Início » Vuelo de Morandé

Vuelo de Morandé

por Ana Wingert

A Mise en Place Wine promoverá experiência exclusiva com a vinícola sul-americana mais premiada da atualidade. Vuelo de Morandé, realizado em parceria com a GastroRosé, é um evento para desfrutar vinhos com presença destacada pelos melhores críticos do mundo em um saboroso encontro com o DUQ Gastronomia.

Vuelo de Morandé

No dia 25 de abril serão apresentados o Chardonnay e o Pinot Noir da elogiadíssima linha Morandé Black Series, uma vertical de três safras do ícone House of Morandé e o exclusivo Golden Harvest Edición Limitada.

A degustação dos vinhos será conduzida por Keli Bergamo, Sales Manager da Morandé Wine Group no Brasil e uma das educadoras de enogastronomia mais expoente da atualidade no cenário nacional.

O menu harmonizado e o serviço de vinho ficam a cargo do chef Felipe Miyake e do sommelier José Vinicius Chupil, talentos premiados da gastronomia curitibana.

O evento será organizado pela GastroRosé, empresa especializada em experiências únicas e personalizadas de enogastronomia, sob o comando de Ana Wingert.

Claudemar Hernandes, CEO da Mise en Place Wine, importadora que tem exclusividade da Viña Morandé no sul do Brasil, destaca a importância deste evento que reunirá profissionais extremamente gabaritados, desde o cuidado com o solo das uvas até o seu brinde final.

Morandé Black Series

Com ímpeto explorador incansável e mais de 25 anos de experiência viajando pelos diferentes vales do Chile em busca de origens diversas que permitam criar vinhos com diferentes expressões, a Morandé chegou a um dos vales mais austrais, o Valle del Malleco, para cultivar uvas e obter vinhos de elegância e complexidade singulares.

Morandé Black Series é o reflexo do espírito pioneiro, de inovação em busca da excelência e da paixão por trabalhar castas clássicas em novas origens.

Morandé Black Series Pinot Noir DO Traiguén Valle del Malleco deriva de um vinhedo localizado no coração da região de Araucanía, entre a cordilheira dos Andes e a cordilheira de Nahuelbuta.

Seus solos vulcânicos com brechas antigas e de média a baixa fertilidade, bem como os seus invernos frios e chuvosos, permitem que as uvas desfrutem de um processo de amadurecimento lento e constante, mantendo a sua acidez e produzindo um vinho de alta qualidade, elegante, vertical, com taninos finos e caráter frutado concentrado.

A Decanter, uma das revistas de maior prestígio mundial do setor, classificou Morandé Black Series como o Melhor Pinot Noir do Chile em sua mais recente degustação na categoria. Com 96 pontos, Morandé Black Series Pinot Noir, em sua safra 2020, liderou a degustação, sendo o melhor classificado entre todos os vinhos chilenos da variedade Pinot Noir.

O vinho foi também aclamado pela crítica internacional Jancis Robinson, que considerou Morandé Black Series Pinot Noir o melhor vinho do Chile. Dentre outros críticos, Robert Parker igualmente destacou Morandé Black Series em suas respeitadas avaliações.

Morandé Black Series Chardonnay DO Traiguén Valle del Malleco entrega aromas intensos e complexos. Em boca apresenta textura e muita elegância. Sua longa persistência realça o caráter de delicado de mineralidade.

Os vinhos Morandé Black Series Chardonnay e Pinot Noir serão harmonizados com gnudi de ricota com manteiga de avelã ao perfume de limão siciliano e codorna guisada ao molho chasseur com polenta cremosa.

House of Morandé

Respaldado pela sua longa história, o vinho ícone da Viña Morandé provém dos melhores lotes da propriedade em San Bernardo, localizada em Maipo Alto.

É um blend clássico de Bordeaux à base de Cabernet Sauvignon com adição de outras variedades tintas como Cabernet Franc e a casta Carignan.

Com participação destacada no Guia Descorchados nos últimos anos, o vinho alcançou 97 pontos em sua safra 2018, além de ter sido eleito o Melhor Tinto do Chile, Melhor Tinto Blend e Melhor Vinho de Maipo Andes.

Estes importantes reconhecimentos consolidaram House of Morandé como um dos vinhos mais relevantes do Chile e que segue colecionando títulos e intensificando sua referência em nível mundial com destaque na revista Decanter e na LA CAV, bem como na análise de críticos como James Suckling e Tim Atkim, dentre outros.

A experiência com as safras 2018, 2019 e 2020 de House of Morandé promete mostrar o reflexo do efeito climático em cada ano e se tornar um exercício inesquecível e prazeroso ao degustador, afirma Keli Bergamo.

A harmonização será com stinco de cordeiro assado ao próprio molho com fregula sarda e brunoise de legumes, um dos carros chefes do menu do DUQ Gastronomia.

Golden Harvest Edición Limitada

Uma colheita tardia única, produzida em pequenas quantidades de acordo com condições climáticas especiais. É um vinho elaborado apenas nos anos em que as uvas Sauvignon Blanc do Valle de Casablanca são 100% afetadas pela botrytis cinerea, condição que só ocorreu em 2000, 2007 e 2013.

Esta última foi a primeira colheita em que Ricardo Baettig e a sua equipe enológica conseguiram dar ao Golden Harvest os elevados padrões de qualidade e o selo particular que Pablo Morandé lhes transmitiu.

Vale destacar que a história do Valle de Casablanca foi protagonizada pelo chileno Pablo Morandé, o primeiro enólogo a reconhecer o potencial inexplorado da costa chilena para produção de vinhos em regiões frias.

Atualmente o Valle de Casablanca é mundialmente reconhecido como origem de excelência, sinônimo de frescor, intensidade aromática, inovação e pioneirismo. E Pablo Morandé foi quem abriu caminho à vinhos que até então não se havia imaginado no Chile, tornando-se, portanto, o ponto inicial de uma revolução de qualidade e diversidade dos vinhos do país.

O grand finale será acompanhado do mil folhas clássico de baunilha, com massa folhada home made.

A Viña Morandé

Fundada em 1966 por Pablo Morandé com o objetivo de elaborar vinhos inovadores e de alta qualidade no Chile, a Viña Morandé vive hoje seu melhor cenário, comercial e de qualidade.

Os vinhos são elegantes e distintos, com tipicidade de casta e uso adequado da madeira. De um lado mostram o perfil clássico dos vinhos do Maipo e do Maule, com estrutura e potência reinterpretadas, de outro, a viticultura e enologia de precisão em climas frios da zona do Pacífico, com vinhos frescos, com textura e volume.

Patricio Tapia, responsável pelo Guia Descorchados – que reúne os principais vinhos e produtores do setor na América Latina há mais de 25 anos -, ressalta que a Viña Morandé é “uma vinícola decisiva na história recente do vinho chileno”.

Ricardo Baettig, enólogo chefe da vinícola, há doze anos faz o trabalho de manter o perfil pioneiro de Pablo Morandé, agregando suas notas de personalidade e modernização aos vinhos. Visionário, criativo e apaixonado, o enólogo possui duas características cativantes que, sem dúvida, se traduzem no caráter de seus vinhos: astúcia e audácia.

Atualmente, o diretor enológico é apontado como um dos atores mais relevantes da sua geração e os reconhecimentos e premiações em nível mundial o coroam igualmente como sinônimo de excelência através da inovação, tal qual seu mentor.

Mise en Place Wine

A Mise en Place Wine é uma importadora e distribuidora de vinhos do sul do Brasil, que alia qualidade, sofisticação e conhecimento ao mercado através da curadoria de produtos e parceiros de excelência.

SERVIÇO

Vuelo de Morandé – Mise en Place Wine e DUQ Gastronomia
Quando: dia 25 de abril (quinta-feira), às 19h30
Investimento: R$ 790,00 por pessoa
Local: DUQ Gastronomia. Alameda Carlos de Carvalho, nº 360, Curitiba/PR
As reservas devem ser feitas pelo link Vuelo de Morandé no portal GastroRosé

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais