Início » Piedra Infinita

Piedra Infinita

por Ana Wingert

Quando natureza, arquitetura e bons vinhos se encontram o resultado é Piedra Infinita, a vinícola Zuccardi no Valle do Uco.

Os vinhos de Piedra Infinita

Com o compromisso de interpretar a natureza nos seus vinhos, Sebastian Zuccardi comanda atualmente a vinícola fundada por seu avô, Alberto Zuccardi, em 1963.

Embora o Valle do Uco seja uma zona produtora muito jovem, já alcançou destaque em nível mundial, sobretudo pelo trabalho da família Zuccardi na região, que descobriu aos pés da Cordilheira dos Andes um microclima ideal para a produção de vinhos de alta gama.

São 215 hectares na maior altura da província de Mendoza. Os vinhedos, que se situam na parte alta e aos pés da Cordilheira frontal e principal, contam com grande luminosidade e forte influência da brisa da montanha.

O protagonismo da montanha revela vinhos de muita pureza, intensidade, frescor, boa acidez e estrutura de taninos. Os rótulos contam com evidente expressão de fruta fresca e excelente potencial de guarda.

Todos os vinhos são fermentados em concreto o que os torna mais estáveis e preserva a expressão das frutas frescas e a identidade do terroir. Há um trabalho duro na natureza em busca de identidade, sustentabilidade e pouca intervenção enológica.

Além disto, todas as fincas são investigadas antes do plantio e se observam as particularidades de cada micro região para escolha das melhores variedades, métodos de produção e irrigação.

A arquitetura acompanha a paisagem

Inaugurada em 2016, há três anos a @zuccardivalledeuco é eleita como a melhor vinícola do mundo pela World’s Best Vineyards. Com uma arquitetura imponente e que acompanha a natureza, está localizada ao pé dos Andes, cerca de cinco quilômetros da Cordilheira frontal.

Inteiramente erguida por mendocinos, para a construção da bodega foram extraídos mais de trezentos caminhões de pedras da montanha, o que deu origem ao nome do vinhedo, do vinho de alta gama e do restaurante da vinícola – Piedra Infinita.

Ao longo da visita é possível observar a influência das pedras de granito com carbonato de cálcio e do concreto na edificação, cujo desenho acompanha os traços da montanha dando integração e equilíbrio visual.

A alta luminosidade da região é representada por um domo metálico que reflete a luz do sol e o céu em diferentes horas do dia. Também há evidente interação da natureza com os espelhos d’água que representam os rios e a vegetação nativa que circula o edifício da vinícola.

O prédio atende tanto o potencial turístico e gastronômico da bodega, que impressiona qualquer visitante, quanto às necessidades agronômicas e enológicas para a produção de vinhos de qualidade.

É, sem dúvida, um passeio imperdível em Mendoza!

Por Ana Carla Wingert de Moraes

2 Comentários

Carla 13/01/2022 - 11:24

Vinícola deslumbrante!!!!

Repetir
Ana Carla 25/01/2022 - 09:28

Foi tão bom compartilhar esse momento contigo! 💖💕

Repetir

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais