La Piu Belle é a deusa de VIK, o lugar de ouro no Vale Millahue. Uma homenagem da vinícola à arte, à importância da arte e à arte da vinificação.
Alex e Carrie VIK lançaram em 2004 o audacioso projeto de fazer um dos melhores vinhos do mundo. Na busca pelo lugar ideal, encontraram em Millahue, no Vale do Cachapoal, um terroir perfeito do Chile, país já dedicado à produção de vinhos de classe mundial. Assim, no sopé da Cordilheira dos Andes e no vale chamado de “lugar de ouro” pelo povo nativo mapuche, nasceu o vinhedo VIK.
Com uma paisagem circundante majestosa e natural composta por doze vales, cada um com seu próprio microclima, exposições solares distintas e resfriados pela brisa costeira do Pacífico a vinícola produz vinhos de enorme complexidade, com a supervisão do renomado enólogo Cristián Vallejo.
La Piu Belle
Dentre as linhas produzidas, uma das mais fascinantes e célebres é La Piu Belle, uma homenagem à arte, à importância da arte para a VIK e à arte da vinificação.
Para a VIK, o conceito estético integrado a seu negócio é fundamental. Por isso, elementos ligados à arte sempre são incorporados na arquitetura e no design dos rótulos.
A deusa La Piu Belle, que encanta em seu colorido azul em La Piu Belle tinto, é obra de Gonzalo Cienfuegos, e sua pintura original está exposta no hotel boutique VIK Retreat, anexo à vinícola no Chile. Um privilégio para quem gosta de arte e que tive a grata surpresa de apreciar pessoalmente ao lado do enólogo chefe Cristián Vallejo.
Para a vinícola, “La Piu Belle é a deusa da natureza, do amor, da fertilidade, da beleza e da arte. Ela é a deusa de VIK, o lugar de ouro no Vale Millahue. É a personificação do mundo místico do incrível terroir e personifica o sol iluminando a névoa que cobre o vale ao amanhecer. Ela encarna o frescor da brisa costeira do Pacífico e das montanhas andinas, resfriando as uvas durante o verão luminescente. Ela é a chuva suave que dá vida às vinhas, realçando e libertando o perfume da verde e luxuosa flora e fauna nativa que rodeia a vinha. Ela é a complexidade dos solos, a redondeza das colinas e a beleza dos vales”.
“Ela deu à luz as nossas vinhas e chora lágrimas de ouro vermelho de alegria pelo que criou. Estas lágrimas de ouro vermelho, os nossos vinhos, são os seus presentes para o mundo”, ressalta VIK.
O vinho é elegante e complexo, intenso e equilibrado, voluptuoso, com uma cativante e sedutora cor vermelho rubi. A safra 2020 é um blend de Carménère, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, colhidas manualmente, e com 24 meses de estágio em barricas de carvalho francês, sendo que 15% do vinho passa por Barroir (barricas tostadas com madeira da propriedade em Millahue).
Traz aromas notáveis e equilibrados de frutas silvestres maduras, como amora, framboesas e deliciosas groselhas, envoltas em especiarias doces, eucalipto, cedro e tabaco, complementados por um toque sutil balsâmico, de lavandas e amêndoas, que marcam presença.
No paladar é complexo e elegante, evidenciando o seu frescor em uma acidez equilibrada, com textura de veludo. Seus taninos redondos e sutis criam estrutura e corpo firme e se prolongam em um final persistente recheado de camadas de aromas e sabores.
La Piu Belle Rosé
Após o sucesso de La Piu Belle tinto, VIK lançou La Piu Belle rosé, que na safra 2022 conta com um blend de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Carménère e Syrah que amadurece 11 meses em barris usados.
O vinho entrega em taça a estrutura, elegância e as notas de frutas vermelhas da Cabernet Sauvignon, o volume de boca e as notas de especiarias e frutas negras da Carménère, os aromas florais da Syrah e a fina mineralidade e acidez pronunciada da Cabernet Franc.
Por fim, o carvalho de Millahue e o selo Barroir aportam notas de pêssego, damasco e maracujá ao vinho, complementadas por rosas brancas que tornam a experiência do rosé ainda mais especial.
La Piu Belle rosé vai muito além da beleza da sua garrafa, cuja arte é obra do artista argentino Javier de Aubeyzon. Representa a energia das vinhas, o poder das uvas e a elegância de um blend rosé.
La Piu Belle Champagne
Coroando a linha de produtos, La Piu Belle Champagne se sobressai tanto por sua qualidade quanto pela aposta inovadora. É um verdadeiro reflexo da linha artística que caracteriza a VIK e surpreendeu o mercado com seu lançamento global em 2022.
A arte do rótulo foi feita por Elena Trailina, artista russa que, com um olhar poético e resgatando o imaginário da arte bizantina e técnicas antigas, deu vida ao design original de La Piu Belle Champagne.
Os vinhos VIK, recentemente incorporados ao portfólio de importação da Mise en Place Wine, completam as cartas dos melhores restaurantes e prateleiras das lojas de vinho de Curitiba e do sul do Brasil.
Por Ana Carla Wingert de Moraes