Início » Buenos Aires

Buenos Aires

por Ana Wingert

Dessa vez as férias foram diferentes: Buenos Aires! Sem planos de trabalhar, só descansar e aproveitar. O vinho e a gastronomia, é claro, também estavam lá.

Foram cinco dias na capital da Argentina e, embora fosse primavera, as temperaturas ainda variavam entre 11° e 22° em Buenos Aires, com paisagem nublada e chuvosa, convidativa à um bom almoço ou jantar.

Visitamos o Palácio Barolo, para além da programação gastronômica, e a Calle Alvear, conhecida como a rua dos palácios. Tentamos, por duas vezes, visitar o Teatro Colón. Infelizmente não conseguimos (os ingressos não são vendidos antecipados). Fica o motivo para voltar, quando vou querer visitar também a Libraria El Ateneo!

Porém, vamos ao vinho e à gastronomia, concentrados entre os bairros Palermo, Recoleta e Puerto Madero.

La Pescadorita

Na primeira noite optamos por frutos do mar, afinal, a Argentina não vive só de parrilla. A escolha, foi o restaurante La Pescadorita, localizado no Palermo. Com um ambiente decorado e fofo, ganhou meu coração.

Em uma charmosa mesa na calçada, iniciamos o jantar com duo de tartar de salmón rosado e pesca ahumada e crujiente de atún rojo. Para acompanhar, um clássico Torrontés de Matias Riccitelli.

O prato principal sem dúvida foi a melhor paella que já provei na vida. O ponto de cozimento do polvo espanhol perfeito, deliciosamente combinado com arroz em tinta e lulas. O vinho escolhido foi El Enemigo Chardonnay 2019.

Don Julio Parrilla

Para provar a parrilla mais famosa de Buenos Aires, jantamos no restaurante Don Julio, também localizado no Palermo. Valeu cada segundo de espera na fila (que é realmente enorme, mas regada de vino espumoso).

Com serviço de salão impecável, ambiente lindo e qualidade evidente de louças e taças, em termos de bom atendimento, Don Julio Parrilla está no topo da lista.

Provamos Ojo de Bife acompanhado de aspargos e alcachofras feitos na parrilla e creme de espinafre maravilhoso (muito mesmo). O vinho escolhido foi Marcelo Pelleriti Select Blend of Terroir 2015.

Para a sobremesa, panqueca de doce de leite e sorvete de zabaione com o vinho doce Pequeñas Producciones Escorihuela Gascón Late Harvest 2020. Tudo delicioso.

Puerto Madero

A região de Puerto Madero, por si só, é um charme. Com vários bares e restaurantes em frente ao cais e a Puente de La Mujer, a paisagem fica ainda mais estonteante pelos arranha-céus modernos e sofisticados.

Escolhemos o Marcelo Cocina Italiana para um jantar delicioso de frutos do mar e no último dia almoçamos no El Mercado, localizado dentro do hotel de luxo Faena.

No Marcelo comemos uma salada de frutos do mar inesquecível. Lagostin, lula e polvo com sabor e textura espetaculares. Harmonizada com o Chardonnay Fin del Mundo Patagonia Limited Edition 2019 Finca Antranik – meu preferido em Buenos Aires.

O prato principal foi tagliatelle negro com camarões, harmonizado com Escorihuela Gascón Chardonnay Gran Reserva 2021. Que massa! Chego salivar ao lembrar.

Por fim fomos ao El Mercado, que se destacou mais pela beleza do lugar do que pela gastronomia e o serviço em si. As instalações são impressionantes e tem o glamour do hotel design e cinco estrelas Faena.

Degustamos o blend Blanchard & Lurton Grand Vin 2017, que foge do estilo e das uvas clássicas de Mendoza e tem qualidade excepcional. Valeu a visita ao El Mercado.

Cafés, pizzarias e Pati Bullrich

Além dos restaurantes fomos à alguns cafés durante a tarde pelas ruas da cidade, especialmente na Recoleta, onde estávamos hospedados, e ao shopping Patio Bullrich, onde degustamos um delicioso Sauvignon Blanc da Ruttini com ostras al limón no Oyster Bar e apreciamos a beleza do lugar.

Na última noite escolhemos uma pizza quentinha antes de voltar. Los Inmortales, na Avenida Corrientes, é um lugar tradicional, familiar e menos turístico. Gostei muito do ambiente, da pizza e do atendimento.

Dessa viagem posso afirmar: Buenos Aires tem potencial gastronômico enorme, com culinária deliciosa para todos os paladares e bolsos. O câmbio, atualmente, nos é muito favorável*, especialmente na hora de escolher vinhos.

Aos fãs de vinhos, compensa se programar para visitar a capital da Argentina e apostar em estilos diferentes, que vão além da clássica Malbec. Embora a uva ainda seja predominante nas cartas de vinhos e lojas, têm muita opção para quem quer diversificar e harmonizar.

Passeios turísticos

Nessa viagem acabei não fazendo tantos passeios turísticos por causa da chuva, mas, em outra oportunidade conheci vários lugares lindos, que vale a pena visitar: Floralis Generica, Universidade de Buenos Aires, Bosques de Palermo, Rosedal, Jardim Japonês, Praça do Congresso, Casa Rosada e o Caminito.

Se o tempo da viagem permitir, compensa muito ir de Buquebus desde Buenos Aires até o Uruguai pelo Rio da Prata e visitar a charmosa cidade Colônia del Sacramento, além de Montevideo e Punta del Este. Quando fui na outra vez, gostei demais da experiência.

Por Ana Carla Wingert de Moraes

*Dica bônus: consulte a opção de enviar dinheiro via aplicativo Wester Union, a melhor cotação que encontramos. Valeu muito optar por essa transação – conseguimos sacar dinheiro com o dobro da cotação das casas de câmbio tradicionais.