Primeiro vinho ícone da indústria chilena, Don Melchor comemora sua 35ª safra: Don Melchor 2021, um vinho que reflete a expressão única e a finesse de sua origem no terroir da aclamada DO Puente Alto, no Vale do Maipo.
Presente no Brasil desde sua primeira safra, em 1987, Don Melchor estabeleceu-se como uma das marcas de vinho de luxo mais prestigiadas e influentes entre os consumidores.
A trajetória do ícone Don Melchor
Após mais de 30 anos de trajetória, Don Melchor conquistou uma posição sólida que lhe permite enfrentar novos desafios, reafirmando sua maturidade e a capacidade de expressar sua própria identidade através da Viña Don Melchor.
Esta identidade é construída com base em três pilares fundamentais: uma herança e trajetória impecáveis, as condições inigualáveis do terroir de origem e o profundo domínio e conhecimento na elaboração do vinho Don Melchor.
Breve história da Viña Don Melchor
Em 1883, Don Melchor de Concha y Toro plantou videiras provenientes da consagrada região de Bordeaux em Pirque, aos pés da Cordilheira dos Andes, em um setor único do Vale do Maipo, onde também construiu a casa de verão da família e fundou a base da Viña Concha y Toro. Já no ano de 1984, em uma época em que a alta qualidade do vinho chileno ainda era incipiente, Emile Peynaud, considerado à época o pai da viticultura moderna, reconheceu a excelência do terroir ao provar a Cabernet Sauvignon de Puente Alto. Em seguida, sugeriu ao seu colaborador mais próximo, Jacques Boissenot, que comandasse o projeto do vinho Don Melchor, o que ocorreu até o ano de 2013, quando seu filho Eric Boissenot passou a conduzir o projeto juntamente com o enólogo Enrique Tirado.
Jacques Boissenot, mítico consultor de Bordeaux, trabalhou em quatro dos cinco Premier Grand Cru Classé da França (Latour, Margaux, Lafite-Rothschild e Mouton-Rotschild), região em que a casta Cabernet Sauvignon reina suprema, na margem esquerda onde predomina, e dá vida à vinhos que evoluem de forma sublime e dão grande prazer.
A colheita de 1987 teve importância crucial no desenvolvimento do vinho chileno, quando Don Melchor foi o primeiro vinho a mostrar para o mundo a capacidade da viticultura e enologia de alta qualidade no país da América do Sul.
Com sua segunda safra, em 1992, Don Melchor 1988 se posicionou entre os melhores vinhos do mundo, segundo a respeitada revista norte-americana Wine Spectator, marcando um feito histórico na viticultura chilena e se posicionando como uma referência incontestável dos vinhos do Novo Mundo.
No ano de 1997, Enrique Tirado foi nomeado enólogo exclusivo da Viña Don Melchor, graças à sua incansável busca, estudo e rigor dos diferentes terroirs e sua sensibilidade enológica extraordinária para a produção deste vinho.
Dez anos após sua primeira safra, no ano de 1997, a excelência na produção do vinho Don Melchor deu lugar à uma oportunidade inigualável à Viña. A renomada empresa francesa Baron Philippe de Rotischild, responsável pela produção de Château Mouton Rotischild, um dos cinco Premier Grand Cru Classé de Bordeuax, uniu-se à vinícola chilena para criar o vinho Almaviva, assemblage de castas bordalesas, que compartilha o mesmo terroir de Don Melchor.
Atraída pela riqueza e potencial do terroir do Chile e pela possibilidade de produzir vinhos à altura de suas exigências, Baronesa Philippine se associou às famílias Larrain e Guilisasti, proprietárias da Viña Concha y Toro, para juntos criarem o grande vinho franco-chileno Almaviva, reconhecido como um dos melhores vinhos da América do Sul.
No ano de 2017, a Viña Don Melchor dá as boas-vindas aos amantes do vinho em Don Melchor Collector’s Experience, uma oportunidade exclusiva para descobrir as origens do Cabernet Sauvignon ícone do Alto Maipo.
Após inúmeros reconhecimentos internacionais e os aclamados 100 pontos em sua safra 2018, no ano de 2023, a Viña Don Melchor lançou sua safra 2021, a 35ª safra deste vinho exclusivo, ao mesmo tempo em que começou uma turnê pelos principais mercados do mundo, celebrando os 35 anos de colheita do icônico vinho chileno.
Em 2024, a Viña Don Melchor apresentou seu projeto Vinhedo Solar, um caminho para continuar avançando em termos de sustentabilidade, preservação da biodiversidade no vinhedo e de como enfrentar os novos desafios impostos pelas mudanças climáticas, projeto que dá sequência aos corredores biológicos incorporados aos vinhedos no ano de 2015.
A expressão de terroir do Viñedo Don Melchor
O exclusivo e prestigiado terroir da DO Puente Alto em Alto Maipo, onde se localizam os vinhedos da Viña Don Melchor, se expressam através de sete lotes distintos. A região, localizada aos pés da Cordilheira dos Andes e situada na margem norte do rio Maipo a 650 metros acima do mar é formada por 127 hectares compostos de: 90% Cabernet Sauvignon, 7,1% Cabernet Franc, 1,9% Merlot e 1% Petit Verdot.
- Lote 1 – caracterizado pela presença de aromas intensos de frutas vermelhas, vívidos e complexos. Sua explosão é doce, com taninos suaves, textura sedosa e um final duradouro e elegante.
- Lote 2 – apresenta aromas de frutas negras, tabaco, chocolate, especiarias e em algumas ocasiões notas mentoladas. Os altos taninos contribuem para uma textura com corpo em boca.
- Lote 3 – caracterizado por um intenso caráter frutado e toques de frutas negras e vermelhas. Os vinhos deste lote são densos em boca e entregam taninos firmes que dão grande estrutura e concentração ao blend.
- Lote 4 – caracterizado por sua elegância e complexidade. Este lote oferece safras com toques sutis, porém intensos, de frutas vermelhas. Existe um equilíbrio perfeito entre a acidez e os taninos, assim como uma extraordinária sensação de profundidade e densidade em boca.
- Lote 5 – a expressão deste lote é frutada, com toques de especiarias e grafite. A sensação é de maciez, evoluindo a um aroma fresco e equilibrado, com uma camada de delicados taninos perfeitamente integrados.
- Lote 6 – os vinhos deste lote oferecem uma expressão frutada, intensa e complexa. Começam com volume e densidade, evoluindo para uma grande estrutura e persistência no paladar.
- Lote 7 – este lote impressiona por seus aromas de frutas silvestres e bagas, bem como por seus toques florais e de especiarias. Com taninos finos e delicados, estes vinhos contam com uma grande complexidade e sensação de circularidade no resultado final.
O solo é argiloso, seguido por uma grande quantidade de pedras, que garantem uma boa drenagem, baixa fertilidade e complexidade de elementos em sua composição, o que permite restringir o crescimento vegetativo das plantas e favorece a acumulação e maturação de compostos fenólicos, muito importantes para a produção de vinhos tintos.
Em geral, predomina o clima mediterrâneo semiárido com forte influência da Cordilheira dos Andes e dos seus ventos frios, que favorecem a maturação lenta, condição muito importante para chegar ao momento da colheita com uvas com uma grande expressão de aromas e sabores e com o frescor necessário.
A beleza da composição de Don Melchor
A beleza da composição no icônico vinho Don Melchor é entrelaçar os sabores, aromas e as emoções que os diferentes lotes de Cabernet Sauvignon produzem. É unir, de uma forma equilibrada, a expressão de cada parcela. É encontrar o equilíbrio que permite a expressão de um lugar, de um solo e da cordilheira dos Andes em um único vinho.
A 35ª safra de Don Melchor revela sua nova temporada e mostra o grande potencial alcançado em DO Puente Alto.
“Don Melchor 2021, embora seja um fiel reflexo de condições climáticas excepcionais e de um manejo agroecológico de precisão, demonstra a maturidade e a excelência de toda uma equipe comprometida com a produção de um vinho de classe mundial. O vinho mostra a expressão muito particular de Puente Alto, revelando imediatamente o perfeito equilíbrio entre energia e elegância em seus aromas e sabores”, comenta Enrique Tirado, CEO e Diretor Técnico da Viña Don Melchor.
Enrique Tirado participou de 28 das 35 safras de Don Melchor e revelou que para definir o assemblage da safra de 2021 realizou mais de trezentas composições até chegar ao corte de 93% de Cabernet Sauvignon, 4% de Cabernet Franc e 3% de Merlot, que passou 15 meses em barricas de carvalho francês, sendo 68% novas e 32% de segundo uso.
Experiência Don Melchor em Curitiba
A Viña Don Melchor e a Adega Brasil realizarão experiência exclusiva para convidados em Curitiba, no Suryaa Hotel Curyo Collection by Hilton, em Alphaville Graciosa.
A degustação dos vinhos será conduzida por Alan Waldman, Luxury Brands Sales Manager da Viña Concha y Toro, e pela sommelière Ana Carla Wingert de Moraes, ocasião em que serão apresentadas seis safras de Don Melchor DO Puente Alto: 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021.
Nunca é demais lembrar que vinho é produto da natureza e, como tal, depende dos caprichos do clima. E essa é uma das suas riquezas e fascínios, porque a cada ano temos o prazer de degustar um novo vinho, sobretudo em produções artesanais.
Em degustações verticais, em que se provam juntas safras diferentes de um mesmo vinho, além de ser possível perceber a evolução do vinho em cada garrafa, é também possível sentir os efeitos do clima e do toque humano em cada ano. Uma viagem prazerosa pelo reflexo das uvas e a alma do vinho que se expressam de modo distinto a cada colheita.
Também serão degustados os vinhos Amélia Chardonnay 2022 DO Limarí e Amélia Pinot Noir 2022 DO Limarí, produzidos pelo enólogo da Viña Concha y Toro, Marcelo Papa, enólogo do ano 2024 pelo Guia Descorchados.
A vertical Don Melchor DO Puente Alto das safras 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 pode ser adquirida na Adega Brasil.
Para saber mais sobre a Viña Don Melchor, acesse donmelchor.com | @donmelchorwine
Por Ana Carla Wingert de Moraes
Foto de capa: @donmelchorwine