Início » Bodegas Beronia

Bodegas Beronia

por Ana Wingert

Nascido entre amigos, para ser apreciado entre amigos é o slogan que reflete a essência e estampa a identidade do vinho produzido pela Bodegas Beronia.

Vinícola espanhola de vinhos premium e parte do grupo González Byass, casa histórica de Jerez, Bodegas Beronia foi fundada em 1973 por um grupo de amigos unido pelo amor à gastronomia, com a missão de criar grandes vinhos para complementar suas criações culinárias.

Localizada em Rioja Alta, zona considerada como a fonte dos melhores e mais elegantes vinhos da região, a vinícola é destaque e considerada uma bodega em ascensão, especialmente pela localização privilegiada dos vinhedos e pelas técnicas de agricultura sustentável reconhecidas e certificadas em nível mundial.

Os vinhos expressam o estilo clássico de Rioja, com longo estágio em madeira, sem abandonar a pureza e o caráter das uvas. São intensos e elegantes. Uma reinterpretação do estilo riojano, que equilibra fruta e carvalho.

Bodegas Beronia também conta com uma segunda vinícola em Rueda, dedicada exclusivamente à produção de vinhos brancos feitos a partir da uva Verdejo.

A vinícola reconhece a importância de moldar ambas as regiões em um futuro sustentável e luta pelo equilíbrio perfeito entre a honra das tradições locais e a utilização de práticas avançadas e modernas para a produção de vinhos de excelência na Espanha.

O estilo Beronia

Combinando a abordagem clássica de vinificação com uma atitude dinâmica em relação às técnicas de ponta, Bodegas Beronia entrega um portfólio de vinhos da mais alta qualidade, com estilo único.

Matías Calleja, enólogo chefe da vinícola, desenvolveu o chamado estilo Beronia ao longo de quase 40 anos. Perfeccionista de coração, entrega em cada vinho a extensão do seu trabalho artesanal e cuidado.

  • Barris mistos – com caráter inovador, Bodegas Beronia foi pioneira na utilização de barricas mistas de carvalho, combinando aduelas de carvalho americano e pontas de carvalho francês. A união dos dois resultados acrescenta combinação única de aromas e sabores complexos aos vinhos. O carvalho americano aporta sabores pronunciados de baunilha, coco e especiarias doces, enquanto o barril francês entrega sabores e notas de castanhas.

“Quando pedimos ao tanoeiro para fazer um barril com dois tipos de madeira diferentes, ele disse que estávamos loucos”, conta Matías Calleja.

  • Envelhecimento prolongado – 95% dos vinhos da Bodegas Beronia são tintos e feitos para desenvolver e amadurecer durante longos períodos em barrica e garrafa, tal como são conhecidos os vinhos da região de Rioja. O resultado da evolução entrega vinhos complexos e elegantes, mas sem abandonar a pureza e o caráter da uva.
  • Sustentabilidade – para Beronia, o ambiente em que as vinhas crescem determina o vinho produzido. Proteger este ambiente é parte crítica do seu cotidiano, razão pela promove a agricultura sustentável em todas as fases da produção, especialmente nas vinhas biológicas certificadas.

Tudo, desde o design e materiais dos edifícios das adegas em La Rioja e Rueda até às inovações tecnológicas no seu interior, foi desenvolvido para promover a máxima eficiência e o mínimo impacto no ambiente. As adegas foram criadas especificamente para uma produção sustentável ideal.

  • As pessoas – Bodegas Beronia nasceu da relação entre um grupo de amigos e da paixão comum por vinhos de qualidade. Meio século depois, este mesmo calor humano ainda é o que lhes faz continuar. Para a vinícola, em cada taça de seus vinhos há algo de cada um dos 30 homens e mulheres que, dia após dia, estão envolvidos no processo da sua elaboração.

Referência global em arquitetura e sustentabilidade

Bodegas Beronia em La Rioja é uma das vinícolas mais sustentáveis ​​da Europa. Foi projetada para ter impacto mínimo na paisagem e no meio ambiente, integrando-se perfeitamente na encosta e preservando a beleza natural.

Referência global em arquitetura vitivinícola sustentável, a vinícola é um marco arquitetônico incomparável e demonstra o compromisso inegociável com a sustentabilidade e o meio ambiente.

O projeto holístico em La Rioja uniu profissionais das áreas de ecologia, hidrogeologia, especialistas em qualidade ambiental, além de arquitetos, engenheiros e paisagistas. O resultado foi a construção de uma vinícola que colhe prêmios como o World Design Awards e o Architecture Masterprize, além de ser a primeira construção sustentável certificada do mundo do vinho pela americana LEED Gold.

A certificação LEED é concedida pelo US Green Buidling Council (conselho americano de construção verde) e significa Líder em Eficiência Energética e Design Sustentável. O selo é dado às construções que obtêm grau de excelência em diversos pontos de sustentabilidade, verificados através de uma terceira parte independente. Para tanto, valorizam-se as estratégias implementadas para eficiência e bem-estar de pessoas, economia de energia, utilização racional da água, emissão de CO2, gestão, conservação e redução de recursos, entre outros.

Em 2019, a Federação Espanhola de Vinhos (FEV) premiou a Bodegas Beronia com o respeitado certificado Wineries for Climate Protection (WfCP), validando ainda mais o compromisso da vinícola com a melhoria contínua de sustentabilidade.

Beronia é também a primeira vinícola a utilizar a nova tecnologia de alta precisão chamada “Cleanwood”, que se trata de um sistema para a área de barricas que otimiza os processos de limpeza e reutilização, com considerável redução de consumo de água e eletricidade. Baseada em ondas de alta frequência, a tecnologia aplica à madeira um determinado padrão de frequências e intensidades para eliminar microorganismos, aumentando a qualidade do produto e prolongando a vida útil das barricas por mais vários anos.

“Sentimos que era altura de devolver à terra algo daquilo que ela nos deu”, afirma Matías Calleja.

Tanto a adega de La Rioja quanto a adega em Rueda foram projetadas holisticamente em cada detalhe, garantindo que deixem as pegadas mais leves possíveis em seus ambientes.

Em Rueda, a adega fica confortavelmente entre os vinhedos, em harmonia com seu ambiente tranquilo. Grandes janelas de vidro captam o máximo de luz solar, enquanto as espessas paredes de concreto e a construção semi-subterrânea mantêm as temperaturas frescas e consistentes, vitais para o manuseio e cuidado do expressivo vinho Verdejo.

“Trabalhamos com o arquiteto desde o início para garantir que a vinícola incorporasse as ideias de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente que definem Beronia”, sustenta Marian Santamaria, enóloga de Beronia Rueda.

O grupo González Byass

González Byass é um dos mais poderosos e prestigiados grupos familiares produtores de vinho espanhol e, além de Jerez, possui vinícolas em outras regiões como Rioja (Bodegas Beronia), Catalunha (Vilarnau), Toledo (Finca Constancia), Somontano (Viñas del Vero), Cadiz-Andaluzia (Finca Moncloa) e Galícia (Pazos de Lusco)

Dentre os diversos prêmios conquistados, a González Byass foi eleita a melhor produtora de vinhos da Espanha e a sexta melhor do mundo no ranking das “100 Melhores Vinícolas de 2014”, elaborado pelos jornalistas e escritores de vinho da WAWWJ (World Association of writers and journalists of wines and spirits).

Experiências em Curitiba

Em julho de 2022, a Mise en Place Wine, distribuidora e importadora de vinhos do sul do país, trouxe para Curitiba o embaixador do grupo González Byass no Brasil, Frederico Knoll Aymone.

O representante do renomado grupo espanhol cumpriu agenda na cidade e participou de um evento exclusivo de Bodegas Beronia organizado pela GastroRosé. No jantar, o vinhos foram apresentados e combinados com um menu de quatro tempos na OX, a Steakhouse mais premiada da capital paranaense.

Também estavam presente Claudemar Hernandes, sócio diretor da Mise en Place Wine, e Ana Lúcia Mamore, representante da Aurora Fine Brands em Curitiba.

Anteriormente, em novembro de 2021, os vinhos da Bodegas Beronia já haviam sido apresentados com exclusividade no Clube do Vinho GastroRosé, também realizado em parceria com a Mise en Place Wine.

Os vinhos são importados ao Brasil pela Inovini, divisão de vinhos da Aurora Fine Brands, e tem distribuição no Paraná pela Mise en Place Wine.

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Foto: Bodegas Beronia

2 Comentários

Jonas Martins 25/07/2022 - 09:39

Uau!! Os Clubes estão cada vez mais imperdíveis! No próximo vou com certeza!

Repetir
Ana Carla 27/07/2022 - 11:03

Estou com orgulho do Clube do Vinho! Está cada vez ficando melhor.
Você precisa retornar. Vamos adorar!🍷💕

Repetir

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais