidade que realça os vinhos e orgulha a família.
No comando da produção está o enólogo German Paes, que trabalhou por sete anos na vizinha Zuccardi Piedra Infinita. O enólogo destaca a altitude e maior amplitude térmica da região, a condução das videiras para se ajustar às necessidades de insolação e calor de cada planta e o controle do ponto de colheita como diferencial da produção.
Arquitetura moderna e design poético
Futurista e moderna, Alfa CRUX possui um design quase poético em perfeita harmonia com a terra e o ambiente.
Suas formas movem e provocam, animam e geram uma energia vital única. Talvez por isso, no seu coração, e sob um teto que projeta uma grande cruz de luz, sejam guardadas e cuidadas as barricas que envelhecem suavemente os vinhos que mais tarde serão embaixadores deste terroir único situado no sopé da imponente Cordilheira dos Andes.
A adega está organizada em vários edifícios, tornando independentes os processos de vinificação e utilizações complementares em espaços autônomos interligados. A linha de produção começa com dois braços que se abrem para receber as uvas e, a partir daí, inicia-se o processo por gravidade. Na colheita, cada grão é cuidadosamente selecionado e posteriormente colocado em tanques de aço inoxidável localizados em um nível inferior.
Uma cobertura metálica aberta, côncava para cima e para baixo, de quatro águas e com uma borda fina, cobre e protege esta área de trabalho que, como um grande guarda-sol, evoca as tradicionais galerias de Mendoza, onde os vindimadores despejavam as uvas nos lagares protegendo-se do forte sol do verão.
A conceituada arquiteta Eliana Bórmida desenhou uma construção emblemática onde se faz um dos melhores vinhos do país. Nesta conjunção de paisagem, arquitetura e vinhedos, a Bodega Alfa CRUX oferece uma das experiências mais impressionantes que se pode viver no Valle do Uco.
CRUX Cocina
Tamanha devoção ao vinho deveria culminar na harmonização perfeita: o CRUX Cocina, charmoso e elegante petit bistrô de montanha que encanta pela incrível vista da Cordilheira dos Andes refletida em um pequeno espelho d’água.
Sua culinária de passos e sublimes sabores típicos argentinos combina perfeitamente com os vinhos da vinícola e o estilo dos chefs que expõem sua arte nas mesas através de uma gastronomia requintada.
O chef Edward Holloway criou um menu de passos inspirado no terroir particular de Mendoza. Com muito cuidado no produto, cada prato é uma explosão de texturas e sabores que acompanha o perfil dos diferentes rótulos da vinícola Alfa CRUX.
O restaurante organiza também um ciclo musical com os melhores artistas da província, que oferecem os seus espetáculos na sala de barricas, a Catedral dos Vinhos, onde a experiência é potencializada graças a uma acústica espetacular.
Casa CRUX e Casa Agostino
Além da vinícola impressionante e da cozinha inesquecível, Alfa CRUX também conta com a Casa CRUX, uma obra impressionante também da arquiteta Eliana Bórmida, que alia alojamento luxuoso com serviço de hotel, tornando-se uma excelente opção de hospedagem no Valle do Uco.
Também é possível viver uma experiência única no Casa Agostino Luxury Wine Resort, onde o descanso se entrelaça com a proposta vitivinícola e gastronômica. Localizada em Carril Barrancas, em Maipú, poucos minutos do centro da cidade de Mendoza, Casa Agostino é um oásis de espaços naturais e lindos jardins, refletindo-se em um refúgio de luxo entre vinhedos.
Mise en Place Wine
Os rótulos da Alfa CRUX são importados ao Brasil pela Inovini, divisão de vinhos finos da Aurora Fine Brands, e distribuídos pela Mise en Place Wine, empresa que alia qualidade, sofisticação e conhecimento ao mercado.
Por Ana Carla Wingert de Moraes