Tendência para 2022 em decoração, moda e beleza, que tal falarmos sobre as joias da Grécia no mundo do vinho? Há um universo incrível para conhecer e se encantar.
O passado sempre volta como referência nas nossas vidas, para resgatar inspirações. Esse ano a aposta é a Grécia antiga, com suas colunas e deusas como Afrodite.
Masterclass sobre Drama
À convite da KOS Vinhos Especiais e GRK Products, com apoio da União Europeia, participei de um jantar com MasterClass para aprender sobre os vinhos gregos de Drama.
A região do norte da Grécia, que de drama não tem nada, é cheia de vivacidade nos vinhos brancos e de complexidade e maturidade nos vinhos tintos. Foge às características mediterrâneas das ilhas gregas e surpreende muito os sentidos.
Ter novas experiências é essencial para ampliar as opções de escolha e de memórias sensoriais. É assim que conseguimos saber o que efetivamente nos agrada na hora de decidir.
Degustação de vinhos gregos
Foi incrível provar vinhos gregos com uvas francesas e o surpreendente branco de Malagouzia.
Uva grega branca de aromas intensos e expressivos, com mais corpo e estrutura. Com potencial enorme de harmonização pela evolução de aromas e sabores e pela textura em boca.
Expressa o renascimento moderno dos vinhos gregos (que são produzidos a mais de quatro mil anos). Já foi considerada extinta, mas, hoje, personifica o redescobrimento do potencial dos vinhos da Grécia e de sua excelência em nível mundial.
Já os vinhos tintos eram complexos, com muita evolução e maturidade. Deixaram a Cabernet Sauvignon macia, fácil de beber, com potência, mas com a elegância de taninos redondos. Tudo muito bem harmonizado com a culinária do Chef Luan Honorato do Nômade – Nomaa Hotel.
E você, me conta, já experimentou alguma das joias da Grécia na tua taça ou vinhos gregos são novidade?
Por Ana Carla Wingert de Moraes
2 Comentários
Ana,
Descrição maravilhosa das joias da Grécia em seus vinhos.
Em 2022 teremos várias oportunidades de provar novas uvas,
Brancas – Assyrtiko, Moschofilero, Roditis, Kidonitsa…
Tinto – Agiorgitiko, Xinomavro, Kotsifali, Liatiko…
Além da Retsina uma vinificação milenar grega.
2022 está somente iniciando…
YAMAS!!!
Que bom que gostou, Nelson. Fico feliz com isso. Quanto às novas uvas, estou ansiosa para conhecê-las! Yamas! 🍷🇬🇷