Início » Microvinificações

Microvinificações

por Ana Wingert

Sob o comando de Juan Manuel González, reconhecido como um dos grandes enólogos da atualidade na Argentina, Penedo Borges Bodega Boutique apresenta vinhos de microvinificações em barrica.

A técnica de microvinificações

O diretor enológico da vinícola é um profundo conhecedor de viticultura e especialista na gestão dos tempos de colheita. Sua técnica de microvinificação deu origem à linha mais exclusiva da bodega: Penedo Borges Microvinificaciones en Barrica.

São vinhos da mais alta qualidade, que podem ser consumidos hoje, mas que estão preparados para longos períodos de guarda e passam por um processo único de fermentação em barricas de carvalho.

O processo inicia com o estudo dos solos e a seleção dos lotes do vinhedo de acordo com a sua expressão e estrutura. Em seguida, procede-se à colheita manual e a fermentação em barricas.

Todos os processos de vinificação, como a maceração pré-fermentativa, a fermentação alcoólica com controle da temperatura, as remontagens e o trabalho manual de estampagem e rotação acontecem na barrica, até se conseguir a total integração dos componentes do vinho.

Nesta linha opera-se uma sutil prensagem e o subsequente amadurecimento do vinho em barricas novas de carvalho francês, quando o vinho desenvolve seu caráter e complexidade durante quatorze meses de descanso na posição horizontal.

Esta técnica de microvinificação é realizada manualmente, acrescentando elegância e estrutura à tipicidade varietal dos vinhos. O resultado são vinhos profundos e complexos, com boa capacidade de desenvolvimento em garrafa e grande potencial de envelhecimento.

Atualmente, o portfólio conta com quatro exemplares da linha Microvinificaciones en Barrica: Malbec, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot, que foi premiado pela Descorchados em 2022 como o melhor Petit Verdot de Agrelo e como um dos Top 10 Petit Verdot do ano.

Em outubro tive a oportunidade de participar de um jantar intimista para convidados e degustar junto com Juan Manuel González e Eduardo Paes de Andrade, International Sales & Marketing da vinícola, o Cabernet Sauvignon Microvinificaciones en Barrica e é nítido que o enólogo se envaidece e orgulha pelo grande vinho produzido. Com razão!

Quanto às notas de prova, Microvinificaciones en Barrica são daqueles vinhos que impressionam em aromas e sabores marcantes, bom corpo, acidez precisa, taninos muito bem vinificados, álcool bem integrado e longo final. Muito especiais.

Para a Penedo Borges, “graças a Juan Manuel, cada garrafa de vinho é uma obra de arte, cheia de sabor, paixão e dedicação”.

Reconhecimento da excelência no enoturismo

Em setembro, Penedo Borges Bodega Boutique conquistou o cobiçado ouro na categoria Pequena Vinícola junto ao prêmio Best Of Mendoza’s Wine Tourism 2024. Este prestigiado prêmio, que reúne o melhor do enoturismo, tornou-se um farol de excelência na indústria do vinho.

O palco no qual as principais vinícolas e empresas do setor competem para demonstrar sua excelência no enoturismo, coroou a Penedo Borges Bodega Boutique entre cinquenta e duas empresas de destaque na categoria Pequena Vinícola.

Para a vinícola, este reconhecimento é uma prova do trabalho árduo, da qualidade dos vinhos e da dedicação incansável de toda a equipe de profissionais.

Para além de ser uma celebração dos seus produtos, este prêmio reflete o compromisso da adega em oferecer experiências excepcionais de enoturismo, afirma o gerente geral Jorge Cahiza.

O evento foi organizado pela Great Wine Capitals (GWC), uma rede global de cidades conhecidas pela sua excelência no turismo e no vinho. Nesta edição, pequenas vinícolas ganharam destaque, destacando o trabalho excepcional das vinícolas boutique.

A essência da Penedo Borges

Penedo Borges tem conseguido cativar os visitantes mais exigentes com a sua produção limitada, mas de elevada qualidade. A sua proposta vai além da degustação de vinhos: é uma imersão na arte e na paixão pelo vinho.

Ademais, seu compromisso com práticas sustentáveis ​​e a beleza das suas instalações são pontos-chave que contribuíram para o seu sucesso.

A arquitetura da adega reflete os princípios fundamentais da vinícola: artesanal, moderno e próximo. Foi construída com materiais da região e grandes superfícies de vidro para oferecer vistas impressionantes da Cordilheira dos Andes. Seu design contemporâneo, moderno e minimalista cria uma atmosfera única em frente ao Cordón del Plata e o vulcão Tupungato.

As experiências são variadas e podem ser vividas tanto no interior como no exterior. O interior da vinícola exala calor e harmonia, com utilização de materiais nobres como madeira e móveis artesanais. Os balcões de madeira restaurada de nogueira crioula e a lareira acesa fazem com que os visitantes se sintam em casa.

Nos jardins, à sombra das árvores e nos “quinchos”, os visitantes podem se conectar com a natureza, aproveitar o ar puro, ouvir o canto dos pássaros e contemplar a majestade da Cordilheira dos Andes.

É uma experiência descontraída que permite relaxar numa paisagem impressionante do Alto Agrelo.

Sou fã de carteirinha e tenho muito carinho pela vinícola e pelas pessoas. Para mim, Penedo Borges Bodega Boutique é uma das visitas indispensáveis em Mendoza!

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais