A Maison Louis Latour é um Domaine singular na Bourgogne, proprietária da maior extensão de vinhedos Grand Cru da aclamada região francesa, com área inigualável entre Chambertin e Chevalier-Montrachet.
Empresa familiar com história consolidada na região, foi formalmente fundada em 1797, tratando-se de uma das pioneiras na produção de vinhos de qualidade com as uvas Chardonnay e Pinot Noir e inspiração para outras grandes famílias de vinhedos também investirem em qualidade na Bourgogne.
Breve história da Maison Louis Latour
Em 1731 a família adquiriu os primeiros vinhedos na Côte de Beaune e, em 1768, os Latour se estabeleceram na vila de Aloxe-Corton, onde gradualmente foram adquirindo novos vinhedos e constituindo um grande Domaine.
Formalmente fundada em 1797, a Maison realizou sua primeira exportação em 1815 para a Grã-Betanha.
À partir de 1867, Louis Latour, além de proprietário de vinhas, também se tornou négociant, comprando uvas de diversos pequenos produtores para criar novos vinhos (négociant-éleveur).
No ano 1891 a família adquiriu o famoso Château e adega de Corton-Grancey, construído em 1749 por Gabriel Lebaut, Presidente do Parlamento na Bourgogne, tornando-se a primeira vinícola planejada da França e, atualmente, a mais antiga em operação.
Foram adquiridos 33 hectares de vinhas pertencentes à família Grancey em Aloxe-Corton, dentre os quais, 15 hectares eram de Corton Grand Cru.
Em 1900 a Maison Louis Latour adquiriu terrenos Grand Cru entre os mais prestigiados da Côte de Nuits, em denominações como Romanée-Saint-Vivant e Chambertin. Os vinhos foram oferecidos pela primeira vez na “Exposition Universelle de Paris”.
No mesmo período, a família Latour comprou uma floresta de carvalhos com 100 anos para garantir o abastecimento de madeira suficiente para a sua tanoaria (própria e única em Bourgogne), inaugurada no início do século XX pela Maison.
Em 1913, Latour, com outra grande casa da Bourgogne, fez uma aquisição igual e conjunta do Grand Cru Chevalier-Montrachet Les Demoiselles e ganhou na “cara ou coroa” a metade de maior prestígio do terreno.
Também no início do século XX, surgiram na França novos clientes, hotéis luxuosos e restaurantes de topo como o Hotel de Paris em Monte-Carlo, o Beau-Rivage em Geneve e o Ritz em Paris, onde Louis Latour expandiu rapidamente, o que deu início à sua reputação internacional, posicionando a Maison Louis Latour como uma marca forte e de prestígio global.
Com a ideia de implementar a produção de Chardonnay em novas regiões do mundo, em 1979 a família adquiriu vinhedos em Ardèche, no sul da França, e dez anos depois estabeleceu o Domaine Valmoissine, em Coteaux du Verdon, na Provence.
No ano de seu bicentenário, 1997, a vinícola foi admitida no exclusivo “Club Hénokiens”, restrito apenas à empresas líderes em seus segmentos de mercado, que permanecem familiares, tem história de ao menos 200 anos e ainda possuem o nome do seu fundador. Existem aproximadamente apenas 40 empresas dessas no mundo!
Toda a história da Maison é permeada por grandes desafios e muita resiliência ao logo dos séculos. Crises, guerras e a filoxera, praga que dizimou vinhedos na Europa e outras regiões do mundo, foram enfrentadas de forma ímpar pela vinícola que é uma das líderes de exportação de vinhos da Bourgogne para o mundo.
Diversos investimentos nas regiões de Beaujolais, Chablis, na renovação da Cuverie e do Château Corton Grancey seguiram pelos anos seguintes.
Por fim, em 2015, a Maison Louis Latour plantou videiras na região de Les Pierres Dorées, cerca de 40 quilômetros a noroeste de Lyon. Fortalecida por sua experiência na Bourgogne, a empresa decidiu plantar Pinot Noir nesta região específica chamada de “Pequena Toscana”, que promete vinhos de complexidade aromática incrível.
A filosofia de Louis Latour
O respeito pelo terroir é um dos valores fundamentais da Maison Louis Latour, que pratica agricultura racional (certificada ISO14001) há quase vinte anos.
Para a vinícola, compreender e interpretar a complexidade geológica de cada parcela é indispensável e, por isso, são feitas regularmente análises de solo em fatias inteiras de terra para estudar a interação entre o terroir e os vinhos.
Se um terroir nobre é sem dúvida um dos elementos essenciais na produção de um grande vinho, o trabalho da equipe altamente qualificada é também determinante e de grande valor para a Maison, que considera necessário extremo rigor e cuidado meticuloso na aplicação dos gestos e técnicas corretas.
O solo saudável também é primordial para o desenvolvimento das vinhas, por isso a Maison Louis Latour utiliza técnicas orgânicas específicas para combater as pragas e doenças da vinha, reduzindo o uso de pesticidas e eliminando fertilizantes químicos.
As estações meteorológicas instaladas em parceria com a Universidade de Dijon desde 1996 auxiliam na tomada de decisões no que diz respeito à proteção da vinha, facilitando a regulação natural dos ecossistemas.
Ademais, a manutenção das paisagens vitícolas é essencial para a preservação dos ecossistemas extremamente variados e protegidos da Bourgogne, que é um tesouro de paisagens medievais históricas, ricas em herança excepcional que a Maison Louis Latour se esforça para proteger, garantido sua biodiversidade e autenticidade.
Louis Latour no Brasil
2022 começou com uma nova perspectiva e com a Bourgogne de Louis Latour no Brasil.
O conceituado produtor de vinhos franceses veio ao país em janeiro e, em uma série de ações nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba foram apresentados grandes rótulos para profissionais do vinho e comunicadores.
Dos sempre lindos momentos para aprender mais sobre a França, foi uma honra conhecer melhor a Maison Louis Latour, que há 35 anos encanta o consumidor brasileiro.
Sinônimo de extrema qualidade, produz vinhos inesquecíveis desde Chablis até Beaujolais e inovou com o desafio de produzir novos rótulos em vinhedos de altitude da Provence e em Ardèche.
A vinícola é atualmente comandada por Louis-Fabrice Latour, da 11ª geração da família, tem mais de duzentos anos de história e muito prestígio, além de possuir a maior extensão de vinhedos grands crus da Bourgogne. Ao todo detém 48 hectares de vinhedos, sendo 28 hectares de grands crus de uma das regiões mais aclamadas e desejadas no mundo.
80% da produção é exportada e o consumo no Brasil teve um aumento considerável nos últimos anos, o que despertou maior interesse do produtor no país e também no Paraná. Hoje os principais consumidores de Louis Latour no mundo são Estados Unidos, Inglaterra e Japão.
Os vinhos são importados pela Inovini, divisão de vinhos da Aurora Fine Brands, e em Curitiba são representados pela Mise en Place Wine, nossa parceira comercial.
Foi um prazer ter contato direto com Bruno Peppin e Maxence Badre, diretor e gerente de exportação Louis Latour, respectivamente, na primeira vinda dos representantes da vinícola à Curitiba.
Espero em breve fazer um novo Clube do Vinho GastroRosé com os vinhos de Louis Latour e te aconselho não ficar de fora!
Por Ana Carla Wingert de Moraes