Início » Ferrari Trento

Ferrari Trento

por Ana Wingert

A lenda do emblemático Ferrari Trento DOC começou com um homem, Giulio Ferrari, e seu sonho de criar um vinho no Trentino capaz de competir com os melhores Champagnes franceses.

Breve história da Ferrari

Giulio foi um pioneiro desde a fundação da vinícola em 1902. Foi o primeiro a perceber a extraordinária vocação da sua região para a produção de espumantes e foi ele quem fez as primeiras plantações substanciais de Chardonnay na Itália.

Desde então, começou a produzir algumas garrafas altamente selecionadas, com atenção obsessiva à qualidade.

Em 1952, como não tinha filhos, passou a procurar um sucessor a quem pudesse confiar o seu sonho. Entre muitos candidatos, escolheu Bruno Lunelli, dono de uma loja de vinhos em Trento.

Graças à sua paixão e talento empreendedor, Bruno Lunelli conseguiu aumentar a produção sem nunca comprometer a qualidade. Anos após, Bruno transmitiu sua paixão aos filhos.

Sob a liderança de Franco, Gino e Mauro, a Ferrari tornou-se líder de mercado na Itália e o vinho comemorativo do país por excelência. Nesta época, foram criados alguns dos vinhos icônicos da casa, destinados à ficar para história, dentre os quais se destacam: Ferrari Rosé, Ferrari Perlé and Giulio Ferrari Riserva del Fondatore.

Atualmente, a terceira geração da família Lunelli mantém vivo o sonho da Ferrari.

Marcello, Matteo, Camilla e Alessandro lideram a empresa com o objetivo de aliar inovação e tradição, levando a Ferrari ao redor do mundo como embaixadores da Arte de Viver Italiana.

Os valores por trás das borbulhas italianas

Operar com excelência depende de valores autênticos, cultivados com amor e transmitidos de geração em geração. Para a Ferrari, excelência é uma busca constante pela qualidade e atenção aos detalhes durante todo o processo de produção.

Estes valores fizeram da Ferrari o principal produtor de vinhos espumantes pelo Método Clássico da Itália, à partir do qual, cada garrafa proporciona uma experiência única.

Além disto, a vinícola tem ligação profunda com o território e respeito pela terra em cada operação: todos os vinhos são Trento DOC, produzidos exclusivamente a partir de uvas cultivadas no Trentino em grandes altitudes, utilizando métodos agrícolas sustentáveis.

Como guardiã da história centenária da Ferrari, a família Lunelli reconhece que o seu futuro envolve pesquisa e experimentação constantes. É assim que a sua experiência se renova a cada dia, seguindo os passos da tradição.

Com a sua elegância natural, Ferrari – uma das manifestações mais brilhantes da arte de viver italiana – é um ícone de estilo que conquista desde o primeiro gole. Tem dentro de si um gosto inato pela beleza e pelo savoir vivre, e a atitude tipicamente italiana de aproveitar cada momento ao máximo.

Trento DOC e o método clássico

Trento DOC expressa a quintessência dos vinhos espumantes de montanha, produzidos exclusivamente pelo método clássico, ou tradicional, a partir de uvas cultivadas no Trentino. É a primeira Denominação de Origem Controlada criada na Itália para o Método Clássico e a segunda do mundo, depois do Champagne.

A DOC conta com 40 produtores e mais de 100 vinhos diferentes que levam a marca TRENTODOC, criada em 2007.

  • No final do verão, quando os cachos de Chardonnay e Pinot Noir estão maduros, as uvas são colhidas manualmente e levadas para a adega, onde são prensadas.
  • Segue-se a primeira fermentação, da qual derivam aromas que lembram os da casta de origem.
  • Após a criação do cuvée (blend desejado), o vinho base é engarrafado e enriquecido com açúcares e leveduras selecionadas. Começa então a segunda fermentação: aquela que forma a perlage (bolhas).
  • O cuvée permanece na garrafa praticamente intacto entre dois e dez anos, dependendo do vinho individual. No silêncio da adega realiza-se o ritual diário de remuage: aquele oitavo de volta de cada garrafa que é indispensável para fazer o sedimento deslizar em direcção à rolha; este sedimento será então removido por meio de dégorgement.
  • O processo termina com a adição do licor d’expédition, cuja fórmula secreta define o estilo da casa de cada vinícola.

A alma dos vinhos Ferrari Trento DOC deriva da generosidade da natureza e da tenacidade do homem.

Tem origem em uvas colhidas manualmente nas vinhas da família Lunelli e no trabalho das 500 famílias de viticultores do Trentino que fornecem as suas uvas. Nestas vinhas de montanha, mantidas e cuidadas como jardins, cada fileira de vinhas é uma expressão do profundo respeito do homem pela natureza e do seu contato com a terra.

Os agrônomos da Ferrari supervisionam os fornecedores de uvas ao longo do ano, enquanto os enólogos da empresa controlam todas as fases do delicado processo de vinificação. A excelência exprime-se assim em todas as fases da cadeia de abastecimento, desde a vinha até à mesa do apreciador.

Um chef de caves em Trentino

Em 2023, a marca anunciou a chegada de Cyril Brun ao time da vinícola. Sua vinda marcou a primeira vez que um chef de caves de Champagne, onde as borbulhas reinam, ingressou em uma vinícola italiana como enólogo em tempo integral.

Para Brun, criar espumantes de método tradicional nos terroirs montanhosos e únicos de Trentino é um privilégio e uma oportunidade de aplicar seus conhecimentos e experiência em um novo contexto de detalhes.

À época, Matteo Bruno Lunelli, CEO da Ferrari Trento, destacou a expectativa da vinícola pelas grandes contribuições que Cyrul Burn trará e que tem certeza de que ele será capaz de expressar o potencial e o estilo único da viticultura da montanha trentina.

“Seu talento na categoria é inigualável. Temos toda a confiança de que ele criará vinhos excepcionais de Trento DOC, leais às nossas tradições, mas agregando novas perspectivas”, ressaltou o CEO.

A chegada de Cyril Brun para a Ferrari remonta a ligações históricas entre a marca e a região de Champagne. No final do século XIX, Giulio Ferrari aprendeu fazer espumante na região francesa. Foi ele quem levou a uva Chardonnay de Champagne e incentivou seu cultivo na Itália, a partir de seu entendimento da vocação de Trentino para a produção de espumantes de alta qualidade. Em 1902 fundou a vinícola Ferrari, reconhecida como um símbolo da arte de viver italiana.

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana é o novo luxo, autêntico e não convencional. Um estilo que expressa novas formas de elegância, apresentando-se como um classicismo moderno, baseado em conteúdos de indumentária e criatividade superiores.

A forte identidade da marca Dolce&Gabbana evoluiu ao longo dos anos sem nunca esquecer as suas raízes.

Um estilo inconfundível, que, época após época, alia a forte inovação ao sabor mediterrânico das suas origens. Uma marca cuja essência reside nos seus traços contrastantes.

Talk com Ana Wingert

Nesta quinta-feira (05), a GastroRosé e a Dolce&Gabbana do Pátio Batel receberão convidadas em um Talk intimista com o tema “Ferrari: o emblemático espumante italiano! Seus encantos e peculiaridades”.

O encontro será realizado na loja da grife em Curitiba e conduzido por Ana Wingert. Além do talk, as convidadas desfrutarão de uma degustação guiada de Ferrari Trento DOC, o espumante italiano que brinda e celebra todas as lojas da marca no mundo, em uma expressão clara da bela Arte de Viver Italiana.

Os vinhos Ferrari Trento DOC chegam ao Brasil com exclusividade pela Importadora Decanter.

Dolce & Gabbana Pátio Batel

Avenida do Batel, nº 1868.

Por Ana Carla Wingert de Moraes

1 Comentários

Jacqueline Bertin 07/09/2024 - 15:04

Ana sempre nos presenteia com seu brilho e conhecimento! A história do incrível espumante Ferrari é inspiradora. E Dolce & Gabbana, cativante com sua coleção maravilhosa, nos proporcionou uma experiência elegante e contagiante.

Repetir

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais