Unanimidade de elogios e indicações entre os brasileiros, El Enemigo é lindo e para favoritar na sua viagem.
Tem boa energia, clima divertido e leve, boa comida, gente bonita e excelentes vinhos para degustar.
Dirigida por Alejandro Vigil e sua esposa María, que costumam se misturar com os hóspedes durante a experiência, a Casa Vigil conta com um dos melhores restaurantes de Mendoza, com menus de degustação combinados com a linha completa de vinhos El Enemigo.
El Enemigo Wines
El Enemigo é o projeto de paixão de dois amigos argentinos. Alejandro Vigil é especialista em solos e célebre enólogo que há anos lidera as operações da Bodega Catena Zapata, propriedade do pai de Adrianna Catena, o lendário Nicolás. Adrianna, por sua vez, é historiadora, atualmente cursando doutorado na Universidade de Oxford.
El Enemigo – o inimigo – foi criado para produzir um vinho que respeitasse a história e as tradições, ao mesmo tempo que rejeitasse o status quo.
“No final da jornada, lembramos apenas uma batalha: a que lutamos contra nós mesmos, o inimigo original”.
Alejandro Vigil entendeu que ele era seu próprio inimigo e, então, decidiu sair da zona de conforto da Malbec e se aventurar também com a Cabernet Franc em Mendoza no projeto El Enemigo Wines.
Adrianna Catena
A filha mais nova de Nicolás Catena Zapata, Adrianna vive e respira vinho desde a infância. Hoje, combina a experiência na Academia com a paixão pela Viticultura e Enologia, dividindo seu tempo entre El Enemigo Wines e Catena Zapata.
Cresceu em Buenos Aires e mais tarde mudou-se para a Califórnia, graduando-se na UC Berkeley com as mais altas honras e a Menção Departamental em História. Possui mestrado e doutorado pela Universidade de Oxford e recebeu bolsas de prestígio do Clarendon Fund, Balliol College e Leverhulme Trust.
Como historiadora, Adrianna especializou-se no Atlântico Ibérico Moderno – as histórias do comércio, consumo e cultura material – desde o Renascimento até 1800. A sua investigação centrou-se no setor têxtil, com ênfase nos corantes e tinturarias, práticas artesanais, conhecimento e experiência.
Alejandro Vigil
Formou-se em engenharia agrícola e, aos 27 anos, assumiu a chefia da divisão de solos do Instituto Nacional de Pesquisas (INTA) da Argentina.
É enólogo-chefe da Bodega Catena Zapata desde 2002, recebendo os primeiros 100 pontos concedidos a um vinho sul-americano pelo The Wine Advocate de Robert Parker (CZ River Stones 2016) e a classificação mais alta já dada a um Cabernet Franc puro (Gran Enemigo Gualtallary 2013). Também detém os primeiros 100 pontos de James Suckling (CZ White Bones 2018) para um Chardonnay argentino.
Para Alejandro, a mescla ou blend são o sal e a pimenta do vinho. Por isso ele aposta em cortes de uvas e também de vinhedos, além do uso comedido de madeira.
Com seu carisma e competência indiscutíveis, está à frente da Wines of Argentina. Sem dúvidas, uma grande pessoa para impulsionar ainda mais o consumo de vinhos argentinos!
Os vinhos da Catena Zapata, El Enemigo e Ernesto Catena Vineyards são importados para o Brasil com exclusividade pela Mistral e vêm com selo de autenticidade na garrafa para garantir confiabilidade e segurança ao consumidor.
Por Ana Carla Wingert de Moraes
Foto: Decanter