A história da vinícola
A vinícola teve início em 1955 quando Manuel Rodríguez Lareiro, juntamente com sua esposa Francisca, investiram em sua primeira fazenda em Mendoza.
O local foi chamado “Finca Algarve” em memória da sua terra natal no sul de Portugal de onde emigrou em 1920.
Mais tarde a área da bodega se expandiu com a compra de quintas contíguas. Hoje são 100 hectares de vinhas produzindo uvas viníferas de alta qualidade.
Manuel ensinou e transmitiu a importância da família e da união. Assim, a adega cresceu ao longo dos anos com cada uma das gerações. Respeito, trabalho, esforço e simplicidade são os valores que rodeiam a bodega e que são mantidos há mais de 65 anos.
Gladis, a filha de Manuel, motor e coração do projeto, herdou a paixão do pai e marcou o caminho para que os filhos continuassem o trabalho na vinícola.
Como terceira geração de produtores, Manuel Valdez tem como filosofia o respeito e a fruição do vinho. Para ele, a nobre bebida nos convida ao prazer, não só do ponto de vista enológico, mas também social; é uma desculpa para se encontrar com a família e amigos.
“É justamente aí que nos conectamos com os “Cinco Sentidos. Olfato, paladar, audição, tato e visão nos identificam e preservam as bases de nossa vinícola”.
Na atualidade, focado na inovação, Manuel Valdez e os irmãos decidiram dar um novo passo com a produção de vinhos premium de exportação sob a marca Cinco Sentidos, movimento que iniciou em 2002 com o brainstorming da marca.
Com o legado do avô, que nunca se perde de vista, a vinícola se projetou para promover novos desenvolvimentos, variedades e estilos, preparando a entrada da quarta geração familiar. A bodega continua crescendo e a família também, sempre com a convicção de compartir o vinho.
Cinco Sentidos Wines
Localizada na Pasaje Scaramella 500, Russel, em Maipú, Mendoza, a vinícola possui áreas de moagem, fermentação e armazenamento com capacidade para 497.000 litros entre tanques de aço inoxidável e concreto subterrâneo e uma sala de barris.
O controle de temperatura permite gerenciar cuidadosamente todos os processos de fermentação, conservação e armazenamento.
Com elevados padrões de qualidade e tecnologia, foi repensada para a produção de vinhos premium. Cada um dos espaços responde à filosofia e aos valores familiares que marcam o norte do projeto, entre os quais se destacam a simplicidade, o cuidado com o meio ambiente e o imenso respeito pelas pessoas.
Desta forma a vinícola consegue resgatar todos os sentidos na sua expressão máxima, que posteriormente se refletem nos vinhos. Para a família, compartir o vinho tem tato e ruído. Vai além do olfato, visão e paladar.
A mão escaneada nos rótulos representa o design do agente, protagonista do vinho, e o reflexo do trabalho manual. Igualmente reforça a ”digital da família”, evidenciando a personalização do vinho.
Ao apresentar seus vinhos, Manuel Valdez reforça que para ele e a família, “o vinho só é mágico ao ser compartilhado. Antes não tem mágica. Tem qualidade, trabalho, enologia, tecnologia e gente capacitada”.
Os vinhedos da Cinco Sentidos
Desde o início do projeto a bodega se aventurou na busca de novos desafios. O espírito inovador a levou a combinar e explorar os solos de Mendoza para encontrar o terroir ideal para a vinificação.
A vinícola possui 100 hectares de vinhas próprias, além de trabalhar em conjunto com produtores locais.
Desta forma, acessa uma variedade de uvas de diferentes áreas, como Palmira, Barrancas, Luján de Cuyo, Gualtallary, Chacayes e Altamira. Além de Cafayate e Salta, de onde vêm as uvas que dão origem aos Torrontés.
A vinícola possui vinhedos de diversas variedades como Malbec, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Ancellota, Petit Verdot, Pinot Noir, Syrah, Bonarda, Torrontés, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Moscatel de Alexandria.
Enoturismo
“Convidamos você a compartilhar milhares de momentos e fazer do Cinco Sentidos o seu lugar. Vá em frente, viva a aventura de descobrir nuances, texturas, aromas e sabores, junto com os sons que só a experiência de compartilhar um vinho pode lhe proporcionar”.
Com essa mensagem a vinícola Cinco Sentidos anuncia seus programas de enoturismo para visitantes.
Ao conhecer a bodega, o visitante poderá encontrar a cada passo as suas características centenárias, percorrer suas caves temáticas e degustar vinhos desde a sua produção até à garrafa.
A experiência também permite criar seu próprio blend e pode ser acompanhada por empanadas mendocinas, picadas ou por um almoço crioulo de quatro tempos harmonizado com vinhos Cinco Sentidos.
Os vinhos são importados ao Brasil pela MMV.
Por Ana Carla Wingert de Moraes
3 Comentários
As tuas degustações são sempre uma celebração aos cinco sentidos. 💋❤️
Vinhos espetaculares!
Esses vinhos são muito bons! Gosto bastante.