Início » Don Melchor

Don Melchor

por Ana Wingert

Primeiro vinho ícone da indústria chilena, Don Melchor comemora sua 35ª safra: Don Melchor 2021, um vinho que reflete a expressão única e a finesse de sua origem no terroir da aclamada DO Puente Alto, no Vale do Maipo.

Presente no Brasil desde sua primeira safra, em 1987, Don Melchor estabeleceu-se como uma das marcas de vinho de luxo mais prestigiadas e influentes entre os consumidores.  

A trajetória do ícone Don Melchor

Após mais de 30 anos de trajetória, Don Melchor conquistou uma posição sólida que lhe permite enfrentar novos desafios, reafirmando sua maturidade e a capacidade de expressar sua própria identidade através da Viña Don Melchor.

Esta identidade é construída com base em três pilares fundamentais: uma herança e trajetória impecáveis, as condições inigualáveis do terroir de origem e o profundo domínio e conhecimento na elaboração do vinho Don Melchor.

Breve história da Viña Don Melchor

Em 1883, Don Melchor de Concha y Toro plantou videiras provenientes da consagrada região de Bordeaux em Pirque, aos pés da Cordilheira dos Andes, em um setor único do Vale do Maipo, onde também construiu a casa de verão da família e fundou a base da Viña Concha y Toro. Já no ano de 1984, em uma época em que a alta qualidade do vinho chileno ainda era incipiente, Emile Peynaud, considerado à época o pai da viticultura moderna, reconheceu a excelência do terroir ao provar a Cabernet Sauvignon de Puente Alto. Em seguida, sugeriu ao seu colaborador mais próximo, Jacques Boissenot, que comandasse o projeto do vinho Don Melchor, o que ocorreu até o ano de 2013, quando seu filho Eric Boissenot passou a conduzir o projeto juntamente com o enólogo Enrique Tirado.

Jacques Boissenot, mítico consultor de Bordeaux, trabalhou em quatro dos cinco Premier Grand Cru Classé da França (Latour, Margaux, Lafite-Rothschild e Mouton-Rotschild), região em que a casta Cabernet Sauvignon reina suprema, na margem esquerda onde predomina, e dá vida à vinhos que evoluem de forma sublime e dão grande prazer.

A colheita de 1987 teve importância crucial no desenvolvimento do vinho chileno, quando Don Melchor foi o primeiro vinho a mostrar para o mundo a capacidade da viticultura e enologia de alta qualidade no país da América do Sul.

Com sua segunda safra, em 1992, Don Melchor 1988 se posicionou entre os melhores vinhos do mundo, segundo a respeitada revista norte-americana Wine Spectator, marcando um feito histórico na viticultura chilena e se posicionando como uma referência incontestável dos vinhos do Novo Mundo.

No ano de 1997, Enrique Tirado foi nomeado enólogo exclusivo da Viña Don Melchor, graças à sua incansável busca, estudo e rigor dos diferentes terroirs e sua sensibilidade enológica extraordinária para a produção deste vinho.

Dez anos após sua primeira safra, no ano de 1997, a excelência na produção do vinho Don Melchor deu lugar à uma oportunidade inigualável à Viña. A renomada empresa francesa Baron Philippe de Rotischild, responsável pela produção de Château Mouton Rotischild, um dos cinco Premier Grand Cru Classé de Bordeuax, uniu-se à vinícola chilena para criar o vinho Almaviva, assemblage de castas bordalesas, que compartilha o mesmo terroir de Don Melchor.

Atraída pela riqueza e potencial do terroir do Chile e pela possibilidade de produzir vinhos à altura de suas exigências, Baronesa Philippine se associou às famílias Larrain e Guilisasti, proprietárias da Viña Concha y Toro, para juntos criarem o grande vinho franco-chileno Almaviva, reconhecido como um dos melhores vinhos da América do Sul.

No ano de 2017, a Viña Don Melchor dá as boas-vindas aos amantes do vinho em Don Melchor Collector’s Experience, uma oportunidade exclusiva para descobrir as origens do Cabernet Sauvignon ícone do Alto Maipo.

Após inúmeros reconhecimentos internacionais e os aclamados 100 pontos em sua safra 2018, no ano de 2023, a Viña Don Melchor lançou sua safra 2021, a 35ª safra deste vinho exclusivo, ao mesmo tempo em que começou uma turnê pelos principais mercados do mundo, celebrando os 35 anos de colheita do icônico vinho chileno.

Em 2024, a Viña Don Melchor apresentou seu projeto Vinhedo Solar, um caminho para continuar avançando em termos de sustentabilidade, preservação da biodiversidade no vinhedo e de como enfrentar os novos desafios impostos pelas mudanças climáticas, projeto que dá sequência aos corredores biológicos incorporados aos vinhedos no ano de 2015.

A expressão de terroir do Viñedo Don Melchor

O exclusivo e prestigiado terroir da DO Puente Alto em Alto Maipo, onde se localizam os vinhedos da Viña Don Melchor, se expressam através de sete lotes distintos. A região, localizada aos pés da Cordilheira dos Andes e situada na margem norte do rio Maipo a 650 metros acima do mar é formada por 127 hectares compostos de: 90% Cabernet Sauvignon, 7,1% Cabernet Franc, 1,9% Merlot e 1% Petit Verdot.

  • Lote 1 – caracterizado pela presença de aromas intensos de frutas vermelhas, vívidos e complexos. Sua explosão é doce, com taninos suaves, textura sedosa e um final duradouro e elegante.
  • Lote 2 – apresenta aromas de frutas negras, tabaco, chocolate, especiarias e em algumas ocasiões notas mentoladas. Os altos taninos contribuem para uma textura com corpo em boca.
  • Lote 3 – caracterizado por um intenso caráter frutado e toques de frutas negras e vermelhas. Os vinhos deste lote são densos em boca e entregam taninos firmes que dão grande estrutura e concentração ao blend.
  • Lote 4 – caracterizado por sua elegância e complexidade. Este lote oferece safras com toques sutis, porém intensos, de frutas vermelhas. Existe um equilíbrio perfeito entre a acidez e os taninos, assim como uma extraordinária sensação de profundidade e densidade em boca.
  • Lote 5 – a expressão deste lote é frutada, com toques de especiarias e grafite. A sensação é de maciez, evoluindo a um aroma fresco e equilibrado, com uma camada de delicados taninos perfeitamente integrados.
  • Lote 6 – os vinhos deste lote oferecem uma expressão frutada, intensa e complexa. Começam com volume e densidade, evoluindo para uma grande estrutura e persistência no paladar.
  • Lote 7 – este lote impressiona por seus aromas de frutas silvestres e bagas, bem como por seus toques florais e de especiarias. Com taninos finos e delicados, estes vinhos contam com uma grande complexidade e sensação de circularidade no resultado final.

O solo é argiloso, seguido por uma grande quantidade de pedras, que garantem uma boa drenagem, baixa fertilidade e complexidade de elementos em sua composição, o que permite restringir o crescimento vegetativo das plantas e favorece a acumulação e maturação de compostos fenólicos, muito importantes para a produção de vinhos tintos.

Em geral, predomina o clima mediterrâneo semiárido com forte influência da Cordilheira dos Andes e dos seus ventos frios, que favorecem a maturação lenta, condição muito importante para chegar ao momento da colheita com uvas com uma grande expressão de aromas e sabores e com o frescor necessário.

A beleza da composição de Don Melchor

A beleza da composição no icônico vinho Don Melchor é entrelaçar os sabores, aromas e as emoções que os diferentes lotes de Cabernet Sauvignon produzem. É unir, de uma forma equilibrada, a expressão de cada parcela. É encontrar o equilíbrio que permite a expressão de um lugar, de um solo e da cordilheira dos Andes em um único vinho.

A 35ª safra de Don Melchor revela sua nova temporada e mostra o grande potencial alcançado em DO Puente Alto.

“Don Melchor 2021, embora seja um fiel reflexo de condições climáticas excepcionais e de um manejo agroecológico de precisão, demonstra a maturidade e a excelência de toda uma equipe comprometida com a produção de um vinho de classe mundial. O vinho mostra a expressão muito particular de Puente Alto, revelando imediatamente o perfeito equilíbrio entre energia e elegância em seus aromas e sabores”, comenta Enrique Tirado, CEO e Diretor Técnico da Viña Don Melchor. 

Enrique Tirado participou de 28 das 35 safras de Don Melchor e revelou que para definir o assemblage da safra de 2021 realizou mais de trezentas composições até chegar ao corte de 93% de Cabernet Sauvignon, 4% de Cabernet Franc e 3% de Merlot, que passou 15 meses em barricas de carvalho francês, sendo 68% novas e 32% de segundo uso.

Experiência Don Melchor em Curitiba

A Viña Don Melchor e a Adega Brasil realizarão experiência exclusiva para convidados em Curitiba, no Suryaa Hotel Curyo Collection by Hilton, em Alphaville Graciosa.

A degustação dos vinhos será conduzida por Alan Waldman, Luxury Brands Sales Manager da Viña Concha y Toro, e pela sommelière Ana Carla Wingert de Moraes, ocasião em que serão apresentadas seis safras de Don Melchor DO Puente Alto: 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021.

Nunca é demais lembrar que vinho é produto da natureza e, como tal, depende dos caprichos do clima. E essa é uma das suas riquezas e fascínios, porque a cada ano temos o prazer de degustar um novo vinho, sobretudo em produções artesanais.

Em degustações verticais, em que se provam juntas safras diferentes de um mesmo vinho, além de ser possível perceber a evolução do vinho em cada garrafa, é também possível sentir os efeitos do clima e do toque humano em cada ano. Uma viagem prazerosa pelo reflexo das uvas e a alma do vinho que se expressam de modo distinto a cada colheita.

Também serão degustados os vinhos Amélia Chardonnay 2022 DO Limarí e Amélia Pinot Noir 2022 DO Limarí, produzidos pelo enólogo da Viña Concha y Toro, Marcelo Papa, enólogo do ano 2024 pelo Guia Descorchados.

A vertical Don Melchor DO Puente Alto das safras 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 pode ser adquirida na Adega Brasil.

Para saber mais sobre a Viña Don Melchor, acesse donmelchor.com | @donmelchorwine

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Foto de capa: @donmelchorwine

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais